Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Guia Michelin mais "generoso" este ano?

por Duarte Calvão, em 16.11.11

 

Acaba de ser anunciado que a Osteria Francescana, do chefe Massimo Bottura (na foto), em Modena, é o novo três estrelas Michelin no Guia Itália 2012. Uma distinção que, como diz o outro, “só peca por tardia”, como me pareceu neste artigo que escrevi para o Fugas, no jornal Público, e publiquei aqui como post. Aliás, já era o quarto classificado na lista do “50 Melhores do Mundo” , segundo o júri da revista Restaurant. Parece assim confirmar-se uma certa “generosidade” da Michelin neste ano, já mostrada no guia para a Alemanha, que deu três estrelas ao La Vie, em Onasbruck, do chefe Thomas Bunher, e quatro novos restaurantes com duas estrelas. A Alemanha, pasme-se, é o país europeu com maior número de três estrelas, só perdendo para os 25 de França e acima dos seis espanhóis (com o encerramento do El Bulli).
Vamos ver se, quando for anunciado, no dia 24 deste mês, em Barcelona, o Michelin Espanha & Portugal, continuará a ser generoso, premiando, finalmente, com três estrelas restaurantes espantosos como o Mugaritz, em San Sebastian, do chefe Andoni Luiz Aduriz, e o Quique Dacosta, do chefe de mesmo nome, em Denia.
Quanto a nós, gente geralmente bem informada diz-me que uma primeira para o Panorama, do chefe Leonel Pereira, no Sheraton Lisboa estará ao alcance. Eu acrescento que uma segunda, para a Fortaleza do Guincho, do chefe Vincent Farges, e uma terceira para o Villa Joya, em Albufeira, do chefe Dieter Koschina, seriam mais do que justas. Outras pessoas bem informadas dizem-me que terá havido uma mudança de política na Michelin, agora mais atenta às características de cada país e menos “francesa”, poderá beneficiar alguns restaurantes portugueses de cariz mais tradicional. Tomara que sim.
A tal não será alheia a substituição, há cerca de um ano, do francês Jean-Luc Naret como director dos guias pelo norte-americano Michael Ellis. Conheci Naret recém-empossado, há um bom par de anos, numa iniciativa da Michelin em Estocolmo e correspondia quase caricaturalmente à imagem do francês arrogante e malcriado. Lembro-me que quando reclamei do facto de a equipa de inspectores que cobria Portugal não incluir um único português, ao contrário do que a Michelin anunciava ser a sua política de ter sempre inspectores dos países que abrangia, ter-me respondido que estava mais interessado na expansão nos EUA, Japão, China e outros grandes mercados do que com “problemas” em países como Portugal…

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:29


2 comentários

Sem imagem de perfil

De António Moura a 16.11.2011 às 18:30

Duarte, vou citá-lo :

"...dizem-me que terá havido uma mudança de política na Michelin, agora mais atenta às características de cada país e menos “francesa”, poderá beneficiar alguns restaurantes portugueses de cariz mais tradicional..."

Espero bem que isto aconteça, o que só abonaria a favor do Guia Michelin.
Imagem de perfil

De Duarte Calvão a 17.11.2011 às 08:42

Seria excelente, António, mas tenho cá as minhas dúvidas que aconteça. No entanto, noutros tempos não tão distantes, restaurantes como o Porto de Santa Maria, Ramalhão e, creio, Conventual, tivearm estrela.

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Novembro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Comentários recentes

  • Paulina Mata

    Tenho pena mas não vou poder ir. O ano passado val...

  • Duarte Calvão

    Julgo que sim. No final do post há um link que rem...

  • João Almeida

    Duarte,E quem pode participar? Porque é que é só p...

  • João Gonçalves

    Muito interessante. Reconheço que me sinto ignoran...

  • Anónimo

    Só para esclarecer que este comentário é meu. Artu...