Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




À mesa no Master Chef

por Miguel Pires, em 23.09.11

 

 

 

No próximo Sábado o Master Chef (RTP1) vai ter como júri de uma das provas, 2/3 de Mesa Marcada e 1/3 de Revista de Vinhos (Fernando Melo). O episódio foi gravado em Sesimbra numa tarde escaldante de Julho. Confesso que estou com alguma curiosidade porque não tinhamos a noção completa do que estava ou não a ser gravado (só espero que com todo aquele calor e luz insuportável não tenha atirado nenhum piropo à Silvia Alberto. Ou se o fiz, que não tenha ficado gravado. Ou, pelo menos, que a minha mãe não veja) 

fotos: Paulo Barata

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 01:41


26 comentários

Sem imagem de perfil

De bitoque a 23.09.2011 às 14:00

estou com alguma curiosidade extra para ver o programa, alem do desempenho dos masterchef ver o desempenho do masterjuri .
à suivre ...
Sem imagem de perfil

De Nuno Carrasco a 24.09.2011 às 22:20

Caros Senhores

Ainda estou a ver o Masterchef no qual um dos vossos "bloggers" esteve presente. Vim espreitar o vosso blog e adorei. Há muito que sou adepto incondicional da Gastronomia e tudo o que a ela respeita. Como profissionais na area gostaria de vos pedir um minuto do vosso tempo para me dizerem o que acham dos textos com tenho colaborado no:

http://blogviajantes.blogspot.com/2011/08/mercado-de-san-miguel-em-madrid.html

Será que estou no bom caminho para um dia poder escrever de uma forma mais regular e profissional?
Obrigado pela atenção e Parabéns pelo vosso trabalho.
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 25.09.2011 às 11:09

Olá Nuno

O blogue que colabora reúne dois assuntos que casam bem: comida e viagens o que, logo à partida, é meio caminho andado para que dê certo. Um blogue tem as suas regras e não é o termo que define se é amador ou perfissional. No fundo é como um outro suporte (jornal, revista) só que numa plataforma diferente. Se quiser enviar-me o seu email poderei dar-lhe uma opinião em relação aos seus textos (só tive tempo de dar uma vista de olhos rápida no vosso blogue). O meu email está no meu perfil (em cima, à direita).
Sem imagem de perfil

De Chef a 24.09.2011 às 22:41

Fraquinha a prestação dos 'críticos'. A propósito: vocês sabem confeccionar aquilo que 'criticam'?...
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 25.09.2011 às 10:54

Caro(a) 'chef'

Há quem ache que no futebol os árbitros deviamm ter o mesmo protagonismo do que os jogadores. Felizmente que os produtores do MasterChef acharam que os concorrentes é que deviam ter esse protagonismo e montaram o episódio nesse sentido.

Quanto à pergunta que faz caro(a) ' chef ', respondo-lhe e retribuo: umas coisas sim, outras coisas não. Quando lê uma crítica de cinema também pergunta se o crítico sabe fazer um filme? ou se um jornalista especialista em economia e gestão saberá gerir uma empresa? E um crítico de tauromaquia saberá pegar touros?
Sem imagem de perfil

De nesta a 26.09.2011 às 00:40

Boa noite.
Uma pergunta...
3 dos melhores críticos nacionais de gastronomia???
Em que fundamento?
Não beliscando o "algum" conhecimento dos 3 júris, acho que a gastronomia portuguesa é demasiado rica, para ter JÚRIS, que não são profissionais na área que críticam.
Um menos grande, para a produção do programa!!!!!
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 26.09.2011 às 02:16

Caro Nesta

Esteja à vontade, não belisca nada. De qualquer forma deixe-me esclarecê-lo que qualquer um dos 3 membros do júri é profissional da área

Sem imagem de perfil

De Carlos Pinto a 27.09.2011 às 12:31

Grande Nesta .
Concordo , quando vemos programas como Masterchef US / Australia / Irlanda os críticos são Chefs de grande reputação ou pessoas com grande influencia no mundo culinário
Não percebo o porque da escolha de jornalistas e escritores de blogs.
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 27.09.2011 às 17:45

Se calhar devia era informar-se melhor sobre o que escreve: Matt Preston , um dos elementos dos júri do MasterChef Australia , é crítico de restaurante e jornalista da área de gastronomia.
Sem imagem de perfil

De Carlos Pinto a 30.09.2011 às 12:06

Pois mas não se compare a pessoas que têm no currículo coisas como Le Cordon Bleu World Food Media Awards Food Journalist of the Year / Creative Director of the Melbourne Food and Wine Festival .
Meu Caro sem querer deitar ninguém a baixo.
Não estou a dizer que os senhores nao são competentes para fazer o vosso trabalho, muito pelo contrario.
Simplesmente fico a pensar que deveriam ser outras pessoas com outras qualificações para darem a alguém o titulo de MASTER CHEF .

Imagem de perfil

De Miguel Pires a 30.09.2011 às 13:03

"Não estou a dizer que os senhores não são competentes para fazer o vosso trabalho, muito pelo contrario."

E já agora, na sua opinião, qual é o trabalho de um critico gastronómico?
Sem imagem de perfil

De mary had a little lamb, then she ate it a 07.10.2011 às 14:25

Desculpem lá mas vi uma vez um programa do MC Austrália e os críticos foram uma equipa de 10 construtores civis, trolhas mesmo. Podiam ter grande reputação, acredito que sim, nas obras que construíam, mas grande influência no mundo culinário... vou ali e já venho. E vi que as críticas foram muito bem aceites pelos concorrentes.
Vá lá, toca a esfregar pedra pomes nesses cotovelos que a dor passa.
Sem imagem de perfil

De António Moura a 25.09.2011 às 10:38

A produção deste programa este abaixo de péssimo.
Se não se desse o caso de conhecer estes três criticos e ter consideração pela sua opinião, seria tentado a dizer que fizeram uma triste figura.
Foi um mau serviço que se prestou à nossa gastronomia, porque considero que há que ter respeito pelo trabalho dos BONS críticos.
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 26.09.2011 às 02:29

António

É verdade que a nossa participação poderia ter sido melhor contextualizada, bem como poderiam ter aparecido as nossas considerações finais. A produção não quis dar esse enfoque, o que é discutível , mas legítimo.
Sem imagem de perfil

De Pingus Vinicus a 25.09.2011 às 20:57

Não consigo gostar, peço desculpa, ao MC made PT. tento, tento, tento e tento.
Só de pensar nas claras em castelo. :)
Imagem de perfil

De Duarte Calvão a 26.09.2011 às 12:07

Em primeiro lugar, quero pedir desculpa a quem ficou tão incomodado e até ofendido com a nossa participação neste programa. Se soubesse que Portugal tinha tantos e tão bons críticos gastronómicos, como se vê pelos comentários, teria sentido vergonha em participar.
Em segundo lugar, quero defender a produção do programa, que fez um óptimo trabalho, pelo menos no meu caso, já que não descontextualizou nem deu ideias erradas sobre as minhas opiniões. Só quem não percebe minimamente o que é televisão e montagem é que pode achar que, no tempo disponível, se podia fazer mais.
Em terceiro lugar, agradeço que os "críticos dos críticos" fundamentem as suas críticas e concretizem os pontos em que acham que estivemos mal. Se não o fizerem, as suas críticas são apenas banal e desinteressante "má língua".
Sem imagem de perfil

De nesta a 27.09.2011 às 00:14

Caro Duarte Calvão, boa noite.
Também não foi assim tão "má" a sua prestação!!!
Tem que interpretar as críticas desta maneira;
Quando houver uma 2ª oportunidade ( o que não é dificíl) de certeza que se vai preparar muito melhor e até melhorar o seu "Know how" em relação a cozinha portuguesa. Que, diga-se de passagem, bem merece!
Mas tem que admitir ( como fez o seu colega) que houve situações pouco "esclarecedoras" !!
Imagem de perfil

De Duarte Calvão a 27.09.2011 às 01:23

Boa noite. Este é o tipo de comentários vagos e incompreensíveis que eu já referi. O que quer dizer com "melhorar" a minha prestação? Diga-me, sff, em que é que eu errei e certamente irei curvar-me perante um tão grande conhecedor da cozinha portuguesa (e era bom que dissesse quem é e o que faz, para começar), que está tão ansioso em dar lições aos "críticos".
Sem imagem de perfil

De nesta a 28.09.2011 às 00:06

Caro Duarte Calvão, boa noite.
Por favor não me interprete mal!
1º, comentei e comento esporádicamente nest blog, porque a impressão que tenho do mesmo, é que não é tendencioso, é democrático e os próprios comentadores são coerentes e não se melindram com opiniões honestas e sem presunção!!!
2º, Não sou crítico "profissional" nem tenciono o ser, sou sim, com orgulho, PROFISSIONAL da área de comidas e bebidas com formação na EHTL.
3º, Pelo aquilo que vi na TV, a ideia de que fiquei, foi muito pobre e muito pouco benéfica para os "críticos" .
Porque na minha opinião ( vale o que vale) para quem viu na TV, as partes técnicas foram pouco ou nada faladas e exploradas!
4º, Tenho o prazer em trabalhar e privar com um dos 5 MasterChef em Portugal, e a simplicidade conjugada com a sabedoria daquele individuo, é tal, que por vezes nos nossos briefing's após os jantares do restaurante, desata a falar coisas do género..." epá, nos ultimos 2 dias a espuma de frutos secos com mel anda com as ligações soltas, não me anda a sair nada bem, vou ter mesmo que abrir a pestana"...
A hulmidade é muito amiga do conhecimento!
Contudo, se belisquei e ofendi a sua capacidade crítica, peço desculpa!
Sem imagem de perfil

De José Tomaz de Mello Breyner a 26.09.2011 às 12:12

Caros Amigos

Gostei imenso de os ver aos 3 neste programa. Estiveram bem, mostraram os vossos conhecimentos, fizeram comentários pertinentes, a o vosso critério foi exactamente o que deveria ser.

Um abraço
Sem imagem de perfil

De Paulo Salvador a 26.09.2011 às 20:08

Eu também gostei do que vi. Ainda mais da critica do Miguel ao prato da Sonia, ainda que eu possa ser suspeito nesta avaliação! Mas no final o que importa é que se divulgue a gastronomia como uma identidade nacional, deveríamos todos ler a crônica do José Bento dos Santos na RV que acabou de sair e refletir sobre as vantagens de se falar de uma gastronomia que seja verdadeiramente uma identidade portuguesa! Só quem é muito ingênuo é que não percebe que hoje em dia se falamos na Espanha ou na Escandinávia como referências da alta cozinha é porque existiu um trabalho INTENSO e PROFISSIONAL na divulgação dessa mensagem... Com essa atitude destrutiva generalizada de que somos todos enganados por Chefs charlatões e críticos amadores, não vamos a lugar nenhum! Como é óbvio em relação ao programa de TV, concordo 100% com o Miguel Pires ao dizer que algumas decisões da edição são discutiveis (eu que por razões óbvias de ser marido de uma concorrente acompanho desde o inicio também teria feito muitas observações), mas a verdade é que só assisste quem quer pois opção é que não falta!
Sem imagem de perfil

De Critico dos criticos a 26.09.2011 às 20:47

Vi o programa hoje com atenção e não percebo a razão das pessoas ficarem escandalizados com os comentários dos "críticos".
Provavelmente alguns foram reduzidos a alguns segundos e não se perceba a razão da pergunta, mas televisão é isso.
Mas infelizmente neste país quem aparece, arrisca-se a ser alvo de "critica".
Miguel, o teu comentário do pato, foi o melhor momento do programa.

Sem imagem de perfil

De joão - flavors and senses a 27.09.2011 às 12:15

A verdade é que estamos em Portugal, e a maioria teima em achar que que o que se faz por cá é mau. 1º a produção do masterchef PT segue as linhas do americano que não passa na nossa tv e não do australiano ( com um orçamento diabólico). Segundo acho que poderiam criticar mais facilmente os castings e a habitual escolha de pessoas sem habilidade para as 1as fases, do que a produção e a prestação dos críticos que a meu ver estiveram bem e não lhes cortaram o pio por assim dizer. Os meus parabéns ao Duarte e ao Miguel pelo reconhecimento merecido que lhes foi dado.

Comentar post


Pág. 1/2



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Setembro 2011

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

Comentários recentes