Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Lafitte? Ou será Lafite?

por Rui Falcão, em 26.05.10

 

Desde que a China despertou para os prazeres do vinho, e que o seu consumo começou a ser fortemente incentivado pelo governo, o negócio das falsificações começou a encarar o vinho como um produto merecedor de investimento. Num ápice, o mercado chinês ficou inundado de imitações baratas e ingénuas, com rótulos caricatos pela inocência própria da ignorância. Infelizmente, a indústria da cópia aprende depressa, e em breve seremos inundados por rótulos mais cuidados e difíceis de detectar. Até lá, podemos ver pérolas como este Château Lafitte, escrito assim mesmo, com duplo “t”, ao contrário da grafia original que se escreve Château Lafite. Mas também são engraçadas as referências a Premiéres Côtes de Bordeaux, imagino que a appellation imaginária deste Lafitte chinês…

 

PS - Como se comprova pelos esclarecimentos prestados por Paulo Silva, a quem agradeço a rectificação, a informação prestada neste apontamento revelou ser incorrecta. De facto, existem e são genuínos, os dois rótulos mencionados no texto, Lafite e Lafitte, pelo que a informação prestada neste texto está objectivamente errada.

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 10:06


3 comentários

Sem imagem de perfil

De Paulo Silva a 28.05.2010 às 15:47

Boa Tarde,

O tal Château Lafitte de que fala não é uma imitação do Lafite, apesar da única diferença dos nomes ser o duplo "t" neste caso. Este é um produtor francês que engarrafa vinhos da apelação Premières Côtes de Bordeaux, entre outras.
A presença forte na China, essa, deve ser mesmo uma oportunidade grande para este produtor, face à mediatização do lafite Rothschild.

Cumprimentos,
Imagem de perfil

De Rui Falcão a 30.05.2010 às 00:48

Paulo,

Oooops, tem toda a razão e parece que meti água… e da grossa!
Obrigado pela rectificação.
 
Sem imagem de perfil

De Paulo Silva a 31.05.2010 às 09:40

Caro Rui Falcão,

Informo que não fui eu o autor da rectificação.
Fui alertado hoje por um amigo, que me perguntou se era eu.

Não tinha ainda vindo visitar este post, pois tenho estado no hospital.

Tive conhecimento deste tópico através do Alentejano.

abraço,

Frexou

Comentar post




Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)
Paulina Mata (convidada especial) Alexandra Forbes (convidada especial)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Mesa Marcada apoia:


Mesa Marcada no Twitter


Siga-nos no facebook



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Comentários recentes