Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Decorreu na passada 5F, no Tavares, a apresentação oficial do Peixe em Lisboa 2010 que vai decorrer de 10 a 18 de Abril no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações. Já se sabia da vinda de uma comitiva brasileira, com destaque para o paulista, Alex Atala, mas grande novidade anunciada pelo Duarte Calvão (que preside ao evento) prende-se com a vinda de um dos homens mais em foco neste momento em Espanha, o catalão Joan Roca, recentemente galardoado com a 3ª estrela Michelin no seu El Celler de Can Roca.

 

Joan Roca

 

 

De destacar ainda...

 

nas sessões de “show cooking”:

 

. A presença de sangue novo, com algumas das revelações nacionais dos ultimos anos: João Sá e André Simões (G Spot, Sintra); Nuno Barros (2780 Taberna, Oeiras) e Alexandre Silva (Bocca, Lisboa)

. A presença dos novos galardoados deste ano do Guia Michelin: Hans Neuer, do Vila Vita Parc e José Avillez, do Tavares

 

Já no espaço dos restaurantes:

 

. Aumenta do número de lugares sentados, o que é uma óptima noticia dado que nas edições anteriores houve momentos em que não se conseguia uma mesa disponível

. Nove dos restaurantes transitam do ano anterior e dois, o Eleven e o Fortaleza do Guincho, substituem o Galeria Gemelli e o espaço da SapalSado. Se a estas duas novas presenças juntarmos o Tavares, significa que teremos o pleno dos restaurantes da zona de Lisboa, com estrelas Michelin.

. Haverá ainda lugar a um 12º espaço de restauração que será temático e rotativo (de 3 em 3 dias): nos primeiros dias estará a Travessa (António Moita) com petiscos do mar ; nos seguintes, a York House (Nuno Diniz) irá apresentar cataplanas; e nos últimos será a vez do Altis/Feitoria (José Cordeiro) servir arrozes usando como base o carolino.

 

Last but not the least: depois das homenagens a Maria de Lourdes Modesto na 1ª edição e a José Bento dos Santos, na 2ª,  este ano será a vez do grande David Lopes Ramos (jornalista e critico do Público) ser o homenageado.


P.S. Parece também que este ano o Duarte Calvão está determinado a vencer o já habitual concurso de pregões populares – isto segundo o seu vizinho de baixo que não se quis identificar ao Mesa Marcada.

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 01:07


10 comentários

Imagem de perfil

De Duarte Calvão a 15.03.2010 às 21:59

Muito engraçadinho...Não referiste, mas eu gostava de salientar: os alunos e docentes das escolas de hotelaria têm entrada livre no Peixe em Lisboa, bastando identificar-se à entrada. Uma das poucas decepções que eu tive no ano passado foi de raramente ter visto estudantes num auditório por onde passaram alguns dos melhores profissionais de Portugal e nomes como Quique Dacosta ou Marcos Morán. Nos eventos de gastronomia em Espanha, em auditórios com capacidade para mil ou mais pessoas, às vezes mais de metade é ocupado por alunos de escolas de hotelaria e gente em início de carreira.
Sem imagem de perfil

De pedro a 26.03.2010 às 19:06

caro senhor Duarte Calvão sou estudante na escola superior de hotelaria e turismo do Estoril , nunca nos foi comunicado de que teríamos entrada gratuita, pela escola. Alguma coisa corre mal!
cumprimentos
Imagem de perfil

De Duarte Calvão a 27.03.2010 às 12:25

De qualquer forma, o que interessa é que apareça. E diga aos seus colegas para virem também. Já sabem que têm que levar identificação e convém reservarem lugar com antecedência nas apresentações que vos interessarem.
Imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 16.03.2010 às 17:15

Nunca é demais saudar o regresso deste excelente evento, um dos grandes eventos de Lisboa em qualquer categoria.

(como já repararam, estou a dar graxa ao Duarte para ver se ele me arranja uns convites... - alternativamente vou ver se ainda me consigo matricular numa escola de hotelaria) :)

A sério, votos do maior sucesso, e lá estarei.

PS - Está lá outra vez o Q.B. com a nova equipa, ou o Paulo Morais com o novo projecto?
Imagem de perfil

De Duarte Calvão a 16.03.2010 às 18:31

Nem penses Artur, estas coisas custam dinheiro...Mas talvez te pague, eu, um copo, porque és dos nossos melhores "clientes" desde a primeira edição. Quanto ao Paulo Morais, estará lá a apresentar o seu novo restaurante em Lisboa, que, se tudo correr bem, deverá abrir no fim deste mês. Abraço e obrigado pelas tuas palavras amigas.
Sem imagem de perfil

De José Serra a 20.03.2010 às 16:54

Excelentes notícias. Fui pela primeira vez em 2009 ( dois dias seguidos) e gostei tanto que não vou perder a edição de 2010.
Já agora será que pode revelar um pouco do novo restaurante do Paulo Morais de cuja cozinha sou grande apreciador.
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 20.03.2010 às 18:32

Veja acima o post, "Umai(s) breve possivel" :)
Sem imagem de perfil

De Paulo Morais a 22.03.2010 às 14:30

Boas noticias Duarte, não sabia que os alunos das escolas hoteleiras podiam entrar de graça... eu como monitor na escola do Estoril já estava a "dar na cabeça" dos meus alunos para irem ao Peixe em Lisboa e, agora já não têm desculpa para não aparecerem.PM
Imagem de perfil

De Duarte Calvão a 23.03.2010 às 16:36

Óptimo, Paulo, apareçam. Sò não se esqueçam de trazer as identificações e de se inscreverem previamente nas apresentações. Abraço
Sem imagem de perfil

De Emprestimo a 17.01.2011 às 17:32

Adorei o blog, conteúdo muito bem escrito, layout bacana com cores amigáveis. Vou aproveitar e adicionar o blog nos meu favoritos. bjs! Maria Cecilia

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Março 2010

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Comentários recentes

  • Miguel Pires

    Oops, já corrigido. Agradeço o reparo.

  • Martinho Cruz

    Tudo bem. Vega “Cecília” é que me ultrapassa.....

  • Anónimo

    Esta é uma boa notícia para esta altura do Natal.....

  • Duarte Calvão

    Acho, João Faria, que coloca a questão nos termos ...

  • João Faria

    É verdade que, infelizmente, a mudança ocorrida na...