Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

O Mesa Marcada pediu a várias pessoas conhecidas no meio que nos enviassem uma lista com aqueles que foram, em 2009, os 10 restaurantes e 10 chefes, de Portugal, da sua preferência. Ficámos muito satisfeitos por 31 das 40 pessoas que convidámos terem respondido ao nosso repto. A essas listas juntámos as nossas e fizemos um somatório das pontuações (1º lugar:10 pts ; 2º lugar:9 pts; 3º, 8 pts, etc) sendo que cada participante não podia incluir os seu próprio nome ou restaurante(s) a que estivesse ligado.

 

Colaboraram connosco chefes de cozinha e outros profissionais ligados à restauração e hotelaria, como: André Magalhães, Bertílio Gomes, Frederico Ribeiro, Isabel Ferraz, José Avillez, José Júlio Vintém, José Tomáz Mello Breyner, Luís Américo, Luís Baena, Leonel Pereira, Ljubomir Stanisic, Miguel Laffan, Manuel Moreira, Miguel Castro e Silva, Nuno Diniz, Paulo Morais, Rui Paula e Victor Claro e ainda jornalistas, críticos e alguns gastrónomos cuja actividade em blogs e fóruns é conhecida, como: Artur Hermenegildo, João Paulo Martins, Luís Antunes, Mónica Franco, Manuel Gonçalves da Silva, Nuno Leitão, Nuno Pires, Paulina Mata, Paulo Rodrigues, Rui Casaca, Tiago Pais, Vicente Themudo de Castro e Virgílio Gomes.

 

 I - Top 10 Restaurantes:

 

1º TAVARES (Lx) ------------------------------------------ 177 pts

2º VILA JOYA (Albufeira) -------------------------------- 147 pts

3º PANORAMA SHERATON (Lx) --------------------- 112 pts

4º FORTALEZA DO GUINCHO (Cascais) ------------ 86 pts

5º ALMA (Lx) ------------------------------------------------ 70 pts

6º AMADEUS (Almancil) ---------------------------------- 64 pts

7º FEITORIA (Lx) ------------------------------------------ 63 pts

8º CASA DA CALÇADA (Amarante) -------------------- 61 pts

9º TASCA DA ESQUINA (Lx) ---------------------------- 59 pts

10º ELEVEN (Lx) -------------------------------------------- 57 pts

 

II - Top 10 Chefes:  

 

1º JOSÉ AVILLEZ (Tavares) -------------------------- --- 201 pts

2º LEONEL PEREIRA (Panorama  Sheraton) ---------- 132 pts

3º VITOR SOBRAL (Tasca da Esquina) ----------------- 100 pts

4º HENRIQUE SÁ PESSOA (Alma) ----------------------- 78 pts

5º MIGUEL CASTRO E SILVA (De Castro Elias) ------ 77 pts

6º DIETER KOSCHINA (Vila Joya) ----------------------- 75 pts

7º JOSÉ CORDEIRO (Feitoria - Altis Belém) ------------ 72 pts

8º BERTÍLIO GOMES (Casa da Comida) ----------------- 66 pts

9º FAUSTO AIROLDI (Spot) -------------------------------- 60 pts

10º LUIS BAENA (Manifesto) -------------------------------- 58 pts

 

 Agradecemos a todos os que participaram neste nosso desafio e aproveitamos para felicitar os eleitos

 

Duarte Calvão

Miguel Pires

Rui Falcão

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:46


37 comentários

Sem imagem de perfil

De ..... a 30.12.2009 às 03:18

Baena?Sobral? 2009?
Sem imagem de perfil

De José Tomaz de Mello Breyner a 30.12.2009 às 09:29

Meus Caros

Parabens por esta vossa iniciativa. Aguardamos a próxima. Podia ser ligada aos vinhos não acham?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.12.2009 às 09:37

o Baena já abriu?
Sem imagem de perfil

De José Tomaz de Mello Breyner a 30.12.2009 às 09:41

Só não concordo com o 6º lugar uma vez que nos pediram Chefes Portugueses. Caso assim não fosse eu acredito que poderiamos ver nesta lista o Joachim, o Aimé, o Lubjomir, e outros que não sendo Portugueses de nacionalidade acredito que o sejam de coração.
Imagem de perfil

De Duarte Calvão a 30.12.2009 às 10:41

Caro José Tomaz, pedimos "chefes de Portugal" e não "chefes portugueses". Eu sei que às vezes há confusões, mas a diferença, que reconheço ser subtil, permite justamente que estrangeiros radicados em Portugal possam participar. Aliás, concordo inteiramente contigo que muitos desses chefes são tão "portugueses" quanto os aqui nascidos.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.12.2009 às 11:39

Alma? Tasca da Esquina? E o 100 Maneiras? E o Arola? Ai o corporativismo...
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 30.12.2009 às 11:51

O 100 Maneiras ficou em 11º e o Arola mais para o final da tabela. Ai o anonimato...
Imagem de perfil

De jonasnuts a 30.12.2009 às 14:48

Este post está em destaque na Homepage do SAPO, tab "Lazer".
Sem imagem de perfil

De Jorge Nunes a 31.12.2009 às 02:54

Eu não sou gastrónomo, nem conhecido no meio, sou um simples "freguês" nestas coisas dos comes e bebes. Mas também não sou um leigo. Sou um cliente normal, desconhecido, que chega a um restaurante e é tratado como tal, nem mais, nem menos. E que paga como tal, nem mais, nem menos. Por vezes este tipo de cliente, tem um tipo de tratamento que não terá um reconhecido gastrónomo ou uma pessoa conhecida no meio.
E é nessa humilde condição que me pergunto sobre algumas das classificações atribuídas. Poderia dar mais, mas apenas deixo dois exemplos. Quais os critérios que colocam o Chef Vitor Sobral no 3º lugar pelo seu trabalho desenvolvido em 2009 e o Chef Ljubomir Stanisic nem apareça. Ou o Feitoria ficar atrás do Alma.
Bom, como dizia o Herman num dos seus bonecos, as opiniões são como as vaginas...
Parabéns pela iniciativa, sem a qual eu não estaria aqui a dissertar sobre o assunto.
Aproveito também para desejar a todos umas boas entradas em 2010 e a continuação do excelente trabalho que é feito neste blog.
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 31.12.2009 às 04:30

Caro Jorge Nunes,
Obrigado pelo seu comentário. Tanto o Vitor Sobral como o Ljubomir stanisic merecem estar no Top10. O primeiro merece destaque por ter criado um espaço de cariz mais petisqueiro mas com alguma recriação; num bom espaço e acessível (na verdade tudo aquilo tem muito a ver com o seu DNA - embora todo o seu passado tenha provado que é capaz de muito mais). O segundo merecia estar presente por ter reinventado o 100 Maneiras de forma a ser mais acessível em termos de custo, sem o descaracterizar. Para mim o Feitoria também merecia estar acima do Alma, embora aceite bem o contrário. Mas esta não é a minha lista, nem a dos 3 autores do blog mas sim, como referimos, a do conjunto de 34 pessoas onde nós estamos incluídos.
Como dizia um conhecido professor de Economia: "onde há 3 economistas, há pelo menos 4 opiniões". E não me parece que a máxima se aplique apenas a economistas. Talvez por isso tenham sido referenciados na elaboração das listas, 101 restaurantes e 66 chefes.

Se reparar com atenção, no caso dos restaurantes, as duas primeiras posições são indiscutíveis e as duas seguintes também se destacam das restantes. No entanto do 5º ao 10º posto as pontuações são todas muito próximas.
No caso dos chefes os resultados do 1º e do 2º destacam-se completamente, sendo que o 3º lugar também se evidencia dos seguintes. A partir daí todos os restantes até à 16ª posição aparecem com pontuações muito próximas uns dos outros.
Imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 04.01.2010 às 16:03

Caro Jorge Nunes,

Pela parte que me toca, posso-lhe garantir uma coisa - sou tão amador e desconhecido no meio como você (pelo menos, ainda nenhum chefe de nenhum restaurante a que eu tenha ido saiu da cozinha para me abraçar ou sequer conversar comigo). E pago sempre as minhas contas, daí também ter assumido na elaboração da lista as limitações naturais de quem não é rico e não pode ir cinco vezes por ano a cada um destes restaurantes.

E da lista final, eu só votei em dois (não votei por exemplo no Tavares porque em 2009 não fui lá) - e não é por isso que vou colocar em causa os critérios.

Em relação ao que diz, por exemplo, do Alma, eu gostei mas não me entusiasmou o suficiente para lhe dar um Top 10, o mesmo se aplicando ao 100 Maneiras. Dentro de conceitos semelhantes, prefiro-lhes por exemplo o 2780 Taberna ou o De Castro Elias.

Abraço
Sem imagem de perfil

De jose cordeiro a 31.12.2009 às 09:50

Muitos destes chefes têm maquinas de marketing por detrás deles que os promovem e que por vezes é mais a fratura de publicidade a esses chefes do que de comida , uma pessoa quando é boa naquilo que faz não precisa de publicidade nem de amigos que vão aos seus restaurantes comer á borla só para afirmarem que eles são os maiores temos casos desses cá na nossa pequena terrinha que é portugal , continuem com o blog pois é bom para conhecer o que se vai fazendo cá na nossa pequenes, bom ano a toda equipa do mesa marcada
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 31.12.2009 às 18:51

Caro José Cordeiro,
Não tenho nada contra a utilização de técnicas de Marketing por parte dos restaurantes para se promoverem. Se é verdade que há determinados factores qualitativos que normalmente fazem uma casa cheia (e que por isso talvez não necessitem de grande divulgação) é também verdade que existem lugares que apesar desses predicados todos não conseguem ter a casa bem composta como gostariam e mereciam. Dou-lhe só um exemplo: O Le Club , de Henrique Mouro, em Vila Franca de Xira
Sem imagem de perfil

De António Pires a 31.12.2009 às 16:32

Este ranking como todos deixa muitas dúvidas quanto à sua veracidade enquanto ponto de referência, visto todos os votantes estarem interligados de alguma forma, é a mesma coisa que irmos ao Irão perguntar se preferem Meca, o Vaticano, Fátima...
De qualquer das formas os primeiros lugares são justíssimos, goste-se ou não o Tavares e o Avillez este ano fizeram "História"!

Imagem de perfil

De Miguel Pires a 31.12.2009 às 19:15

Os principais prémios de cinema são atribuídos pela votação de actores, realizadores e outros representantes da industria. A famosa Bola de Ouro da Fifa é atribuída a partir da votação dos treinadores e jogadores (capitães de equipa) de futebol. Porque será duvidosa a escolha de restaurantes e de chefes de cozinha a partir de votações de profissionais e amadores do meio? (não estou a querer comparar-nos, obviamente, com a relevância dos exemplos que dei, mas sim com o tipo de júri). Aceito pacificamente que a lista é susceptível de criticas, nomeadamente no que diz respeito à representatividade do júri. Nós próprios gostaríamos que pudesse ter sido mais alargada. No entanto achamo-la credível e legitima. E já agora: nós não fizemos nada de especial, em todas as áreas esta é uma prática comum.
Sem imagem de perfil

De António Moura a 04.01.2010 às 19:02

É sempre bom existirem estas votações.
No geral, parece-me um resultado sem grandes surpresas.

Parabéns ao José Avillez.

Comentar post


Pág. 1/2



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Dezembro 2009

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Comentários recentes

  • Miguel Pires

    Oops, já corrigido. Agradeço o reparo.

  • Martinho Cruz

    Tudo bem. Vega “Cecília” é que me ultrapassa.....

  • Anónimo

    Esta é uma boa notícia para esta altura do Natal.....

  • Duarte Calvão

    Acho, João Faria, que coloca a questão nos termos ...

  • João Faria

    É verdade que, infelizmente, a mudança ocorrida na...