Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Conteúdo e Forma

por Miguel Pires, em 25.04.10
Restaurante Buhle

 

Saltou para os olhos do mundo quando em Dezembro ultimo foi nomeado para “best new restaurant” no concurso anual, “Design awards”, da revista Wallpaper. Uma ida ao Buhle, perto da Foz do Douro, percebe-se o porquê da distinção: as linhas direitas, janelas rasgadas e as salas amplas (com alguns espaços para refeições mais privadas) são pautadas por uma decoração de cores sóbrias e objectos a condizer, num estilo ‘trendy’. O espaço convida à fruição e este é um daqueles lugares em que apetece chegar mais cedo e sair mais tarde. Comece-se na parte liquida e brinque-se às Karens e aos Bonds com Cosmopolitans ou Dry Martinis, ou opte-se por algo mais criativo da lista do ‘mixology bar’. Se os cocktails não são a sua praia tem uma boa carta de vinhos (com vários a copo) e toda uma panóplia de bebidas, como qualquer bom bar deve ter. Se não estiver numa de álcool vai perceber pela lista de chás porque é que este restaurante tem o nome que tem.

Quanto à comida, a principal razão que nos trouxe cá, as propostas pareceram-me coerentes com o conceito cosmopolita do espaço. Existem pratos de diversas proveniências mas as influências orientais (sobretudo japonesa e tailandesa) e italiana são as mais proeminentes. Existe também alguma cozinha de fusão bem como uma zona de ‘comfort food’, principalmente na parte das carnes, com bifes de diversas formas e pratos mais de acordo com a cozinha portuguesa.

Começámos a refeição com um ceviche de peixe branco e salmão, prato latino-americano em que o peixe cru ‘coze’ na acidez do sumo de citrinos. Servido, na versão peruana, em pedaços, com papaia, ‘chilis’ e cebola roxa, o conjunto cumpriu com competência mesmo que a harmonia tenha sido algo prejudicada por um toque de acidez a mais. Depois tivemos o ‘arancini’, uma espécie de almôndega de risoto panada, neste caso de açafrão e espinafre. Sabores envolventes numa fritura leve a transmitir um agradável contraste de texturas. Provou-se um robalo assado em folha de bananeira sobre legumes salteados. Peixe bem tratado, legumes apurados em demasia (apuro que evidenciou o salgado do molho de soja) contrabalançado pelo sal a menos no peixe. O atum braseado com puré de couve flor, yuzu e nage de cogumelos foi um dos melhores pratos que comi nos últimos tempos. Excelente conjugação de sabores com matéria prima de boa qualidade e bem trabalhada. Para fechar ao mesmo nível tivemos um fondant de castanhas e o roll quente de maçã, amêndoa e creme de leite onde, neste ultimo caso, se destacou novamente o bom domínio da fritura, o que contribuiu para que a refeição fosse reconfortante sem se tornar pesada.

Em matéria de vinhos a carta é bastante completa, os preços sensatos e os bons copos, bem como a temperatura de serviço correcta valorizaram o vinho escolhido, o branco Castelo de Alba vinhas velhas, e a ligação com a refeição.

Um ultimo destaque para a simpatia e eficiência com que fomos atendidos num Sábado de casa cheia.

O Buhle podia estar em qualquer cidade cosmopolita do mundo. Felizmente está no Porto, num belo embrulho e com um conteúdo cheio de predicados. Para desfruto nosso.

 

Preço da refeição descrita com couvert, águas e cafés, 101€, 2 pessoas.

 

Contactos: Avenida Montevideu 810 – Porto ; Tel:220109929 ; www.buhle.pt

 

Texto publicado originalmente no suplemento Outlook do Diário Económico em 10 Abril 2010

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 02:08



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Abril 2010

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

Comentários recentes

  • Miguel Pires

    Oops, já corrigido. Agradeço o reparo.

  • Martinho Cruz

    Tudo bem. Vega “Cecília” é que me ultrapassa.....

  • Anónimo

    Esta é uma boa notícia para esta altura do Natal.....

  • Duarte Calvão

    Acho, João Faria, que coloca a questão nos termos ...

  • João Faria

    É verdade que, infelizmente, a mudança ocorrida na...