Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

Com a aproximação ao Verão há quem comece a suspirar por uma boa sopa de tomate de época (bom, pelo menos eu começo). Sempre que me lembro dela (da sopa...) sou automaticamente transportado para o Chana, na Serra da Ossa, quase a chegar ao Redondo. Mesmo ainda fora de época o Sr. Bernardino recorre a outros expeditos para a apresentar à sua mesa. E não desconfie. Já a comi em Dezembro, paguei e não só não reclamei, como fiquei a chorar por mais. Dizem-me que há mais assim noutros restaurantes do Alentejo. É capaz de ser verdade, mas insisto nesta: untuosa, baixa acidez e enriquecida com lombo e entrecosto de porco, chouriço, farinheira, ovo escalfado e um pedaço de bacalhau. Consta que foi após a ter comido ali que a brasileira Rita Lee trauteou pela 1ªvez, “Mania de Você (“meu bem você me dá... água na boca”). Bom, provavelmente ela nem nunca lá esteve, mas se isso acontecer não irá deixar de ‘picar’ certamente um pratinho de pimentos assados, o fígado de coentrada ou a farinheira grelhada, já para não falar no entrecosto com migas ou de uma sericaia no final.

 

Quanto ao vinho fica a sugestão do Rui Falcão: “O vinho que proponho é o Quinta da Viçosa TM 2005, do João Portugal Ramos, um vinho grave e denso, compacto na fruta madura mas suficientemente austero para sugerir sapiência e seriedade. Carnudo, entroncado e duro nos taninos, musculado, é um tinto de barba rija, um vinho enorme na amplitude e volume, fresco, poderoso e longo no final de boca. Deve ser bebido fresco. Para uma escolha mais sensata no preço, e para acompanhar a sopa de tomate, o Monte da Penha Montefino Reserva 2005, de perfil saudavelmente rústico, funciona na perfeição, com uma delicadeza e autenticidade capazes de conquistar os corações mais empedernidos. Apesar do estilo desconcertante, torna-se fácil gostar deste Montefino, perfeito para a mesa, incrivelmente fresco, genuinamente cativante.”

 

 

Contactos: Restaurante O Chana, Aldeia da Serra D’Ossa, Redondo ; Telefone: 266 909 414 ; (Foto: Sábado)

 

P.S.1. a Rita Lee é vegetariana? Hum... acreditem, já vi vegetarianos saírem carnívoros depois de uma ida ao Chana.

P.S.2. Normalmente est nossa sugestão só contempla um vinho. No entanto, tal como a Rita Lee também o Rui Falcão ficou desorientado e propôs dois. Compreende-se :)

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:55


3 comentários

Sem imagem de perfil

De Jorge Nunes a 07.05.2010 às 14:31

Só para ter o prazer de ouvir o Sr Bernardino a declamar o menu vale a pena lá ir.
Depois do repasto, desça-se uns metros e visite-se a lindíssima Herdade do Monte Branco e a Adega Roquevale.
Imagem de perfil

De jonasnuts a 08.05.2010 às 13:58

Este post está em destaque na Homepage do SAPO, tab "Lazer".
Sem imagem de perfil

De Álvaro Castanheira a 11.08.2011 às 20:41

Meus caro, à anos que não almoço no "Chana do Bernardino, o antigo restaurante porque p novo ainda não conheço, mas guardo até aos dias de hoje a memória de paladares únicos, desde as sensacionais entradas (pimentos assados, o fígado de coentrada ou a farinheira grelhada, etc, etc) que de tão boas são de chorar por mais, da maravilhosa sopa de tomate e das saborosas sobremesas. Recordo o jeito único com que o Sr. Bernardino nos perguntava, quando pedíamos morangos (da época): "com xiripiti ou sem xiripiti "?

Comentar post



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Maio 2010

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Comentários recentes

  • Alexandre Silva

    O que está a dar, é o que não está a dar! Fico esp...

  • Jorge Guitian

    Uno más para la agenda de la próxima visita a Lisb...

  • Joao Fernandes

    Eu trabalho com mangalitza na Hungria, neste caso ...

  • João Faria

    Há uns tempos deparei-me com uma imagem do marmore...

  • Bruno

    Interessante - moro em Londres e não conhecia o Ta...