Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A Cozinha é um Inferno

por Duarte Calvão, em 13.01.11

Nunca vi nem sequer um minuto do Big Brother ou de programas no género, mas confesso que acho muita piada ao Hell's Kitchen, traduzido por "A Cozinha é um Inferno", que a SIC Radical está a passar de segunda a quinta-feira, às 22.30h (acho que repete noutros horários e ao fim-de-semana). Não conheço suficientemente o mundo das cozinhas para saber se aquilo é mesmo assim ou se todos os chefes têm o mau génio implacável de Gordon Ramsay (na foto), mas a verdade é que o programa prende a atenção. E, se alguém tem dúvidas,  mostra que ser cozinheiro profissional é um trabalho extremamente exigente, quer em termos físicos quer mentais, com pouco lugar para amadores, preguiçosos e malandrecos.

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:59


3 comentários

Imagem de perfil

De Pedro a 13.01.2011 às 15:51

Apanhei alguns minutos e não apreciei muito, talvez por desviar tanto a atenção da comida em detrimento da vertente competitiva e emocional do programa. O Masterchef (http://en.wikipedia.org/wiki/MasterChef_%28UK_TV_series%29) continua a ser a minha recomendação para quem quer ter um gosto (televisivo) da cozinha profissional.
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 14.01.2011 às 01:14

Vi os primeiros 4 episódios e achei viciante, embora não me identifique com os valores que o programa tenta passar (come ou és comido). Achava que o Gordon Ramsey até era mais tirano, mas afinal o homem até elogia quando as coisas estão bem feitas. Não sei como é que a coisa vai evoluir mas não gostaria de ter nenhum daqueles cromos na minha cozinha, quanto mais a chefiar um restaurante meu!
Também espero que a tradução melhore. Pelo menos no 1º episódio scallops ', já era traduzido como 'vieiras' e não como "escalopes". No entanto John Dory aparecia como 'peixe John Dory ' em vez de Peixe Galo.

Mas também concordo com o Pedro, o Top Chefs embora não tenha uma figura carismática como Ramsey , é mais interessante do ponto de vista da cozinha (alem de que a produção é menos sensacionalista )
Sem imagem de perfil

De Rui Matias a 14.01.2011 às 10:18

Trabalhando eu numa cozinha á pouco mais de 10 anos e tendo feito extras em tudo o que é lado para poder conhecer mais e mais, posso dizer que não á muitas cozinha assim e a serem tão maltratados, mas quanto á pressão de ter um restaurante cheio para servir garanto-vos é tanto ou mais do que ali. Digo ainda mais, um Chef que não é exigente com os seus "pupilos" e onde não consegue que os seus colaborabores executem na perfeição aquilo que ele "perspectivou" para os pratos, está destinado ao fracasso............. para isso muitas vezes temos de ser rigidos, um pouco ou tanto como mostra o programa, mas tambem elogiar sempre que algo sai na perfeição como queriamos e imaginamos que deveria ser........... só assim e ao fim de algum tempo em todo e cada prato que sai da "cuisine" se poderá ouvir o elogio do Chef. Mas para os aspirantes a cozinheiro digo que só sobrevivem nestas cozinhas exigentes aqueles que realmente "amam" aquilo que fazem.
"Just my 2 cents"

ps- Quanto ao mau feitio.....hum 90% dos casos é verdade ;-)

Comentar post



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Janeiro 2011

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Comentários recentes

  • Alexandre Silva

    O que está a dar, é o que não está a dar! Fico esp...

  • Jorge Guitian

    Uno más para la agenda de la próxima visita a Lisb...

  • Joao Fernandes

    Eu trabalho com mangalitza na Hungria, neste caso ...

  • João Faria

    Há uns tempos deparei-me com uma imagem do marmore...

  • Bruno

    Interessante - moro em Londres e não conhecia o Ta...