Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Cervejas artesanais

por Rui Falcão, em 15.07.10

 

Na minha última visita à Grécia, à região da Macedónia, tive oportunidade de poder provar um par de cervejas artesanais gregas, graças à gentileza do meu amigo Nico Manessis que me levou a experimentar algumas das criações mais interessantes da nova geração de cervejeiros artesanais. Comprovei assim a qualidade da Bio B29, das Piraiki Pale Ale e Pils, e, sobretudo, da muito interessante produção artesanal e biológica da Rethymnian Blonde, da ilha de Creta. E ficou desde já agendada uma visita próxima pelas cervejas da Craft, o pequeno produtor de Atenas.

Ora este é um fenómeno relativamente recente que tem disparado por toda a Europa e norte da América, o dos pequenos produtores artesanais de cerveja que propõem cervejas diferentes e personalizadas, originárias frequentemente de cevadas e lúpulos de agricultura biológica… que me parece ainda não ter chegado a Portugal. Curiosamente, alguns destes cervejeiros são igualmente produtores de vinho…

E em Portugal, existe alguém a oferecer cervejas artesanais?

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 10:14


17 comentários

Sem imagem de perfil

De jduraes a 15.07.2010 às 14:10

Meu caro, infelizmente são raras as pessoas a fabricar cerveja artesanal em Portugal...mas posso garantir que elas anda aí...
só por curiosidade existe uma loja no porto que vende material para o fabrico artesanal de cerveja... www.cervejartesanal.com
Imagem de perfil

De Rui Falcão a 15.07.2010 às 17:13

Sim, e existe pelo menos uma outra loja em Lisboa.

Mas estava-me a referir a cervejas artesanais numa escala um pouco mais ambiciosa, que conseguisse ultrapassar o simples consumo caseiro. Produções que permitissem a venda em pontos seleccionados, lojas gourmet, etc, como é tão frequente ver na maioria dos países europeus.
Se bem me recordo, a Cervejeira Lusitana, quando começou, apostava na produção própria, tal como a República da Cerveja. Há mais exemplos? Com venda ao público?
 
Sem imagem de perfil

De jduraes a 16.07.2010 às 17:37

Até existe vontade de produzir em pequena escala, o grande entrave em Portugal é mesmo a legislação, que como somos maioritariamente produtores de vinho, não existe legislação específica para a cerveja...e que se calhar também não há grande vontade de a elaborar por várias razões que não são aqui chamadas...;)
Imagem de perfil

De Rui Falcão a 16.07.2010 às 17:56

Pois, desconhecia estes entraves de secretaria que, aparentemente, impedem a produção em pequena escala de cerveja "comercial". É pena!

Ou seja, confirma-se que não existe nenhum produtor português de cerveja artesanal, engarrafada, rotulada e vendida em pontos comerciais? Nada de nada?
 
Sem imagem de perfil

De Jorge Nunes a 17.07.2010 às 09:54

Penso que também é importante perceber se temos mercado para este tipo de produto?
Recentemente estive em Munique e encontrei num mercado ao ar livre uma banca que tinha uma carta (era possível comprar e beber numas mesas que existiam para o efeito) com mais de 100 referências de cervejas artesanais. Coisas incríveis com várias cores e sabores, tipos de cerveja que nem fazia ideia existirem.
Entretanto, e ainda sobre o tema, interessante a experiência da Fiona Beckett no NOMA, http://www.matchingfoodandwine.com/articles/20100717
Imagem de perfil

De Rui Falcão a 17.07.2010 às 09:59

Só há uma forma de saber se o mercado existe...
 
Sem imagem de perfil

De jdurães a 17.07.2010 às 17:14

Pessoalmente não conheço ninguém em Portugal a comercializar cerveja artesanal, apesar de existiram algumas pessoas a elabora-la para consumo próprio e amigos. Eu sou uma delas...
Eu penso que haveria mercado para este tipo de produtos, assim como existe para os outros de linha gourmet e artesanal...
A prova que o mercado estaria aberto, são as próprias companhias cervejeiras que dominam o nosso mercado e que tiveram a necessidade de elaborar "novos" tipos de cerveja (abadia, bohemia , stout , gourmet , ...). Penso que na escala que estavam à espera, o conseguiram...e tal marketing, foi positivo pelo facto de dar a conhecer ao público em geral que a cerveja, não é apenas a pislner que sempre nos habituamos a beber...
Sem imagem de perfil

De José Diogo Moreira a 18.07.2010 às 06:54

Sim na Alemanha e Bélgica, é muito recorrente acontecer isso, mas o culto da cerveja é incomparável com a nossa realidade.
Lembro-me da cervejaria 'Delirium' em Bruxelas, que além de produção própria tinham a maior carta de cervejas que já mais vi, naquele momento eram 2004 cervejas de todo o mundo... de Portugal estava a linha SuperBock!

Um imenso mercado para cerveja, pelo seu lado o vinho era muito menos 'mediático', um pouco ao inverso do que acontece connosco!
Sem imagem de perfil

De Paulina Mata a 17.07.2010 às 17:26

O mundo da cerveja é para a generalidade de nós um mundo quase desconhecido. Pelas reduzidas experiências que fui tendo, parece-me um mundo interessantísimo.

Há uns anos em Copenhague fui a este restaurante e tive uma excelente refeição com beer pairing. Cervejas todas diferentes em cor, sabor, textura, temperatura... uma explicação detalhada de cada cerveja... Uma experiência que gostaria de repetir.
http://www.dentatoveredeenke.dk/


Já agora, há pouco a ver o site do Guardian dei com isto:
http://www.guardian.co.uk/lifeandstyle/gallery/2010/jul/15/artisan-beers
Imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 20.07.2010 às 15:45

Há as cervejas artesanias, excelentes, do Clube de Jornalistas, mas creio que são só para consumo no restaurante - o que é melhor que nada!

Experimentei-as todas (são três, creio) no jantar com o João Carlos Silva, Cozinhdor de São Tomé, e gostei bastante.
Sem imagem de perfil

De Paulina Mata a 28.07.2010 às 11:18

Muito interessante este artigo no The Independent de hoje sobre cervejas artesanais:

http://www.independent.co.uk/life-style/food-and-drink/features/american-craft-ales-brewed-in-the-usa-2036768.html
Sem imagem de perfil

De Fernando Frazao a 01.08.2010 às 16:08

O problema é que nós não temos uma verdadeira cultura da cerveja.
É normal que ao pedir uma Super Bock e para além da pergunta estúpida "quer copo?" vir um copo com o logo da Sagres ou com copo cilíndicro de wiskhy(?) ou até um copo com o logo da Sumol.
Na Bélgica, na Holanda, na Alemanha, na República Checa isto é impensável.Já viram alguém, nestes países, beber da garrafa, esse desporto nacionalmente disseminado?
Acrescente-se os copos gelados e secos.
Enquanto nos países citados se molham os copos para retirar gas à cerveja aqui, quanto mais seco melhor, suponho que com o intuito de, depois, melhor arrotar , já sem falar da absurda baixa temperatura a que é normalmente servida.
O mesmo se aplica ao wiskhy com gelo.
O que o pessoal gosta mesmo é álcool.
Seja de que maneira fôr.
Sem imagem de perfil

De Jorge Nunes a 28.08.2010 às 15:01

A Australiana Carlton Draught já é deveras reconhecida pelas suas fantásticas campanhas publicitárias.
A nova aposta, não só mantém, como aumenta esse reconhecimento. Muito bom!

http://www.youtube.com/watch?v=MQsA2eW6-Vo

Cumprimentos!
Sem imagem de perfil

De paulo oliveira a 12.06.2012 às 21:50

...sim neste momento existe uma microcervejaria no Porto...com 5 cervejas ! Helles, Stout,Amber, Bock ,IPA e de Trigo
Imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 09.10.2012 às 11:49

É a excelente cerveja Sovina, dos "3 Cervejeiros". Já bebi no Claro e na Taberna da Rua das Flores, e tenho em casa, comprada no site.

Vejam os sites

www.3cervejeiros.pt

www.cervejartesanal.com
Sem imagem de perfil

De Jorge Cardoso a 21.07.2014 às 20:46

Neste momento já há:

https://www.facebook.com/cervetecalisboa

Comentar post


Pág. 1/2



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Julho 2010

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Comentários recentes

  • Joao Fernandes

    Eu trabalho com mangalitza na Hungria, neste caso ...

  • João Faria

    Há uns tempos deparei-me com uma imagem do marmore...

  • Bruno

    Interessante - moro em Londres e não conhecia o Ta...

  • Duartecalf

    Mais uma boa notícia. É sinal de que a nossa gastr...

  • André

    Já para não falar no efeito pernicioso que esta "g...