Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Uma mineira na Tasca

por Duarte Calvão, em 11.09.09
Acabo de voltar de um almoço na Tasca da Esquina, onde hoje e amanhã o chefe Vítor Sobral recebe a colega mineira Mônica Rangel (na foto), cujo restaurante Gosto por Gosto, em Visconde de Mauá, terra conhecida pela sua beleza e pelas peregrinações de hippies tardios, é considerado de visita obrigatória pela crítica e gastrónomos. A simpática chefe brasileira diz que quase tudo o que ali serve é produzido por ela, localmente, mais um motivo para ir conhecer a casa. Por enquanto, tive que contentar-me com um óptimo caldinho de feijão com torresmo, bolinhos de carne seca e de camarão, mandioca e queijo (o açoriano Ilha a substituir o de Minas), frango com quiabo, que não aprecio, mas que estava muito bom, e um original puré de ora-pro-nobis, uma planta brasileira muito interessante, Nos doces, uma espécie de leite de creme queimado com farinha de milho, absolutamente delicioso. Vou tentar voltar hoje o jantar, para provar outros pratos brasileiros de que tenho saudades, como o escondidinho com carne seca, mas o desgraçado do Vítor Sobral diz-me que "talvez" consiga mesa, mas só depois das 21.30 h. Se não tiver sorte, o remédio é preparar-me para ir a Mauá.

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:15


5 comentários

Sem imagem de perfil

De Miguel Pires a 13.09.2009 às 02:47

Será que nesta ponte aérea à Esquina do Vítor Sobral não haverá lugar para a Bel Coelho? pelo menos uma foto aqui terá de certeza!
Sem imagem de perfil

De Miguel a 15.09.2009 às 14:15

Com todo o respeito, mas da Bel Coelho só se for pela foto, já que de Budha Bar e Dui nem vale a pena falar.

Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 15.09.2009 às 19:07

Te espero em Petrópolis e a Mauá iremos!

Abraços

Paulo Calvão Moreira
Sem imagem de perfil

De Duarte Calvão a 15.09.2009 às 22:18

Vamos a isso. Abraço
Sem imagem de perfil

De Heiko Grabolle a 14.02.2010 às 22:08

Prezados, gostaria informá-los sobre mais um evento da chef Monica Rangel, o 3° Cruzeiro Prata Gourmet que acontecerá em fevereiro e março 2010. Seguem informações no texto abaixo:

O melhor da gastronomia brasileira em alto mara bordo do Costa Mágica

Mais uma vez, o Prata Gourmet faz uma parceria com a Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Além de levarem os sabores como lembrança da estadia no cruzeiro, os hóspedes que participarem das atividades programadas ganharão um dos mais disputados pratos exclusivos da Boa Lembrança, alusivo a este 3o. Cruzeiro Gourmet que são a marca registrada da Associação que reúne dezenas de restaurantes em todo o país.

O cruzeiro temático “Prata Gourmet”, da Costa Cruzeiros, chega à terceira edição trazendo os principais chefs do país a bordo. As novidades desta temporada incluem integração total entre hóspedes e renomados chefs convidados para o evento. Além de degustações de vinho, comandadas por Homero Sodré, e aulas show haverá um Quiz de Gastronomia; o Torneio Chef x Chef e uma competição para ver qual hóspede faz o melhor drink, depois da uma aula especial de coquetéis com Dalton Rangel.

Comandados pela chef Mônica Rangel (Gosto com Gosto, de Visconde de Mauá, o mineiro mais estrelado do Brasil), a equipe de protagonistas conta com outros nomes de peso como Vitor Sobral (Lisboa), Tereza Paim (Salvador), Heiko Grabolle (Florianópolis), Flavia Quaresma (Rio de Janeiro), William Chen Yen (Brasilia), Dalton Rangel e Mariana Palmeira (Visconde de Mauá), além de outros. O Chef residente do Costa Magica é o italiano Domenico Patamia, que recepcionará a equipe brasileira e dividirá as funções com eles durante o evento.

Ao longo das décadas, a cozinha da Costa Cruzeiros se consagrou em função da qualidade. Com o cruzeiro Prata Gourmet, que na temporada 2009/2010 chega à sua terceira edição, a companhia italiana celebra a arte de comer bem propondo jantares com temas especiais, além das palestras com chefs convidados, workshops sobre gastronomia e vinhos, degustações e demonstrações de comidinhas em ocasiões únicas. “É uma surpresa a cada dia. Nós promovemos inovações nos cardápios e o contato direto com os mais reconhecidos chefs de cozinha do Brasil. O cruzeiro mais saboroso do verão, possui um ingrediente especial: escala com pernoite em Buenos Aires”, afirma Renê Hermann, diretor geral da Costa Cruzeiros para a A mérica Latina.

O cruzeiro “Prata Gourmet” parte de Santos em 27/02 e do Rio de Janeiro em 28/02, segue para Buenos Aires, Punta del Este e Porto Belo, retornando a Santos em 08/03, ao Rio de Janeiro em 09/03.

Mais informações: www.costacruzeirosvirtual.com.br

Preço a partir de US$1.289 em 10 X sem juros. Pode ser pago no cartão de crédito, boleto bancário ou cheque.

Para mais informações: www.gostocomgosto.com.br ou www.heikograbolle.com

Comentar post



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Setembro 2009

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Comentários recentes

  • Alexandre Silva

    O que está a dar, é o que não está a dar! Fico esp...

  • Jorge Guitian

    Uno más para la agenda de la próxima visita a Lisb...

  • Joao Fernandes

    Eu trabalho com mangalitza na Hungria, neste caso ...

  • João Faria

    Há uns tempos deparei-me com uma imagem do marmore...

  • Bruno

    Interessante - moro em Londres e não conhecia o Ta...