Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A partir de hoje os apreciadores de sushi, sashimi e afins vão ter prescindir dos rolinhos e nacos de atum-rabilho. Segundo esta notícia do Publico online, a Comissão Europeia resolveu antecipar a proibição da sua pesca dado que as quotas distribuídas terem-se esgotado mais rapidamente do que o previsto. Embora esta medida possa não agradar a alguns Chefes adeptos desta espécie ela é essencial para assegurar a continuação da sua existência no futuro. Além de que a sua substituição pelo o atum-rabudo dos Açores - este de pesca mais sustentável - assegura a qualidade e muitas das características que gostamos no seu primo, agora protegido. É certo que a carne da barriga não tem os mesmos predicados, mas é menos gorda, o que até se agradece em época de apertar o cinto :).

 

E por falar em sustentabilidade ontem decorreu no mercado da Ribeira, em Lisboa  um debate dedicado ao tema, a propósito do lançamento do site "Que Peixe Comer". O programa prometia, mas infelizmente não consegui estar presente. O site está ainda em fase experimental mas já dá para navegar e perceber que estamos perante uma agradável surpresa. A opção por uma postura mais didáctica e preventiva parece-me um caminho mais interessante do que as acções de 'choque' levadas a cabo por grupos activistas, como o Greenpeace. Dêem um olhada, aqui.

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:40


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Paulo Morais a 11.06.2010 às 17:48

Resta saber se a pesca vai ser fiscalizada como deve ser ou se alguns vão continuar a apanhar os ditos atuns... Eu pessoalmente gosto mais do atum-rabilho , mas não vou morrer se só poder usar as outras espécies de atum , até porque o Lirio já está na época e está muito Bom...
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 11.06.2010 às 18:56

por acaso, hoje , na Fuseta , perto de Tavira, comi um 'bife' de barriga de atum (não adiantou pedir mal passado, mas mesmo assim estava óptimo). Pelo aspecto raiado de gordura, não era patudo, não... Quero crer que foi apanhado antes da proibição. Até porque, Paulo, não acredito que não haja fiscalização. Se houver umas câmaras de TV a acompanhar, ela é garantida :)

Comentar post



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Junho 2010

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Comentários recentes

  • Alexandre Silva

    O que está a dar, é o que não está a dar! Fico esp...

  • Jorge Guitian

    Uno más para la agenda de la próxima visita a Lisb...

  • Joao Fernandes

    Eu trabalho com mangalitza na Hungria, neste caso ...

  • João Faria

    Há uns tempos deparei-me com uma imagem do marmore...

  • Bruno

    Interessante - moro em Londres e não conhecia o Ta...