Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




A notícia já tem uns dias mas só agora o press realease me chegou à caixa de correio:


"Igor Martinho é o vencedor do 20.º Concurso Chefe Cozinheiro do Ano. O profissional, com 25 anos, conta com experiência no Praia D'El Rey Marriott e no restaurante Cozinha Divina, sendo actualmente Chefe de cozinha no restaurante Quinta dos Frades.
O segundo prémio foi atribuído a António Amorim, do Altis Belém Hotel & Spa, e o terceiro a Patrick Lefeuvre, chefe de cozinha do Hotel Ritz Four Seasons.

 

Patrick Lefeuvre arrecadou também o Prémio Inovação Helmut Ziebell/Água das Pedras. De nacionalidade francesa, o cozinheiro surpreendeu o júri com a sobremesa Sericaia em traje de Bella Helena, variações de pêra, coli de chocolate quente com hortelã e crocante de caramelo e flor de sal.

 

O menu do vencedor do CCA 2009, Igor Martinho, foi composto por Estaladiço de requeijão sobre aveludado de tomate e doce de diospiros, perfumado com iogurte e cebolinho, como entrada; o prato de peixe Robalo crocante sobre migas de batata, creme de alho francês e compota de pêra e tomate; Duo de perdiz com puré de castanhas, salteado de cogumelos e salada de clementina, no que toca à carne; e a sobremesa Espécie de pudim abade Priscos em harmonia com crocante de amêndoas, creme de citrinos e Porto.

 

António Amorim apresentou a entrada Creme de Alfaces com rebentos e chamuça de requeijão, pinhões e diospiro e Telha de Queijo, o prato de peixe Robalo selado em azeite com miga de coentros, ostras à bulhão pato com ar de limão, crocante de ostra e rebentos de couve roxa, o prato de carne Duo de caça com sabores da floresta (Braz de rebentos e perdiz confitada, puré de castanhas e chouriço com javali em crosta e cogumelos salteados) e a sobremesa Meio Cozido de canela em harmonia de gelado de arroz doce e crocante de citrinos e sabayon de tangerina.
Já Patrick Lefeuvre preparou, além da já referida sobremesa, Abstrato mil folhas, legumes crus e cozidos, requeijão e vinagrete de mel, como entrada; Robalo do mar em vapor de sal e citrinos, chartese de cenoura e gengibre e emulsão de ostras e alho francês e ar de laranja, como prato de peixe; e Javali de baixa cozedura, moelleuse de batata e erva doce, salteado de cogumelos e balsâmico com castanhas glaceadas em baunilha, prato de carne."

 

O concurso Chefe Cozinheiro do Ano, organizado pelas Edições do Gosto e pela Inter Magazine, completou este ano a sua 20ª edição. Considerado o concurso de profissionais de cozinha mais importante do país (sendo o juri composto na integra por profissionais do ramo), esta prova consagrou em edições anteriores nomes como Fausto Airoldi, Paulo Pinto, Henrique Mouro, Henrique Sá Pessoa. 


P.S. Estive uma unica vez no Quinta dos Frades (que fica no Lumiar, em Lisboa) há cerca de 3 meses. Na altura fiquei agradavelmente surpreendido com o espaço e com o ambiente. Recordo-me de ter tido uma refeição agradável com pratos criativos e de execução segura - embora não tivesse gostado de algumas conjugações.

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:56



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Dezembro 2009

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Comentários recentes

  • João Gonçalves

    Muito interessante. Reconheço que me sinto ignoran...

  • Anónimo

    Só para esclarecer que este comentário é meu. Artu...

  • Marcus

    Esperimente passá-las em farinha de arroz. Elas fi...

  • Miguel Pires

    Pois, eu gosto de comparar e de tirar ilações, sob...

  • Miguel Pires

    Anónimo?