Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




A lista completa dos 100 Melhores

por Duarte Calvão, em 26.04.10

E aqui os que ficaram entre 50º e 100º  da lista da "Restaurant" dos melhores do mundo. Entre os 50 Melhores, alguma surpresa com a subida do Noma, da pequena Dinamarca (país sem pergaminhos gastronómicos conhecidos), para a primeira posição, para o lugar do El Bulli, tanto mais que Ferran Adriá só anunciou que iria fechar o seu restaurante depois da votação deste ano ter encerrado, o que aconteceu a 18 de Dezembro. A verdade é que é muito difícil ir ao Bulli e um dos critérios obrigatórios é ter visitado o restaurante em que se vota nos últimos 18 meses. Excelente a notícia de que o Celler de Can Roca subiu de quinto para quarto. Quem viu a apresentação dos irmãos Joan e Jordi Roca no último Peixe em Lisboa perceberá como é merecida esta distinção. Também pelo Peixe em Lisboa 2010 passou Alex Atala, cujo D.O.M.  (São Paulo) sobe de 24º para 18º, mostrando cada vez mais a força da cozinha que se faz no Brasil, o que só pode encher de satisfação os portugueses. De destacar ainda que o inglês Heston Blumenthal, do Fat Duck (3ºlugar) mereceu ser a "escolha dos chefes" que participam na votação. De lamentar que Quique Dacosta tenha ficado em 70º (votei nele em primeiro, mas se calhar fui o único entre os 800 jurados), mas creio que quando receber a terceira estrela Michelin, o que é uma questão de tempo, poderá melhorar a notoriedade do seu extraordinário restaurante. Como votei nos Roca em segundo e no D.O.M em terceiro, até que não me saí tão mal. Na quinta posição, votei no francês Le Petit Nice (Marselha).

Em quarto, votei no Tavares e para aqueles que sonharam com a hipótese do restaurante lisboeta entrar nesta lista, têm que perceber que os membros do júri só podem votar em três restaurantes da mesma região (nos anos anteriores, só em dois). E que Portugal, para a "Restaurant", está na mesma região que Espanha...

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 21:51



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Abril 2010

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

Comentários recentes

  • Paulina Mata

    Tenho pena mas não vou poder ir. O ano passado val...

  • Duarte Calvão

    Julgo que sim. No final do post há um link que rem...

  • João Almeida

    Duarte,E quem pode participar? Porque é que é só p...

  • João Gonçalves

    Muito interessante. Reconheço que me sinto ignoran...

  • Anónimo

    Só para esclarecer que este comentário é meu. Artu...