Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Topinaquê?

por Miguel Pires, em 02.11.10

 

Topinambo, tupinambo, tupinambour, só para me ficar pelos nomes próximos. Maria de Lourdes Modesto não o refere no seu livro 'Cozinhar com Vegetais' mas existe na internet informação abundante sobre este tubérculo (como por exemplo aqui, aqui e aqui). Consta que é originário das Américas e é parente da batata, da qual se aproxima na composição (embora contenha inulina em vez de amido o que o torna um amigo dos diabéticos). O seu sabor é mais adocicado do que o da batata e lembra a alcachofra, ou não fosse conhecido no mundo anglo-saxónico também pelo nome de 'Jerusalem Artichoke' (Alcachofra de Jerusalém).

Sempre que o comi foi em puré. A  primeira vez há uns cinco anos no Vila Joya e, no ano passado, a acompanhar um lombo de robalo que o Leonel Pereira tinha no menu do Panorama - Hotel Sheraton Lisboa. Na semana passada, Torsten Schulz (do São Gabriel, Almancil) em visita a este mesmo hotel incluiu-o também num dos pratos ('camarão tigre salteado com topinambours e emulsão de açafrão"). O Nuno Diniz também tem/tinha na carta da York House a acompanhar um naco de atum (conforme conta aqui) mas o mais importante é que encontrei este topinambo à venda na Miosótis e com o bom aspecto que a foto mostra. Dizem que a pele sai bem em àgua quente, mas quem mo disse deve ter vários estagiários a fazer o trabalho duro por ele. A mim deu-me uma trabalheira a descascar e ainda por cima assassinei-o na Bimby. Felizmente o sabor não saiu prejudicado e por isso irei voltar a experimentar (nota:por questões óbvias a foto da 'papa nhanhosa' em que resultou o suposto puré não é publicável)

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:54


4 comentários

Sem imagem de perfil

De Raul L. a 03.11.2010 às 17:32

O puré do Panorama estava muito bom! Mas curiosamente tenho encontrado o topinambour mais sob a forma de "chips" (por exemplo, no robalo assado em engaço de Fernão Pires do Menu das Vindimas do Assinatura; no pargo guisado com capas de viúva do Menu dos Cogumelos, também do Assinatura; ou no Suquet de Camarão do Vistas).
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 04.11.2010 às 00:59

Esqueci-me de referir que o exemplar acima é de produção nacional
Imagem de perfil

De maloud a 04.11.2010 às 20:20

Na próxima experimente esta receita http://www.mamina.fr/article-topinambour-soupe-ou-veloute-aux-amandes-42482613.html
e vai ver que não se arrepende.
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 04.11.2010 às 23:38

Parece-me interessante, vou experimentar. Obrigado, Maloud.

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Novembro 2010

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930

Comentários recentes