Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Peixe em Lisboa - Instantâneos, 1º dia

por Miguel Pires, em 11.04.10

Começou hoje no Pavilhão de Portugal do Parque das Nações (Lisboa) mais uma edição do Peixe em Lisboa. Como manda o protocolo houve comitiva presidencial (do município) com direito a discurso e a convívio inter pares

 

Foi engraçado ver a dita comitiva, nas filas, de senha na mão (António Costa incluído) em busca de comida, aceitando o desafio do Duarte Calvão para que os ilustres entrassem no espírito do festival. Na foto: Sushi&Sashimi do Paulo Morais (que vai abrir o seu restaurante Umai, ainda este mês, em Lisboa); ceviche e uma salada de polvo, ambos à moda de Vincent Farges do Fortaleza do Guincho (também na foto de baixo).

 

 

Luís Baena abriu as hostes nas "Apresentações de Chefes" e trouxe, para alem de elementos da sua equipa, Pedro Bastos, que nos falou destes bichos abaixo: os vários pargos existentes na nossa costa e nos pontos de venda - desde o pargo legítimo ao menos legitimo. Falou-nos ainda de atuns (como o patudo dos Açores) da cavala e do peixe porco, um peixe com mais heterónimos do que os que tinha Fernando Pessoa (é conhecido também por Peixe mola e peixe burro).

 

 

o pargo com ar mauzão também se come mas o do prato da direita (em destaque em abaixo) foi feito com peixe galo

 

 

Depois veio o Rui Paula (DOP, Porto ; e DOC, Armamar)

 

...e deixou duas receitas. A de cima: "risotto de sapateira com linguado"

 

...e esta: Cherne com espuma de batata aromatizada com trufa preta e espargos verdes crocantes (sendo que a espuma de batata foi mais uma tentativa do que uma constatação).

 

Nuno Barros (Taberna 2780, Oeiras) no fecho das apresentações. Um tanto nervoso e calado lá se soltou após a intervenção do speaker (entende-se. Devia estar com medo que descobrissem que no ano passado fizeram um 'Peixe em Oeiras' em resposta ao facto de não terem sido convidados para Lisboa :)

 

E o Nuno fez este prato que me deixou com desejos. O preto era uma gelatina feita de tinta de choco e de caldo de algas (penso); o 'douradinho' (que provei-o à revelia do speaker) era uma óptima ova de choco panado; o cornicho era do mesmo bicho e o verde, uma emulsão de urtigas.

 

 

Amanhã há mais e conto dar uma dentada numa destas sobremesas da pastelaria Alcôa (só espero que os morangos sejam de época :). Irei estar presente também  na estreia do primeiro representante da embaixada brasileira, Claude Troisgros (às 15h), da dupla revelação, João Sá e André Simões (Gspot Sintra, às 17h) e de António Nobre que tem feito um óptimo trabalho nos restaurantes dos hotéis  M'Ar d'Ar Muralhas e Aqueduto, em Évora (às 19h).

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 01:43


2 comentários

Sem imagem de perfil

De cristina carvalho a 11.04.2010 às 18:35

A 3ª edição do peixe em Lisboa a decorrer no Parque das nações/Pav Portugal está fantática. Um evento gastronómico de referência em Portugal. Para graúdos e miúdos.
Sem imagem de perfil

De Valter Costa a 11.04.2010 às 22:47

Peixe porco= Pampo em Setúbal e Sesimbra.

Comentar post



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Abril 2010

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

Comentários recentes

  • Alexandre Silva

    O que está a dar, é o que não está a dar! Fico esp...

  • Jorge Guitian

    Uno más para la agenda de la próxima visita a Lisb...

  • Joao Fernandes

    Eu trabalho com mangalitza na Hungria, neste caso ...

  • João Faria

    Há uns tempos deparei-me com uma imagem do marmore...

  • Bruno

    Interessante - moro em Londres e não conhecia o Ta...