Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Aprenda e (ou) cozinhe você mesmo

por Miguel Pires, em 22.11.11

 

O conceito é novo por cá. Trata-se de um espaço de cozinha informal onde se podem ir dar uns 'toques', receber umas dicas ou aprender sobre cozinha - desde as bases até preparos mais complexos. Chama-se Kiss The Cook. Não é uma escola, nem um restaurante, nem uma loja de utensílios, mas tem um pouco de tudo isso. Pertence a Sandra Ribeiro e Nuno Luís, dois outsiders da área que resolveram mudar de vida, sair da zona confortável e meter as mãos na(s) massa(s) para criarem este espaço bem equipado, 'friendly' e luminoso, na Lx Factory, em Alcântara, Lisboa. Para comandar o  projecto convidaram outro outsider, embora este reconvertido há mais tempo. Trata-se de Rodrigo Menezes, conhecido por ter participado no concurso Masterchef Portugal. Também anda por lá outra participante, a simpática e discreta timorense, Gina.   

 

Na semana passada os 'beijoqueiros' organizaram uma espécie de cooking battle para jornalistas e afins. Numa das mesas corridas, bom queijo para petiscarmos na companhia de um copo de vinho. Noutra mesa, uma panóplia de ingredientes que o Rodrigo andou a 'pescar' junto dos seus fornecedores: salmonete, cavala, bochechas de porco, rins de vitela e rabadilha (ou perto disso) de vaca. Também diversos enchidos, legumes, ervas aromáticas, especiarias, etc. Objectivo: transformarmos aqueles ingredientes em pratos comestíveis.

 

 

Conheço o Rodrigo há vários anos e, embora tenhamos um passado comum como publicitários (se bem que em áreas diferentes), nunca nos cruzámos. Pois na semana passada fiquei muito bem impressionado com ele. Primeiro pela rápida evolução, para não dizer obsessão, na cozinha. Depois pela boa disposição, humildade, confiança e determinação.

 

O Rodrigo é um convicto deste conceito que ajudou a definir e explica, com enorme facilidade de comunicação, a missão da casa e o seu papel na mesma. Há quem trabalhe nas redondezas e vá lá regularmente cozinhar, trocar umas impressões e almoçar. Há quem não sabendo fazer (quase) nada saia com as bases e o orgulho de ter comido algo self made sem serem ovos rebentados no microondas. Ao almoço a 'brincadeira' fica na casa dos 15€ e confeccionam-se pratos que não demoram mais de 30 minutos a preparar. Ao jantar a coisa é mais fina: por volta de 30€  aprendem-se a fazer coisas mais sérias, com mais tempo e com produtos mais nobres. No final, janta-se, claro e tanto ao almoço, como ao jantar pode-se ir individualmente, a dois ou em grupo.

 

Para mais tarde ficarão as 'master classes' e a ideia é que sejam ministradas por Chefs de Cozinha. É aqui que acho que estes empreendedores foram inteligentes. Rodrigo Menezes, não se acanha, nem se atrapalha, mesmo quando os pretensos cozinheiros a la minute cometem disparates. Mas também não se arma em Chef (que reconhece não ser). A sério: fiquei impressionado com a sua segurança e conhecimentos adquiridos. E não digo isto por saber que há 4 anos atrás o Rodrigo mal sabia fritar um ovo, ou porque fui co-responsável, enquanto júri,  pela sua eliminação do Masterchef Portugal. Quer dizer... é também um bocadinho por isso, mas acreditem: o tipo vai muito bem no papel.

 

Quanto à prova dos jornalistas (e afins), bom...não houve vencedores. Ou melhor, fomos todos vencedores, para ser politicamente correcto - as fotos é que saíram mal. No que me diz respeito digamos que filetei decentemente um salmonete, não o deixei passar do ponto e conjuguei-o razoavelmente bem com um linguine al nero di seppia. Até mesmo o facto do molho de fígados dos ditos - preparado com o caldo feito das espinhas, aipo, cenoura, cebola (e tudo o que leva um fumet clássico) - tenha corrido mal, tecnicamente, nem por isso  deixou de ficar saboroso. Só as p... das curgetes é que se passaram (culpa da Gina, que as deixou ficar tempo demais no forno, claro). Quanto ao empratamento, já vi piores, mas vamos saltar essa parte. 

 

Resumindo, não beijo o cozinheiro mas aplaudo este Kiss The Cook. Eles sabem vender o seu peixe. Cada um tem é que o cozinhar. Vão lá e experimentem.  

 

Kiss The Cook, Lx Factory (Alcântara), Lisboa; Tel: 213 636 314;  www.kissthecook.pt

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:02


2 comentários

Sem imagem de perfil

De CNS a 22.11.2011 às 10:31

Excelente conceito. A experimentar, sem dúvida.
Sem imagem de perfil

De Miguel Peres a 23.11.2011 às 15:04

Lindo!

Comentar post



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Novembro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Comentários recentes

  • Alexandre Silva

    O que está a dar, é o que não está a dar! Fico esp...

  • Jorge Guitian

    Uno más para la agenda de la próxima visita a Lisb...

  • Joao Fernandes

    Eu trabalho com mangalitza na Hungria, neste caso ...

  • João Faria

    Há uns tempos deparei-me com uma imagem do marmore...

  • Bruno

    Interessante - moro em Londres e não conhecia o Ta...