Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Abaixo ao talher de peixe!

por Miguel Pires, em 10.05.11

 

Como canhoto que já disparou umas quantas batatas torneadas (e outras por tornear), assino por baixo! 

 

"Mas expliquem-me os defensores: para que serve o talher de peixe? Vejamos, mesmo na nova cozinha, cada vez mais eu até só uso o garfo. Mesmo um peixe com uma cozedura unilateral, sobre a pele, esta sai melhor com uma faca de carne. E quantos de nós não assistimos ao disparo de uma batata torneada ao tentar cortá-la com uma faca de peixe? E ainda como farão os canhotos para comer com talher de peixe?

 

Eu gostaria de organizar uma campanha contra os talheres de peixe. Já estou a ouvir os gritos de: absurdo, deselegante, pindérico… e outros adjetivos que me queiram dedicar. Afirmo que para os restaurantes o investimento é menor, a formação do pessoal é mais simples e muitas vezes os clientes agradecerão. Tenho a sorte de, em muitos restaurantes que já sabem desta minha posição, já nunca me colocarem talheres de peixe, e eu agradeço. E volto"

 

Este excerto é de Virgílio Gomes e faz parte deste interessante post sobre talheres 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:52


11 comentários

Sem imagem de perfil

De Luís Pontes a 20.05.2011 às 11:12

Se é verdade que é falta indesculpável não haver talheres de peixe para esquerdinos (como há tesouras e instrumentos musicais), também é verdade que nada chega em ergonomia, precisão e adequação à função como o talher de peixe.
Claro que, como tudo, tem função específica que não inclui cortar moluscos ou bifes de atum mas é imprescindível para desmanchar no prato um qualquer peixe de tamanho "um por pessoa" (a menos que se tenha aderido à modinha suburbana dos carapaus "escalados").
O que, infelizmente, se passa por aqui é que a esmagadora maioria nunca viu aquilo a não ser em casório e naturalmente, usa-os com a delicadeza e assertividade de elefante em loja de cristais ou para cortar batatas que, de resto, nem se cortam nunca... partem-se só com o garfo!
Mas é tendência que veio para ficar! Não será de estranhar que daqui a mais uma ou duas décadas se vejam os "gourmets" portugueses de garfo em riste com a direita e coca-cola na esquerda, à boa maneira ianque.

Comentar post



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Maio 2011

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Comentários recentes

  • Alexandre Silva

    O que está a dar, é o que não está a dar! Fico esp...

  • Jorge Guitian

    Uno más para la agenda de la próxima visita a Lisb...

  • Joao Fernandes

    Eu trabalho com mangalitza na Hungria, neste caso ...

  • João Faria

    Há uns tempos deparei-me com uma imagem do marmore...

  • Bruno

    Interessante - moro em Londres e não conhecia o Ta...