Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Eleven perde estrela Michelin

por Duarte Calvão, em 25.11.10

 

Más notícias para Portugal no guia Michelin 2011. Acaba de ser anunciado em San Sebastian que a única novidade é a perda da estrela do Eleven, em Lisboa, do chefe Joachim Koerper. Uma pena.

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:17


15 comentários

Imagem de perfil

De maloud a 25.11.2010 às 21:10

E a Casa da Calçada?
Sem imagem de perfil

De Alexandre SIlva a 25.11.2010 às 22:10

Não acho que a Casa da Calçada merecesse perder a Estrela que tem, tenho seguido o trabalho do Vitor de perto e digo, que está muito à frente, independentemente se as pessoas acham que é uma cozinha impraticável ou não, ele diz que não e eu acredito nele.
Perder a estrela era uma injustiça para ele. Não só manteve a qualidade, como a elevou ao quadrado.

Mas isto é só a minha humilde opinião, conta o que conta.
Imagem de perfil

De maloud a 25.11.2010 às 23:20

Obrigada. Reservei lá um jantar;)
Sem imagem de perfil

De Alexandre Silva a 25.11.2010 às 21:14

...
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 25.11.2010 às 23:09

É verdade que no meio se demasiada importância às estrelas Michelin, mas a relevância que estes prémios têm a nível mundial é enorme. Mesmo em países como o Japão ou os EUA em que no inicio o metier se mostrou relutante, hoje olha para o Guia Michelin com outros olhos. É óbvio que em cada país os que acompanham o cenário de perto acham sempre que há muito de injustiça e arbitrariedade na atribuição das estrelas. Nos últimos dois anos tive a oportunidade de experimentar os pratos da grande maioria dos principais Chefes que trabalham no nosso país e, entre eles, de todos os que ostentam ou ostentaram as tão cobiçadas estrelas. Considero por isso que, de um modo geral, todos os que as têm, merecem-nas. Assim como acho também que o Joachim Koerper merecia mantê-las, bem como acho uma grande injustiça o trabalho do Leonel Pereira (que acompanhei bastante de perto este ano) não ter sido reconhecido. Mas a verdade é que eu não sou inspector do guia vermelho.
Sem imagem de perfil

De Raul L. a 26.11.2010 às 11:04

Para mim, Ricardo Costa no Yeatman é o mais forte candidato a ganhar uma estrela no próximo ano -- a cozinha é de altíssimo nível, o chefe pasteleiro é muito bom, tem o apoio do hotel e a sala tem espaço para um serviço de excepcional qualidade. Aliás, está ao nível de muitos 2* dessa europa fora...
Também acredito que com consistência chegará o dia do Leonel Pereira (Panorama) e do Henrique Mouro (Assinatura). E a segunda do Hans Neuner (Ocean) e do Avillez (Tavares) -- aliás, de certeza que isto do Eleven assustou os estrelados que mantiveram a * e os irá espicaçar!
Imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 26.11.2010 às 16:22

A minha opinião sobre o Eleven é conhecida - nunca me entusiasmou.

Eu nunca lhe teria dado uma estrela, mas também nã percebo porque, tendo-a, a perdeu. Não me parece que a qualidade tenha decaído este ano (o mesmo já se tinha passado com o Porto de Santa Maria).

Este mundo da primeira estrela, na modesta opinião de quem como eu conhece alguma coisa mas está longe de conhecer o suficiente para poder dar uma opinião realmente sustentada, este mundo, dizia, tem fronteiras ténues. A diferença entre "ter e não ter" é de difícil discernimento nalguns casos.

Cada vez me parece mais que é a partir da segunda estrela que o guia se torna realmente consistente. Ainda não fui a nenhum2 ou 3 estrelas que me tivesse decepcionado (mais uma vez, sem querer com isto dizer que já visitei muitos - baseio-me no que conheço)

Agora já fui a alguns 1 estrela que, em comparação com outros não estrelados (por exempo o Anthony's de Leeds ou o Panorama), me deixam céptico relativamente aos critérios.
Sem imagem de perfil

De Joao Vicente a 27.11.2010 às 11:25

Pelos comentários que tenho lido do eleven posso dizer que não fiquei surpreendido, e que sem duvida a casa que merecem uma estrela a, nomeadamente Alexandre Silva no Bocca , Henrique Moura no Assinatura e Bertilio Gomes na Casa da Comida.
Imagem de perfil

De Em memoria de meu pai a 29.11.2010 às 18:24

Boa tarde,

Discordo totalmente das sugestões que aqui fazem como que a querer substuir o Eleven, nenhuma delas é melhor, nem é uma experiência transcendental que mereça uma estrela, isso é outro campeonato e preparação. Embora sirvam boa comida tem bons chefes com provas dadas mas não mais do que isso, então o que dizer do Panorama e do Manifesto. Se fosse pela experiência e ambiente Olivier da Costa já tinha 3 estrelas talvez seja um dos poucos que recrie o ambiente Nova yorkino numa refeição servindo comida simples até à loucura do champagne.
p.s- esta roda viva de chefes, saidas e entradas, projectos duvidosos, carreiras destruidas é preocupante, algo vai mal no nosso burgo hoteleiro e restaurativo. Esperemos que 2011 traga mais calma e paz.

Saudações

José Eduardo Van Zeller
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 30.11.2010 às 02:18

As saídas e entradas no hotéis então são impressionantes: soube hoje que o Chefe Emannuel Nunes saiu do Hotel do Martinhal há cerca de um mês. O Chefe Emmanuel é um francês (de descendência portuguesa) que aprendeu e trabalhou com Alain Ducasse , com os irmãos Pourcel , entre outros. Por cá tinha passado pelo Aquapura , onde também não ficou muito tempo. É de lamentar a sua saída. Estava a efectuar um trabalho muito interessante numa zona onde se come bem (Vila do Bispo/Sagres), mas onde não havia um restaurante que fizesse uma cozinha mais elaborada.

Não faço ideia que ficou no seu lugar. Num dos outros restaurantes do complexo estava um Chefe, Luís Bernardo, com um trabalho também interessante, embora mais convencional.
Sem imagem de perfil

De nuno castro a 21.12.2010 às 00:51

Pequena correcção.:)
Emmanuel Soares e não Emmanuel Nunes.Trabalhou com Gérard Vié e Alain Ducasse , com os Pourcel numa abertura 'dificilissima' em Casablanca.

Hoteis em Portugal , a aumentar de número, com projectos faraónicos...infelizmente, é a verdade...espelho deste nosso pais que amamos.

NMC

Imagem de perfil

De Em memoria de meu pai a 29.11.2010 às 17:57

Boa tarde.

Apesar de estar longe continuo a acompanhar este magnifico blog. Como estou bastante tempo fora consigo ver as coisas doutra maneira porque a restauração "lá fora" é mais descontraida proporcionando melhores experiências e é muito menos menos volatil a mudanças e quebras de serviço. Nos melhores restaurantes não há correrias nem emp. de mesa sem saber o que lhe servem tão pouco.
Em Lisboa o Eleven perdeu, o Tavares mantem assim como outros e parabens ao Vitor Matos na Casa da calçada e concordo com o os posts que defendem uma estrela para o Panorama, totalmente de acordo, Leonel pereira está num excelente momento de forma.
Se o Tavares tem apesar da juventude do chefe expliquem-me como Aimê Barroyer nunca alcançou nenhuma sendo um dos mais prestigiados assim como Joaquim Korper a trabalhar em Portugal já nem falando do restaurante varanda do Ritz que tem um serviço de sala magnifico e de cozinha nem se fala à mais de 3 ou 4 décadas. Obvio que os inspectores não terão o nosso sentido do gosto mas aguardo que no próximo ano possamos mostrar o que valemos e não deixarão de ser bons restaurantes nem bons chefes com ou sem estrelas.
p.s- tive uma boa e má noticia quando cheguei a Portugal, soube que Aimê Barroyer foi para a linha para felicidade minha e a má li noutro blog que já saiu do Oitavos. Para o ano espero que esteja num projecto que lhe dê apoio e condições para ganhar essa almejada estrela.

Um abraço e boas festas

José Eduardo Van Zeller
Sem imagem de perfil

De Rui Calçada a 10.12.2010 às 16:19

Ultimas a escaldar ainda quentinhas Aimê Barroyer a caminho de Sagres
Sem imagem de perfil

De Alguem a 12.12.2010 às 12:38

Essa sua fonte é minimamente segura ou está apenas a fazer aquilo que muitos portugueses gostam de fazer, nas mais variadas áreas, a chamada Futurologia?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 06.08.2012 às 20:28

Aimé Barroyer não, não está em Sagres... Poderia estar no Martinhal mas não está

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Novembro 2010

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930

Comentários recentes

  • Paulina Mata

    Tenho pena mas não vou poder ir. O ano passado val...

  • Duarte Calvão

    Julgo que sim. No final do post há um link que rem...

  • João Almeida

    Duarte,E quem pode participar? Porque é que é só p...

  • João Gonçalves

    Muito interessante. Reconheço que me sinto ignoran...

  • Anónimo

    Só para esclarecer que este comentário é meu. Artu...