Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Comida de hotel

por Miguel Pires, em 09.04.10

Comida de hotel é um termo ainda hoje utilizado quando alguém se quer referir a um tipo de cozinha descaracterizada que se encontra na maioria dos hotéis das grandes cadeias, sejam elas nacionais ou internacionais. Se por cá a aposta na gastronomia como um trunfo da hotelaria continua a não ser uma âncora com o peso, por exemplo, da moda dos Spa, existem, contudo, alguns sinais de que algo poderá estar a mudar.

 

Esta semana a revista Time Out Lisboa, a propósito do tema de capa, “Quer ser Chef?”, fez um retrato de oito* “grandes promessas da gastronomia nacional”, tendo como critério de escolha os finalistas do concurso Chefe Cozinheiro do Ano. Em comum têm o facto de todos terem passado por hotéis sendo que seis continuam no meio (curiosamente entre os outro dois, que trabalham em restaurantes independentes, encontra-se o vencedor do concurso, Igor Martinho). Mas não se pense tal acontece por falta de alternativas, pelo menos a crer por um dos testemunhos (“é nos hotéis que quero trabalhar. Os restaurantes são sempre mais monótonos” - Marlene Vieira, 30 anos) e pela referencia da jornalista em relação a outro cozinheiro, Patrick Lefeuvre, 36 anos (“É nos hotéis e grandes banquetes que se sente em casa e nem sequer sonha ter um restaurante seu”).

Sinais dos tempos ou sempre assim foi? Aversão ao risco? Percurso natural, dada a orientação das escolas de hotelaria por onde quase todos passaram?

 

 

 

Vieira salteada com mexilhão avinagrado e salada de flores uma das propostas da nova carta do Guarda Real

 

Hoje fui convidado para um almoço no Hotel Real Palácio (R. Tomás Ribeiro, Lisboa) cujo pretexto era a apresentação da nova carta Primavera-Verão do seu restaurante, Guarda Real. No ultimo ano dos vários press releases que recebi deste grupo hoteleiro fui notando um certo dinamismo na criação de uma programação própria de actividades ligadas à gastronomia. Normalmente acaba por ter maior repercussão as actividades ligadas ao Grande Real Itália (Cascais) e ao seu Chefe Paulo Pinto, acabando-se por deixar para segundo plano o Chefe do Real Palácio, Celestino Grave. Das três refeições que fiz neste local (incluindo a de hoje) nenhuma me levou aos píncaros. No entanto em todas notei criatividade qb, cuidado por fazer bem e bem tratar a matéria prima, bem como o respeito pelos principios da cozinha de influência (neste caso a portuguesa) mesmo quando algumas receitas são apresentadas de forma diferente. Se todos as cadeias aplicassem pelo menos parte destes princípios aos seus hotéis não tenho dúvidas que estariam a contribuir para que o termo ‘comida de hotel’ deixasse de ter um tom pejorativo.

 

*Marlene Vieira, do Westin Campo Real; Pedro Sequeira, do Panorama/Sheraton Lx;  Patrick Lefeuvre, do Ritz, António Amorim, Altis Belém; Rui Fernandes, Grande Real Vila Itália; Igor Martinho, Quinta dos Frades; Gonçalo Costa, do Eleven e Bruno Neves do Ritz)

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:51



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Abril 2010

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

Comentários recentes

  • Alexandre Silva

    O que está a dar, é o que não está a dar! Fico esp...

  • Jorge Guitian

    Uno más para la agenda de la próxima visita a Lisb...

  • Joao Fernandes

    Eu trabalho com mangalitza na Hungria, neste caso ...

  • João Faria

    Há uns tempos deparei-me com uma imagem do marmore...

  • Bruno

    Interessante - moro em Londres e não conhecia o Ta...