Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Xô crise!

por Miguel Pires, em 21.06.10

Passa-se uns dias afastado desta mesa e as boas novas não param de acontecer.

 

 

Foto: Chester Higgins Jr./The New York Times

 

Parece que há novaiorquinos em transe com o 'the best chocolate cake in the world', vendido nessa cidade pelo mesmo Carlos Brás Lopes de 'o melhor bolo de chocolate do mundo', de Lisboa. Pelo o que é dado a ler aqui no fórum da menina especiada, há relatos estusiásticos em blogues e até noticias na Time Out New York e no New York Times.

 

Daniel Krieger/Eater

 

Por falar em Nova Iorque, o Aldea do Chefe de descendência portuguesa, George Mendes, faz 1 ano e o site Eater aproveitou para o entrevistar...

"George Mendes spent fifteen years working as a chef in other people's restaurants before opening Aldea last May. The chef’s take on Portuguese food, spiked with a heavy dose of modern technique and bold, fresh flavors, drew raves from critics just a few months after opening and the crowds soon followed" (continuar a ler aqui)

 

 

Por cá, na semana passada, no Palácio de Queluz foi lançado, com pompa, circunstância e profissionalismo, o ambicioso programa Prove Portugal que tem como objectivo "aumentar a visibilidade, reconhecimento e a percepção nacional e internacional" da nossa gastronomia. Aguarda-se pelo plano de acções e pela activação do site em inglês. A versão nacional já está online e merece um 'bookmark'.

 

 

Foto: Assinatura (facebook)

 

Já hoje via facebook fiquei a saber que o restaurante Assinatura do Chefe Henrique Mouro  - cujas obras foram sendo acompanhadas através desta rede social - abre no dia 25 de Junho. No entanto a partir de hoje, 2F, este novo restaurante lisboeta começará a funcionar em soft opening com 50% de desconto no preço do menu - uma excelente ideia que deveria ser imitada. Muito se espera deste talentoso Chefe, disciplo de Aimé Barroyer, que tão boa conta deu no Le Club, em Vila Franca de Xira

 

 

Foto: tirada daqui

 

Por falar em Aimé Barroyer ontem em Vilamoura comi provavelmente uma das ultimas sobremesas feitas por Joaquim de Sousa, aquele que será talvez melhor Chefe pasteleiro português.  Acontece que Joaquim de Sousa vai acompanhar a Barroyer, com quem trabalhou anteriormente no Valle Flor (Pestana Palace, Lisboa), na nova aventura do Oitavos, na Quinta da Marinha, em Cascais. (A propósito: quem fica à frente do Valle Flor? E á intenções por parte do grupo Pestana em manter este restaurante como uma referência gastronómica?)

 

Foto: the Yeatman

 

Também para breve, estará a abertura do hotel The Yeatman, em V.N. Gaia. Esta unidade hoteleira do grupo The Fladgate Partnership contará com um restaurante chefiado por Ricardo Costa, o jovem Chefe português que ostentou uma estrela Michelin na sua passagem pela Casa da Calçada, em Amarante.

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 01:36


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 22.06.2010 às 17:40

Off topic, mas relevante:

http://www.guardian.co.uk/lifeandstyle/2010/jun/20/top-restaurants-embrace-byob-revolution
Sem imagem de perfil

De Jorge Nunes a 06.10.2010 às 16:00

O Chefe George Mendes, com o seu Aldea, acabou de conseguir a sua primeira Estrela Michelin. Um chefe português (mais um) a dar cartas lá fora.
Parabéns a ele e a toda a equipa.

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Junho 2010

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Comentários recentes