Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Peixe em Lisboa - Instantâneos, 4º dia

por Miguel Pires, em 15.04.10

 

 

O momento alto do 4º dia do Peixe em Lisboa 2010 foi sem dúvida a homenagem a David Lopes Ramos, actualmente o mais conceituado critico gastronómico português (ele vai dizer que não, que é o J. Quitério. Mas como este espaço é nosso e não dele nós dizemos que é ele). Mais do que crítico o David faz questão de afirmar que é um jornalista. Seja a fazer critica ou a fazer reportagem, todos os que o lemos regularmente no Público - de que é fundador -, ou na Revista de Vinhos sabemos com o que podemos contar: com uma apreciação rigorosa, isenta e conhecedora de alguém que defende a boa gastronomia e a qualidade dos produtos. De alguém que defende uma cozinha  tradicional, mas que tem um grande espírito de abertura pelo que é novo,desde que com sentido. Obrigado, David!

 

É claro que a melhor forma de homenagear David Lopes Ramos seria com um almoço. Para tal foram convidados os Chefes Paulo Morais (que fez a entrada); Leonel Pereira (o prato principal) e Vitor Sobral (a sobremesa). Na foto Leonel Pereira (Panorama, Sheraton Lisboa) mostra-nos as peças de toro (barriga) do Atum rabilho (blue fin) que iria ser servido no almoço para o qual...
...criou literalmente um prato.
pena que tenha sido traído pelo frio e pela demora no serviço que fez com que o lombo tenha chegado um pouco ressequido. Felizmente o mesmo não afectou a belíssima peça de toro (o alto). Vamos ter que experimentar este prato em condições numa próxima visita ao Panorama (faz parte da nova carta).

 

muito interessante o prato que Paulo Morais serviu aos presentes, enguia frita de três formas diferentes: em sushi, num 'pau' de lemongrass e envolvida em polme, sobre uma salada de manga. Uma proposta da sua cozinha de influência oriental que certamente poderá ser degustada no seu novo restaurante Umai que irá abrir ainda este mês, em Lisboa.

 

 

A sobremesa do Vitor Sobral: um pudim de ovos (abade de priscos?) bem marcante em que o contraste da laranja e do gengibre lá estavam para acalmar os fígados mais sensíveis. Felizmente fui praticamente criado numa capoeira e por isso só tenho a dizer: excelente! (P.S. nada de sustos, o Vitor Sobral não se rendeu às esferificações. O que se vê no cimo do pudim são umas bolinhas de sagu, um doce do sul do Brasil feito a partir de fécula de mandioca)

 

Um brinde ao homenageado (Com Moscatel Roxo, Colheita Particular DSF)

 

 

Depois do almoço, num auditório bem composto, a entrega de um 'recuerdo' ao homenageado deste Peixe em Lisboa 2010 e também a Maria de Lourdes Modesto e José Bento dos Santos, distinguidos em 2008 e 2009, respectivamente.

 

 

No final da tarde Miguel Castro Silva (Largo e Castro Elias, em Lisboa)  foi o primeiro a  entrar no auditório para aquilo que poderemos considerar uma aula sobre bacalhau. Explicou, por exemplo, a diferença de vários tipos de bacalhau, as características da cura portuguesa e a melhor forma de o cozer. Enquanto isso foi cozinhando com a ajuda da sua equipa, os 3 pratos abaixo:

 

bacalhau 80º com migas de poejos e hortelã da ribeira

 

 

bacalhau recheado com compota de cebola e Porto (envolto numa 'crepine' ), guisado de mãos de vitela

 

bacalhau com pimentos e abóbora (como na caldeirada)

 

Seguiu-se a bela Bel...

 

 

...que trouxe de novo o eixo do festival para Brasil. Ao som de 'fado tropical', de Chico Buarque, Bel Coelho foi-nos explicando a sua cozinha enquanto ia preparando os pratos: um bacalhau à sua moda, recriando à sua maneira uma receita de casa de seus pais (Bel é filha de pai português); um bobó de camarão acompanhado por um interessante esparguete feito de palmito; e ainda uma sobremesa que não retive o nome mas em que entrava gelado de goiaba e uma esferificações com isomalte . Bel é uma 'gracinha' e isso contagiou a audiência, distraindo-se digamos, razoavelmente, sempre que falava do bobó de camarão que estava a preparar (erro: nunca confessar perante uma plateia masculina ainda com problemas hormonais, descobertas recentes sobre significado de determinadas palavras em 'porrtuguês daqui'. Como 'bobó', por exemplo.

 

 

.

 

 

Finda a apresentação de Bel Coelho foi a habitual corrida para os restaurantes presentes no evento, embora neste dia tenham contado com a concorrência do derby Benfica x Sporting - aquele jogo em que no final teve o facto patético, perdão, inédito de um ex-jogador e actual dirigente da equipa vencida ter vindo protestar e justificar a derrota pelo facto da sua equipa ter jogado contra 11.

Mas não nos desviemos do tema deste blogue (Benficaaaaa!): ontem foi vez de se apresentarem no auditório o baiano Beto Pimentel e o também José Avillez. Houve ainda a eleição do melhor pastel de nata de Lisboa e aquela que me pareceu ter sido a maior enchente do festival. Mas sobre ontem escreverei amanhã, quando recuperar dos 12 pastéis de nata que tive que ingerir como juri do concurso. Hoje haverá as apresentações de Alexandre Silva (Bocca, Lisboa) e do americano Marco Canora (Earth, Nova Iorque). Vão até lá.

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:04


2 comentários

Sem imagem de perfil

De cristina gomes a 16.04.2010 às 01:19

A sobremesa era uma versão de "Romeu e Julieta" (goiabada com queijo). Parabéns pelas reportagens do Peixe, apesar do desvio clubístico e alguma brejeirice desta :)
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 16.04.2010 às 01:40

obrigado pela memória descritiva, Cristina. "Romeu e Julieta", era mesmo esse o nome da sobremesa.

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Abril 2010

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

Comentários recentes

  • João Gonçalves

    Muito interessante. Reconheço que me sinto ignoran...

  • Anónimo

    Só para esclarecer que este comentário é meu. Artu...

  • Marcus

    Esperimente passá-las em farinha de arroz. Elas fi...

  • Miguel Pires

    Pois, eu gosto de comparar e de tirar ilações, sob...

  • Miguel Pires

    Anónimo?