Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Compro o que é nosso?

por Miguel Pires, em 13.10.11

Todos nós ouvimos dizer que a nossa fruta e os nossos legumes é que são bons. Num país com uma auto-estima baixa e em que recorrentemente se prefere o que é estrangeiro (sobretudo se meter um mínimo de tecnologia) este é um capital de imagem que deve ser aproveitado. Não por razões de nacionalismos exacerbados, mas porque faz sentido, quer do ponto de vista da criação de riqueza local, quer por razões de qualidade e de sustentabilidade. 

 

No entanto se há coisa que me irrita mesmo é passar por uma banca de fruta com bom aspecto, pegar numa, ferrar-lhe o dente e acontecer o que mostro na foto abaixo. Era suposto que esta pera rocha nacional fosse de época ou, sendo-o, que estivesse em estado de boa conservação.

 

 

 

Por isso é que quando me dizem que a fruta e os legumes nacionais é que são bons e que os espanhóis não prestam para nada, costumo responder que a minha preferência vai para os de qualidade. Se forem nacionais, tanto melhor.

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:24


7 comentários

Sem imagem de perfil

De Valter Costa a 13.10.2011 às 21:41

Essa pêra rocha tem o problema que quase toda a fruta tem. Apanhada em verde e colocada nas camras frigorificas. Depois o entrar e sair das ditas camaras faz isso.
Sem imagem de perfil

De Alexandre Silva a 13.10.2011 às 22:00

Nem mais!!
Sem imagem de perfil

De susanacigarro@gmail.com a 14.10.2011 às 09:21

Acho que tens toda a razão. Gosto de comer o que é bom. Mesmo que não tenha de ser Nacional.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 14.10.2011 às 14:25

O que se está a passar com a pêra rocha -- uma das frutas mais deliciosas que temos -- é um escândalo. Ultimamente, a regra tem sido a fruta encontrar-se pôdre e/ou nunca amadurecer. Devia ser proibido este tratamento à fruta, devia existir um controlo de qualidade, etc... Assim é um verdadeiro assalto ao consumidor
Sem imagem de perfil

De João a 16.10.2011 às 00:58

Comprar o que é nosso, não deixa de ser uma grande hipocrisia para muitas pessoas qu alinham nessa treta...
Há dias estava comprar morangos na região de Aveiro, ao pé da estrada, e um senhora perguntou se os morangos eram nacionais, para espetar logo de imediato que estes é q eram bons e os espanhóis grande porcaria... Que por isso ela comprava sempre "o que é nosso"!
Eu, que opino que bons são aqueles de qualidade, independentemente do berço, não consegui reprimir o meu desabafo e lhe encarei: - Sim, mas... e as suas calças? e a sua t-shirt? e o seu relógio ? e o seu perfume? os seus sapatos? a sua carteira? o seu telemóvel? o seu carro?... são portugueses?

-Se os importadores dos nossos produtos fossem da mesma opinião lá se ia o negocio de milhares de empresas exportadoras e os turistas que nos visitam ficariam no seus países de origem. Então que seria de nós?

Fico corada e só respondeu: - Falo dos agricultores, por que eles precisam, que são gente muito humilde e devemos ajuda-los!
Estranha caridade... e grande hipocrisía!

Comprar, o que é BOM, esse é o lema!
Sem imagem de perfil

De Diário de Lisboa a 21.10.2011 às 19:59

A pêra Rocha tem normalmente esse problema, como já foi dito é apanhada verde e vai para frigoríficos .Como é um fruto frágil estraga-se facilmente.É mesmo muito difícil encontrar boa pêra Rocha numa grande superfície ou até frutaria normal o que é uma pena pois coloca em causa um produto de grande qualidade. O mesmo acontece com pero bravoesmofe.Infelizmente isto é uma norma em muitos produtos nacionais. A fruta espanhola é boa,em Espanha, cá raramente presta,é bonita nas não tem sabor. A pêra Rocha tem que ter um aspecto dourado e ser rija,aconselho vivamente a pêra Rocha biológica,com muito sabor ,que dura vários dias e dá para comer de varias maneiras. Sítio de confiança para as comprar em lisboa e passo a publicidade, miosótis ou biocoop.Pode ser ligeiramente mais cara mas vale bem a pena.
Desculpem meter aqui a colherada mas gosto muito de aqui vir.
Sem imagem de perfil

De o que é portugues é bom a 01.11.2011 às 21:25

E já agora que falam da fruta espanhola de ser boa mandem analisala e vejam a quantidade de pesticidas que ela contem se tem bicho e porque não tem pesticidas

Comentar post



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Outubro 2011

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Comentários recentes

  • Alexandre Silva

    O que está a dar, é o que não está a dar! Fico esp...

  • Jorge Guitian

    Uno más para la agenda de la próxima visita a Lisb...

  • Joao Fernandes

    Eu trabalho com mangalitza na Hungria, neste caso ...

  • João Faria

    Há uns tempos deparei-me com uma imagem do marmore...

  • Bruno

    Interessante - moro em Londres e não conhecia o Ta...