Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Osteria Nero d’Avola (Taormina)

por Rui Falcão, em 02.05.10

 

A sugestão só é verdadeiramente útil para quem decidir visitar a lindíssima cidade de Taormina, na Sicília, não muito distante do vulcão Etna. Mas numa cidade eminentemente turística, com uma oferta demasiado condicionada pelas hordas de turistas que alimentam diariamente a cidade, a Osteria Nero d’Avola representa um incrível oásis de verdadeira comida siciliana. O chef e proprietário Salvatore Siligato oferece uma comida simples e despretensiosa, associada ao movimento Slow Food, utilizando exclusivamente ingredientes sicilianos de origem orgânica certificada. Até as extensas cartas de vinhos e azeites, excelentes por sinal, se restringem, por opção própria, aos produtos da ilha.

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:37


6 comentários

Sem imagem de perfil

De JGR a 04.05.2010 às 10:24

De facto, Rui, Taormina não é o local ideal para procurar a verdadeira gastronomia siciliana, mas tem outros encantos, como decerto notou. Para nos cingirmos só a esse lado da ilha, não muito longe, em Catânia, por exemplo, em pleno mercado do peixe, num pequeno restaurante cuja porta quase passa despercebida, fiz aquilo que considero ser uma das refeições da minha vida. Tudo do mar, tudo em tamanho ínfimo, os pratinhos vinham um a um até não conseguirmos mais. No mais concordo consigo, a comida da Sicília é uma tentação.
Imagem de perfil

De Rui Falcão a 04.05.2010 às 23:06

Sim, sim, João, Taormina está cheia de encantos, tal como toda a Sicília. Aliás, a Sicília foi para mim uma das maiores surpresas dos últimos tempos. Até o porque o primeiro contacto, em Palermo, foi quase chocante, não permitindo vaticinar os muitos pasmos e surpresas que encontrei no resto da ilha. E sim, a gastronomia é muito interessante.
 
Sem imagem de perfil

De JGR a 05.05.2010 às 10:16

Rui, para Palermo, vale por inteiro o slogan de Fernando Pessoa para a Coca Cola: "primeiro estranha-se, depois entranha-se".
Que achou dos Nero d'Avola? E os brancos feitos de Inzolia?
Imagem de perfil

De Rui Falcão a 06.05.2010 às 09:43

Sim, admito que sim.
A casta Nero d’Avola é muito interessante, muito plástica, prestando-se a muitos estilos e interpretações. Curiosamente, encontro algumas semelhanças com a expressão aromática da Touriga Nacional. Mas gosto igualmente da Nerello Mascalese, sobretudo nas vinhas mais velhas e de alguma altitude, fantástica para apimentar lotes.
A Inzolia parece-me igualmente interessante, embora os resultados em estreme não me encantem. Acho muita graça à Carricante, embora por vezes difícil na acidez, à Coda di Volpe, que não sendo nativa da ilha se adaptou muito bem, e à Albanello.
 
Sem imagem de perfil

De Miguel Buccellato a 04.05.2010 às 13:36

Olá Rui,

Que vinho bebeu?
Imagem de perfil

De Rui Falcão a 04.05.2010 às 23:19

Olá Miguel, é bom vê-lo por aqui. Nesta refeição bebi vários vinhos a copo, cortesia de estar num espaço dedicado ao vinho, com um dono entusiasta e conhecedor dos vinhos da ilha. Primeiro dois espumantes, de Antichi Vinai e da Rocca d’Api, aceitáveis mas pouco memoráveis. Um branco espantoso do Frank Cornelissen, o MunJebel, inscrito no estilo alaranjado, fermentado em talha, ou não fosse o Frank um rebelde biodinâmico assumido, com três vinhas muito velhas no Etna. O outro branco estava engraçado, talvez mais pela origem que propriamente pelo vinho, o Il Cantante que é propriedade de Mick Hucknall, o vocalista dos Simply Red que também tem vinhas no Etna.
Os tintos foram também do Frank Cornelissen, o Rosso del Contadino e o Magma, dois belíssimos vinhos, mesmo se só aptos para um grupo de enófilos mais entusiastas e de mentalidade mais aberta.
 

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Maio 2010

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Comentários recentes

  • João Gonçalves

    Muito interessante. Reconheço que me sinto ignoran...

  • Anónimo

    Só para esclarecer que este comentário é meu. Artu...

  • Marcus

    Esperimente passá-las em farinha de arroz. Elas fi...

  • Miguel Pires

    Pois, eu gosto de comparar e de tirar ilações, sob...

  • Miguel Pires

    Anónimo?