Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




O comando não é meu. É deles.

por Miguel Pires, em 04.01.10

Lá fora existem canais dedicados à gastronomia; programas dedicados ao tema, tanto nos canais generalistas como no cabo. Existem até concursos tipo “Ídolos” - com Chefes e/ou candidatos a tal - e, especificamente nos Estados Unidos, no New York Times (online), o Food Network anuncia o seu Super Chef Battle. Por cá continuamos a ter pouco mais do que uns programas de culinária que com uma ou outra excepção são quase sempre de uma pobreza confrangedora. Seria muito difícil que os nossos operadores de cabo nos disponibilizassem um canal como este americano, por exemplo?

 

 
 
 Na lista de canais da Zon TV Cabo (o maior operador português) existem 13 canais de informação; 21 generalistas (sem contar com os 13 nacionais, mas contando com a Cubavision – como se sabe no nosso país existe uma comunidade cubana gigantesca); 13 de informação (incluindo um que nos deve interessar imenso e que dá pelo nome de Phoenix  Info news); 14 de desporto (incluindo um sobre iates e outro sobre caça e pesca); 18 de filmes e séries; 8 de música e 12, supostamente de documentários - onde cabem, descubro agora, canais interessantíssimos como os 3 MyZen.Tv: Nature, Music e Couching (diga?).  Se disponibilizam canais que devem ser vistos por não mais do que 10 pessoas será que não poderiam disponibilizar um sobre gastronomia que interessa a um grupo um bocadinho maior?
 
Será necessário fazer uma, agora tão em voga, petição online
 
 P.S. no meio deste cenário confrangedor há que dar as boas vindas a 2 canais online dedicados (mais) ao vinho e (menos) à gastronomia: O Essência do Vinho TV (da empresa com mesmo nome)  e o Vinho.TV ligado ao portal da jornalista Maria João de Almeida (e onde o Duarte Calvão faz uma perninha).

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:55


12 comentários

Sem imagem de perfil

De Pedro Fernandes a 04.01.2010 às 16:48

Meu caro, pelo menos através do MEO, já vi o programa "Hell's Kitchen", mas não me recordo em que canal.
Igualmente através da plataforma MEO há um canal "Casa Club TV" com programação interessante sobre gastronomia.
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 04.01.2010 às 19:57

Caro Pedro Fernandes,

de facto de vez em quando encontram-se alguns programas interessantes sobre gastronomia no Cabo, mas de forma avulsa e normalmente em canais meio escondidos. Não conhecia o Casa Club TV do Meo, dado que o serviço que tenho é o da Zon TV Cabo (como acontece ainda com a maioria das pessoas). No entanto, e apesar de verificar a existência de alguns programas interessantes sobre cozinha (como o Hells Kitchen, do Gordon Ramsey, que referiu) a componente mais global deste canal latino-americano dedicado "a la decoración, cocina, manualidades, jardinería, bodas, moda y belleza" (segundo informa o site), está longe de me seduzir de forma a levar-me a mudar de operador pelo que, no geral, este post que escrevi continua a fazer sentido.
Sem imagem de perfil

De Pedro Fernandes a 05.01.2010 às 09:55

Meu caro Miguel Pires, o programa da foto do Jornal que reproduziu "Chef's Battle" também o vi à tempos num canal do MEO. Não me recordo se foi no Casa Club TV, ou num canal da Fox, ou Travel. De qualquer modo, tentarei anotar os programas e canais e depois informarei. Abraço
Sem imagem de perfil

De filmeskeuvi a 05.01.2010 às 14:21

Concordo com este post, eu sou MEO e também não compreendo o porquê de não existir um canal de cozinha.

Haver um ou outro programa em um ou outro canal não é a mesma coisa do que um canal só de tachos.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 05.01.2010 às 18:49

"... não é a mesma coisa do que um canal só de tachos"

Tachos em que sentido?
Sem imagem de perfil

De filmeskeuvi a 13.01.2010 às 14:50

Tachos, panelas coisas de cozinha.

Não Tachos, de Factor C, Cunhas e afins, lol

Nem tudo é maldade quando se utiliza a palavra tacho
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 06.01.2010 às 01:12

Espero que seja dos que se levam ao lume porque dos que estão sempre a vir a lume, já estou um bocadinho farto :)
Sem imagem de perfil

De Miguel Santos a 06.01.2010 às 14:49

Caro Miguel,

Concordo plenamente.
Curiosamente, tive oportunidade de ver esse super chef battle de dia 3 - onde o Mario Batali se submeteu ao fracasso. Seria possível na terrinha? - e dei por mim a pensar a mesma coisa. Dentro da vasta inutilidade de canais por cabo não haverá lugar para o Food network? Este, embora muito americano (no sentido de espectáculo), e de ter uma programação muito centrada nos “concursos” seria um mal menor.
No MEO existe o referido casa club tv (que é o paralelo gastronómico das telenovelas Venezuelanas) e também é possível ver o TOP Chef, creio que produzido pela Bravo TV (em emissão estão séries anteriores à participação do Tom Colicchio e da Padma Lakshmi) no Sony entertainment.
Aproveitando a correnteza, porque não lançar a dita petição?
Cumprimentos e um bom ano para toda a Mesa Marcada.
Sem imagem de perfil

De D.André de Quiroga a 06.01.2010 às 18:19

Tenho de concordar contigo.A oferta é limitativa, e redutora, com claro prejuizo para quem vende o serviço e para quem subscreve. Sempre vai sendo possivel ver umas coisas na Tele5 e noutros canais generalistas... Agora que há duas "estações" ( mesmo que orientados para o vinho ) de produção nacional, talvez algum operador de cabo veja a luz...
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 06.01.2010 às 20:01

Tenho noção que a viabilização de um canal com esta temática nunca poderá ser dirigido apenas a gourmets . Terá que passar por uma programação que consiga satisfazer minimamente a dona de casa que gosta de uns programas de culinária e de receitas para o dia a dia (como acontece com o Food Network , por exemplo); teria que ter concursos/reality shows tipo Chef Battle ou Hell's Kitchen (que conseguem chegar a um publico mais generalista); e, por ultimo, ter ainda um conjunto de programas mais "sérios" que cheguem a um público gourmet. Se me conseguirem fazer interessar por 30% da programação, já ficaria muito contente. Mas mais fácil para já seria disponibilizarem-nos um FoodNetwork, por exemplo.

Quanto à petição, assino-a, claro!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.01.2011 às 18:17

O Food Network já existe no Vodafone Casa TV e está quase a chegar ao MEO em alta definição.
Sem imagem de perfil

De Laura a 10.08.2011 às 13:56

Concordo inteiramente, mas penso que só com uma petição a Zon mudaria um canal zen para um canal de gastronomia

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Janeiro 2010

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Comentários recentes

  • Paulina Mata

    Tenho pena mas não vou poder ir. O ano passado val...

  • Duarte Calvão

    Julgo que sim. No final do post há um link que rem...

  • João Almeida

    Duarte,E quem pode participar? Porque é que é só p...

  • João Gonçalves

    Muito interessante. Reconheço que me sinto ignoran...

  • Anónimo

    Só para esclarecer que este comentário é meu. Artu...