Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

 

 

No seguimento do que efectuámos no ano passado (aqui), o Mesa Marcada pediu a várias pessoas conhecidas no meio que nos indicassem aqueles que foram os seus 10 restaurantes e 10 Chefes preferidos de 2010. Este ano a votação estendeu-se também aos 10 vinhos e 10 enólogos preferidos.

 

O painel de convidados foi o mesmo para qualquer uma das áreas sendo que cada um era livre de votar apenas nas que entendesse.

 

Às votações dos 64 convidados que responderam juntámos as nossas listas. O resultado foi um somatório das pontuações dos 67 votantes (1º lugar:10 pts ; 2º lugar:9 pts; 3º, 8 pts, etc) sendo que cada participante não podia votar no seu próprio nome, espaço ou vinho.

 

 

 

 

 

 

 

 

As listas completas, bem como o painel do júri que participou na votação podem ser consultados aqui (Chefes), aqui (Restaurantes), aqui (Vinhos), aqui (Enólogos).

 

Agradecemos a todos os que participaram neste nosso desafio e aproveitamos para felicitar os eleitos

 

Duarte Calvão

Miguel Pires

Rui Falcão

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:00


49 comentários

Sem imagem de perfil

De José Tomaz de Mello Breyner a 20.12.2010 às 11:45

Caros Amigos

Os meus parabens por mais esta iniciativa.

Aproveito para vos enviar aos 3 os votos de um Santo Natal e de um 2011 cheio de felicidades quer pessoais quer profissionais
Sem imagem de perfil

De António Moura a 20.12.2010 às 11:48

Parabéns pelo trabalho efectuado.
É importante tudo o que ajude a separar o trigo do joio.
Sem imagem de perfil

De Roh a 20.12.2010 às 12:40

Ao Henrique Mouro os meus parabéns. E ao mesa marcada um agradecimento pelo trabalho. Gosto de listas e estas fazem todo o sentido. Descobre-se algumas coisas e confirmam-se outras. E que o próximo ano seja a confirmação disso tudo.
Sem imagem de perfil

De Virgílio Gomes a 20.12.2010 às 13:02

Parabéns e obrigado pelo trabalho do "Mesa Marcada".
Sem imagem de perfil

De PaixãodaSilva a 20.12.2010 às 14:35

Parabéns por mais esta vossa iniciativa, penso que na lista dos restaurantes qualquer dos 4 primeiros poderia ser o vencedor, destaque também para o Panorama que se consolida cada vez mais como um dos grandes restaurantes da nossa praça, à semelhança dos que o rodeiam na lista merecia sem dúvida a sua 1a estrela.
Parabéns ao Henrique Mouro e à sua equipa por esta entrada directa, ao olhar para a cozinha do HM e do Assinatura, acentua-me o orgulho em ser Português.

Aproveito para desejar a todos umas Boas Festas.

Cumprimentos

PdS
Sem imagem de perfil

De Armando a 20.12.2010 às 17:30

O trabalho é de louvar, mas penso que talvez haja alguma incoerência.
Todos sabemos que a qualidade de um vinho depende de imensos factores, mas um para mim é fundamental: o ENÓLOGO. Por isso, é com alguma dificuldade e estupefação que vejo que o melhor vinho é o Soalheiro Primeiras Vinhas 2009, e o Enólogo responsável pelo mesmo seja o 8º.
Apesar deste reparo, parabéns pelo trabalho!
Imagem de perfil

De Rui Falcão a 20.12.2010 às 18:18

Armando, deixe-me só fazer um reparo, o Luis Cerdeira está em sétimo lugar no “ranking” de enólogos, em igualdade pontual com Francisco Albuquerque.
Por outro lado, penso que a enorme dispersão de vinhos (foram votados 212 vinhos diferentes) ajudou a que estas pequenas incongruências se multiplicassem… que, de qualquer forma, também têm explicação lógica. Basta para isso atentar no quadro que menciona as pontuações totais (http://mesamarcadaospreferidos2010.blogs.sapo.pt/), para perceber que, para além do Soalheiro Primeiras Vinhas, Luis Cerdeira contou ainda com o Soalheiro Reserva na 13º posição, mais o Soalheiro “clássico” na 26º posição (entre 212 vinhos)… o que é obra!
 
Imagem de perfil

De Rui Falcão a 20.12.2010 às 18:27

Gostaria de acrescentar alguma cor às listas resultantes, na área com que mais me identifico, o vinho e enólogos.
Penso ser de salientar e enaltecer o facto de na lista dos dez vinhos preferidos se terem destacado dois vinhos brancos, e logo no “podium absoluto”, com direito a medalha de ouro e bronze. São eles o Soalheiro Primeiras Vinhas e o Quinta das Bágeiras Garrafeira branco, com o Soalheiro a destacar-se claramente dos restantes. Quem diria?
Nos vinhos tintos, a grata surpresa proveio da inesperada classificação do Quinta do Mouro Rótulo Dourado, bem como da afirmação do Mouchão Tonel 3-4, como as duas grandes referências do Alentejo.
Muitas outras deduções e surpresas se podem concluir deste sufrágio, tanto nos vinhos como nos enólogos. Querem adiantar sugestões?
 
Sem imagem de perfil

De Gonçalo Queiroz a 20.12.2010 às 19:18

Só um pequeno reparo... O Hotel Mar de Ar Aqueduto aparece com 2 classificações, pois o restaurante desse hotel chama-se Degust'ar .

Vejam as posições 108 e 63.

Cumprimentos!
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 20.12.2010 às 20:37

Caro Gonçalo,

Tem toda a razão. Obrigado pelo reparo. Confundi os restaurantes dos dois hotéis, ambos do mesmo grupo e ambos tendo António Nobre como Chefe de cozinha
Sem imagem de perfil

De Gonçalo Queiroz a 21.12.2010 às 02:40

Ora essa...
O restaurante Degust'ar fica no Hotel Mar de Ar Aqueduto, local onde trabalho com o chefe Nobre.

E já agora, muitos parabéns pelo vosso trabalho que regularmente acompanho!

Sem imagem de perfil

De Carlos a 20.12.2010 às 19:52

Parabéns ao Mesa Marcada pela publicação dos Seus "10 Preferidos". Quebrando um pouco o tom dos comentários postados - e sem bairrismos medíocres - claro que dificilmente (e muitos dos habituais leitores deste blog) me revejo numa escolha em que não haja um restaurante do Porto (ou mesmo Chefe) no Top Ten. Com todo o respeito pelos "laureados" e pelos "paineleiros", o Porto tem hoje, felizmente, lugar de destaque na Gastronomia nacional. Mas, valem o que valem: os comentários e ... os votos. Fica o registo.
Imagem de perfil

De Duarte Calvão a 22.12.2010 às 14:25

Obrigado, Carlos, em nome dos três. Olhe que o Miguel Castro e Silva é do Porto e bem se esforçou em ficar pela sua cidade...É verdade que o Porto tem bons restaurantes e está cada vez melhor, mas, para o bem e para o mal, é em Lisboa que se concentra o público mais curioso e aberto a novas tendências (tirando o caso particular do "enclave de Almancil", onde predominam clientes estrangeiros). Nem sequer é em Cascais ou em Vila Franca de Xira, é a cidade de Lisboa que melhor condições dá para a cozinha contemporânea. Creio que a votação do júri, que evidentemente não condicionámos de modo algum, reflectiu isso. Não constato este excesso de "centralismo" com gosto, bem pelo contrário. Espero que em breve outras cidades portuguesas, mantendo os seus bons restaurantes de cozinha regional, tenham também outros mais inovadores.
Sem imagem de perfil

De Mónica a 20.12.2010 às 23:52

Misturar vinhos brancos, tintos, portos e espumantes no mesmo ranking não me parece grande ideia (mas admito que seja uma dificuldade minha); não obstante, obrigada pelo trabalho e pela partilha.

P.S. Já agora, o Charme 2008 (2º lugar) está aprovadíssimo!
Imagem de perfil

De Rui Falcão a 21.12.2010 às 00:02

Mónica, de facto o critério, tal como todos os critérios de avaliação, é sempre subjectivo. O mesmo apontamento se poderia colocar na votação dos restaurantes, englobando na mesma condição restaurantes étnicos, de cozinha de autor, tascas, bistrots, etc.
Pedimos simplesmente que nos indicassem aqueles que consideravam ser os melhores restaurantes, chefs, vinhos e enólogos. E, no capítulo particular dos vinhos, até colhemos surpresas agradáveis, englobando na lista dos dez preferidos dois vinhos brancos e um Vinho do Porto, revelando uma diversidade de estilos muito apreciável.
 

Comentar post


Pág. 1/3



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Dezembro 2010

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Comentários recentes

  • Miguel Pires

    Oops, já corrigido. Agradeço o reparo.

  • Martinho Cruz

    Tudo bem. Vega “Cecília” é que me ultrapassa.....

  • Anónimo

    Esta é uma boa notícia para esta altura do Natal.....

  • Duarte Calvão

    Acho, João Faria, que coloca a questão nos termos ...

  • João Faria

    É verdade que, infelizmente, a mudança ocorrida na...