Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Restaurante Magano

por Miguel Pires, em 25.03.11

O fidalgo de Campo de Ourique 

 

Segundo o dicionário da Porto Editora magano é um indivíduo sem escrúpulos, que usa de expedientes, que engana; um mariola. Das duas uma ou os senhores do Magano de Campo de Ourique são uns brincalhões, ou os da Porto Editora são demasiado sérios. Inclino-me mais para a  primeira hipótese, se não vejamos: no primeiro dia aparecemos sem reserva e, embora o restaurante estivesse cheio, resolvemos esperar. Relutante em querer adiantar o tempo de espera, a empregada acabou por referir uma meia hora. A muito custo dado não gostar de o fazer porque “depois não é e os senhores vão protestar”. Não íamos. Até porque passado esse período já estávamos à mesa. Depois, ao longo de todo o jantar (bem como no do dia seguinte) o serviço não poderia ter sido melhor: não tentaram ‘empurrar’ nenhum prato que fosse mais conveniente sair nesse dia (como fazem alguns maganos por aí), foram sempre simpáticos, prestáveis e profissionais.

Na verdade o que nos convenceu a esperar foram a travessa de peixinhos da horta e umas empadas de galinha, que observámos à entrada. Muito bons os primeiros, de boa fritura e polme exemplar a pedirem apenas um pouco mais de sal. Quanto às empadas, gosto delas com mais galinha desfiada (ou em bocadinhos) e menos ‘papa’ e, já agora, com uma presença de chouriço mais discreta (como nas do Salsa&Coentros, por exemplo). No entanto a fome, a excelente massa exterior e o facto de virem mornas acabaram por superar o lado menos positivo. Ainda nas entradas gostei dos cogumelos recheados com queijo. Matéria prima modesta mas de boa conjugação: cogumelos de Paris com o e um ligeiro estufado de legumes e uma capa de queijo gratinado

Nos pratos principais sobressaiu a sopa de cação de coentrada. Uma das melhores que já comi. Bom produto, bem trabalhado e temperado a preceito (peixe no ponto perfeito; farinha a engrossar o caldo na medida certa; equilíbrio no uso dos coentros e no toque de vinagre). Muito boas ainda, as petingas fritas. Estaladiças e bem acompanhadas de uma açorda como mandam as regras. De menor virtude os pastéis de massa tenra. Embora confirmassem a mestria da cozinha, no que toca a fritos, não agradaram, nem pelo recheio de carne moída, tipo pasta, em vez de triturada (mais grossa), nem pelo arroz de tomate feito com um arroz agulha (ou tipo agulha) daqueles que nada absorve, ao contrario do carolino, o ideal para este tipo de confecção. Houve ainda uma boa posta de garoupa grelhada no limite de pôr um Gordon Ramsay a gritar, “it’s raw!!!”. É verdade que é recorrente o protesto por se passar em demasia os peixes nos restaurantes portugueses (sobretudo nos mais tradicionais). Acontece que quando o peixe é servido em posta e não chega a ser cozinhado no ponto, a carne fica agarrada à espinha, o que não é agradável.

Nas sobremesas o arroz doce é dos claros (com pouco ou nada de ovo), mas bom; a torta de claras, simpática e o fidalgo, rico, de acordo com o seu estatuto e com a receita (não recomendado a fígados sensíveis).

Com as recentes obras – que deram um ar mais requintado ao local – os vinhos ganharam maior importância. Ao fundo da sala há agora um espaço climatizado onde estagiam algumas das principais referencias nacionais. A carta privilegia os tintos e tanto estes como os brancos são servidos em copos correctos e á temperatura ideal.

O Magano continua a ser uma bom restaurante não só no competitivo (em termos de restauração) bairro de Campo de Ourique, mas também na cidade. Quanto a maganices... não é pelo pecadilho do pão vir sempre na conta, mesmo quando não é consumido, que ganham o título. Estes maganos são gente séria.

 

pastéis de massa tenra e, ao fundo,  petingas fritas com açorda

 

 

Preço médio com vinhos: 30€

 

Contactos: Rua Tomás da Anunciação 52 (Campo de Ourique) Lisboa; Tel:213954522

 

texto publicado originalmente nas páginas do Outlook do Diário Económico, em 11 de Março de 2011


Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 10:01


6 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 26.03.2011 às 19:12

gordan ramsey ?!?!?!? quem é ???
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 26.03.2011 às 19:31

Caro anónimo

peço desculpa por tão lamentável gralha esta de trocar um "o" por um "a". Com todos esses "?!?!?!?" temo ter-lhe provocado um princípio de taquicardia. Por isso, novamente mil perdões. Mas se calhar o melhor é tomar uns comprimidos para a hipersensibilidade.
Sem imagem de perfil

De helen cardoso a 27.03.2011 às 23:31

Pena a fumarada. Só depois de começarmos a jantar saiu o fuminho das mesas à nossa volta. Foi mau -fiquei doente, porque o meu pequeno mundo se dá muito mal com cigarros. Ninguém avisa, assim sempre lá caem mais uns incautos. Como agora há a lei (!) somos mesmo apanhados à traição...
Parabéns pelo blog!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 07.04.2011 às 23:14

Por acaso , antes de entrar no restaurante reparou no autocolante azul que logo na porta de entrada dava a informação de que se trata de Restaurante para Fumadores?
Sem imagem de perfil

De helena cardoso a 08.04.2011 às 19:21

Não, Anónimo, não reparei. Tínhamos reservado por telefone e como agora há a lei... nem imaginámos e entrámos à vontade, sem reparar. Mas é verdade, há cada vez mais locais públicos e fechados onde a lei não é aplicada.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 15.04.2011 às 21:28

é pena existirem pessoas que não têm qualquer conhecimento dos requesitos necessários para a existência de um restaurante fumadores ou não fumadores...resumem-se criticar e boicotar...é triste...a informação é pertinente...não se feche só no seu mundo.
Bom fim-de-semana.

Comentar post



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Março 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Comentários recentes

  • Alexandre Silva

    O que está a dar, é o que não está a dar! Fico esp...

  • Jorge Guitian

    Uno más para la agenda de la próxima visita a Lisb...

  • Joao Fernandes

    Eu trabalho com mangalitza na Hungria, neste caso ...

  • João Faria

    Há uns tempos deparei-me com uma imagem do marmore...

  • Bruno

    Interessante - moro em Londres e não conhecia o Ta...