Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




A pedido de muitas famílias, algumas delas insistentes, aventuro-me hoje numa área onde habitualmente me sinto menos confortável, na recomendação de restaurantes. Este será, porém, uma excepção, por representar a gastronomia de um país que me é muito querido, a Grécia, país recorrentemente esquecido quando pretendemos retratar a gastronomia mediterrânica. Infelizmente, não abundam as opções para poder provar a gastronomia grega em Lisboa, pouco existindo para além da verdadeira catedral da gastronomia helénica que é o restaurante Ilhas Gregas no Estoril, mesmo junto à Marginal.

As opções, todas autênticas, são várias, apostando sobretudo na representação da cozinha do norte da Grécia, da região da Macedónia, local de origem do proprietário Filipos Gavrilidis. Numa primeira visita, recomendo que comece por se entreter com uma pikilia, um misto das entradas mais representativas da casa, oferecendo sabores tão díspares como taramosalata (pasta ovas de peixe), torosalata (pasta de queijo), malaguetas verdes em conserva, azeitonas e as inevitáveis dalmadakia, as folhas tenras de videira recheadas com arroz. Como prato principal, a moussaka parece-me a escolha mais fácil e intuitiva para uma primeira abordagem, oferecendo um prato muito semelhante à lasagna mas intervalada por fatias de beringela a fazer o papel da massa. Se quiser ser mais aventureiro, escolha o papoutzaki, uma beringela recheada com carne picada e molho bechamel tradicional da cozinha grega. Para acompanhar a refeição, escolha o branco Asyrtiko de Santorini, uma revelação segura que o irá seguramente converter em mais um dos fiéis seguidores dos vinhos gregos.

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:44



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Abril 2010

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

Comentários recentes

  • João Gonçalves

    Muito interessante. Reconheço que me sinto ignoran...

  • Anónimo

    Só para esclarecer que este comentário é meu. Artu...

  • Marcus

    Esperimente passá-las em farinha de arroz. Elas fi...

  • Miguel Pires

    Pois, eu gosto de comparar e de tirar ilações, sob...

  • Miguel Pires

    Anónimo?