Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A diferença entre serviço e hospitalidade

por Miguel Pires, em 11.05.10

 

aqui falei de Danny Meyer e do seu livro 'Negócios à Mesa'. Enquanto o lia fui dobrando os cantos às páginas sempre que encontrava uma passagem que achava interessante transpor para aqui. Como esta, por exemplo, sobre a diferença entre serviço e hospitalidade:

" Compreender a distinção entre serviço e hospitalidade tem sido a base do nosso sucesso. O serviço é a entrega técnica de um produto. A hospitalidade é a maneira como a entrega desse produto faz com que o objecto dessa entrega 'se sinta'. O serviço é um monólogo - decidimos como queremos fazer as coisas e establecemos os nossos padrões para o serviço. A hospitalidade, por outro lado, é um diálogo. Estar do lado de um cliente exige que o ouçamos com todos os nossos sentidos e lhe respondamos com uma atitude atenciosa, graciosa e adequada. É necessário um bom serviço e uma excelente hospitalidade para se atingir o auge.

 

Quando nos sentamos à mesa à hora exacta da nossa reserva, na mesa certa com o empregado que pedimos, isso é reflexo de um bom serviço. Quando se (...) se decanta uma garrafa de vinho com cuidado e elegância, isso é serviço. Quando o nosso prato vazio é levantado cortesmente , isso também é serviço. Quando em resposta à nossa pergunta o empregado consegue explicar as diferenças subtis entre os vinhos da nossa lista, isso é serviço. Mas a hospitalidade, que é o que mais distingue os nossos restaurantes - e em ultima análise, qualquer negócio - é a soma de todas as coisas atenciosas, solícitas, corteses, que o nosso pessoal realiza para fazermos com que as pessoas sintam que estamos do 'seu lado' quando jantam connosco".

Nota: a foto acima foi tirada em 2008 numa conhecida gelataria da Avenida da Igreja, em Lisboa. Tanto quanto pude verificar na ultima vez que lá passei (em 2009) este aviso fantástico já não adornava a parede. Devem ter lido o Danny Meyer...

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 01:34


8 comentários

Sem imagem de perfil

De alvaro a 11.05.2010 às 12:42

por sinal essa gelataria é uma bela treta.... nada comparável à Fragoleto, Santini ou à Emanha... tem a localização e pouco mais...
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 11.05.2010 às 16:11

nao ha boas gelatarias em portugal

que eu conheca

Imagem de perfil

De Miguel Pires a 11.05.2010 às 16:42

Como muitos adivinharam a foto foi tirada Conchanata , uma geladaria de Alvalade muito conhecida no bairro e mesmo fora dele. Não sendo grande fã da mesma (acho os gelados muito doces) reconheço que fazem falta este tipo de casas de fabrico próprio.
Não sou tão radical ao ponto de dizer que não há boas geladarias em Portugal. Mas reconheço que estamos longe do cenário de outros países, nomeadamente de Itália.
Por cá os meus gelados preferidos são os da Ice Gourmet (do Bertílio Gomes). Só tenho pena que para os comer tenha que ir a um restaurante que ele forneça; à geladaria mãe, em VF Xira; a Troia; ou esperar pelo próximo Peixe em Lisboa. Não há ninguém que o obrigue a trazer o negócio para Lisboa? (se isso acontecer podem contar comigo diariamente para uma bola de gelado de eucalipto)
Sem imagem de perfil

De Paixão da Silva a 11.05.2010 às 16:50

Eu fico com o de hortelã da ribeira, devia-se fazer uma petição para os gelados do Bertilio virem para Lisboa!!

Cumprimentos
Sem imagem de perfil

De telmo_moutinho@hotmail.com a 18.05.2010 às 21:28

eu também ficaria pelo de hortelã da ribeira, e mesmo o de pimenta verde é muito bom.
posso dizer que falta um pouco de concistencia, pois o gelado que encomendei a semana passada, nao é igual ao de hoje por exemplo. (nem tudo é perfeito)

quem tiver oportunidade de ir a roma procure a GEOLITTI, proximo da via del corso e da piazza del popolo. Exelente a cor, textura, sabores super equilibrados e muita variedade por onde escolher. o se não sera mesmo a fila. Mas juro que vale a pena

Sem imagem de perfil

De Mercearia Criativa a 22.06.2010 às 20:24

Temos os gelados Ice Gourmet à venda na nossa mercearia à bola ou em embalagens de 0,5L, numa simpática parceria com o Chef Bertílio Gomes e sua mulher Maria Santos.
Os sabores que temos actualmente são: queijo de figo, hortelã, tangerina, vinho verde, caramelo, baunilha, eucalipto, maracujá, alfarroba, yogurte, leite creme, morango, amendoim, limão.
Sem imagem de perfil

De Paulina Mata a 19.06.2010 às 14:44

Eu hoje comprei mesmo pertinho de casa! (Para vos fazer inveja...)

Estão à venda à bola e em recipientes de meio litro na Mercearia Criativa na Av. Guerra Junqueiro.

Miguel, eu vi lá o de eucalipto. :-)
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 20.06.2010 às 20:41

Já me chegaram ao ouvido relatos de que tais gelados foram vistos tb nas Amoreiras

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Maio 2010

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Comentários recentes

  • Paulina Mata

    Tenho pena mas não vou poder ir. O ano passado val...

  • Duarte Calvão

    Julgo que sim. No final do post há um link que rem...

  • João Almeida

    Duarte,E quem pode participar? Porque é que é só p...

  • João Gonçalves

    Muito interessante. Reconheço que me sinto ignoran...

  • Anónimo

    Só para esclarecer que este comentário é meu. Artu...