Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Mais um 2 Estrelas para Portugal

por Duarte Calvão, em 24.11.11

O Ocean (Vila Vita Parc Hotel, Porches) ganhou a 2a Estrela. O Tavares (Lisboa) mantém a Estrela. Já o Amadeus (Almancil) perde a Estrela.

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:26


14 comentários

Sem imagem de perfil

De Vânia Costa a 24.11.2011 às 20:59

Caro Duarte,

Venho por este meio congratulá-lo e agradecer-lhe o facto de estar em directo a publicar os resultados desta atribuição de estrelas.
É triste que num país onde exuberamos a gastronomia não haja qualquer tipo de notícia actualizada acerca do assunto. Os jornais espanhóis estão em constante actualização desde as atribuições e nós?! Se não fosse o Duarte nada saberíamos até agora, por isso, o meu obrigada e bem haja.
Sem imagem de perfil

De fernando oliveira a 24.11.2011 às 21:21

Muito bom. Parabéns aos estrelados. Concordando mais com umas do que com outras é sempre bom e positivo para o país. Continuem e venham mais
Sem imagem de perfil

De Paulo Pinto a 24.11.2011 às 21:53

Dada a nossa dimensão, são mesmo boas notícias e um sinal da evolução da nossa restauração. Só espero que assim continue. Cumprimentos.
Sem imagem de perfil

De Sónia Duarte a 24.11.2011 às 22:28

Estão de parabéns os estrelados! Faço minhas as palavras da Vânia. Tenho estado a acompanhar as edições on-line do El País e do El Mundo, bem como o Facebook, e a postura deste lado da fronteira é bem diferente...O Duarte merece, também, os parabéns e uma palavra de agradecimento pelo seu trabalho de repórter!
Sem imagem de perfil

De Louise Kamber a 24.11.2011 às 23:23

Parabéns a toda a equipa do Vila Vita Parc por mais uma estrela que bem a merece e ao Restaurante Tavares por manter a estrela que já tinha ganho. Muito empenho ao Amadeus para que recupere a estrela que perdeu! Tal como no Amadeus, somos fans de uma refeição com Robbe & Berking! Já no ano passado tinhamos assistimos á perda de uma importante estrela em Lisboa e ficámos a torcer para que fosse recuperada este ano.... mas o Grande Chef Joaquim Koerper não teve essa felicidade! Ficamos assim á espera que 2012 nos traga essas duas estrelas de volta!
Imagem de perfil

De Em memoria de meu pai a 25.11.2011 às 00:01

Boa noite.

Há um posts atrás um dos moderadores do blog disse acerca da atribuição das estrelas " que uma fonte bem colocada garante-me que Leonel Pereira receberá a sua primeira estrela" ou foi mais ou menos isto. Pena que o carteiro se tenha enganado e deixado a estrela no restaurante Feitoria. O Cordeiro vestiu a pele de lobo e levou a estrela para Belem, parabéns à equipa. Pena porque o trabalho do Leonel já merecia pela consistência. Da experiencia que tenho no Feitoria parece-me ainda muito cedo este reconhecimento para um restaurante que dá um jantar ou dois por noite e o seu menu parece as festas da espuma que existem para quase todos os pratos e o serviço nem se fala. Já o Panorama apresenta um agradável volume e grande sintonia sem quebras de serviço. E os inspetores nunca foram ao Ritz..... ou fazem pesquisa no Google para atribuição das estrelas, pena o Virgula ter fechado, esse sim merecia assim como Bertilio Gomes..... se calhar por isso está a vender gelados.
Espero que para o ano os inspectores, visto que alguns dos nossos bloguers os conhecem concendam uma estrela ao Chackall e ao Pulga por se fazerem transportar numa Piagiio Ape 50, uma mota bem portuguesa mas com pneus.....Michelin.

Desculpem sou português amo o meu pais mas sinto-me defraudado por trabalhos com mais de 5 ou mais anos não serem reconhecidos. Por esse prisma se calhar o Bocca só pelo arrojo já ficava com uma. Este pais tem uma magnifica cozinha e parece que as coisas não batem certo. Se calhar como tudo o que de bom foi deslocado para China esperemos que os inspectores tambem naõ sejam de lá.

Parabens aos estrelados, aos que mantiveram e aos que ganharam.

Saudações
José Eduardo
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 27.11.2011 às 22:07

Caro José Eduardo,

O Restaurante do Ritz tem algumas particularidades que não permitem que ele tenha uma estrela. Como por exemplo, servir o pequeno-almoço na mesma sala dos jantares ou o facto de serviço de buffet ao almoço. Regras são regras.
cumprimentos
Alex Bezerra
Imagem de perfil

De Em memoria de meu pai a 27.11.2011 às 23:21

Boa noite Alex.

No Guincho também servem pequenos almoços no restaurante, assim como na Casa da Calçada. Não me pareceu impeditivo de receber uma estrela nem talvez seja por ai mas fica ai o seu ponto de vista ou umas das razões.

Obrigado pelo esclarecimento

Saudações
José Eduardo
Sem imagem de perfil

De alfarroba a 25.11.2011 às 09:56

Jose Eduardo concordo plenamente consigo em relação ao Restaurante Panorama e aos outros que referiu mas! deveriamos perguntar aos responsáveis do ( Restaurante Panorama ) se com as condições que o Chefe Leonel teve e têm neste momento são as adequadas para tal, sim condições para desenvolver o seu magnifico trabalho é que em restauração não se fazem omoletes sem ovos e requerem consistência durante alguns anos para que ai sim as estrelas venham, não é dizerem que querem a estrela para o ano e ela aparece, para isso á que manter uma equipa ESTÁVEL por algum TEMPO para que os resultados apareçam o que no Hotel Sheraton ( Restaurante Panorama ) não acontece porque os directores gerais só pessam em certos numeros e não percebem nada de hotelaria assim vai a nossa restauração melhores dias viram para os que não ganharam a estrela, parabéns a quem a ganhou e desfrute bem dela e que leve o bom nome da gastronomia até lá fora.
Sem imagem de perfil

De Antonio Duarte a 26.11.2011 às 14:11

Boa Tarde.
Se existe equipa coesa em Lisboa é com toda a certeza a equipa de Cozinha do Panorama, que raramente sofreu alterações... Já a Equipa de Cozinha do Altis Belém/Feitoria, tem que se lhe diga... Estão constantemente a entrar e a sair cozinheiros do Hotel o que, sinceramente não lhe dá muita estabilidade.
Acho que quando se escreve algo deste género deve existir uma razão de causa, o que aqui não acontece.
Também acho (aliás tenho a certeza) que o Panorama tem mais trabalho provado do que o Feitoria... Existe muito mais consistência no Panorama, tanto na Cozinha como no serviço (mesmo que os senhores do guia, digam que o serviço não importa, duvido!!), e poderia-mos começar pelo escanção, passando pela presença dos chefes nas suas cozinhas, acredito que o Leonel passe mais tempo na sua Cozinha do que o Cordeiro...
Imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 25.11.2011 às 10:43

Acho uma tremenda injustiça o Panorama não ter ganho a estrela. Para mim está muito acima do Feitoria, cuja estrela me surpreende. Tenho de lá voltar para ver se revejo a opinião.

Não conheço o Yeatman nem o Tavares "versão Aimé", mas agorta ainda fiquei com mais vontade de lá ir.

Já o Ocean, estive lá este ano e já na altura achei que a 2ª estrela era possível (creio até que o escrevi algures, num comentário aqui ou no Fórum Nova Crítica). Fico contente.

No entanto, há que dizer que além do Ocean acho que a 2ª estrela deveria ter ido para a Fortaleza, até pela longevidade e consistência do projecto, sempre com altíssima qualidade há 12 anos, não sei ao cero, talvez mais.
Sem imagem de perfil

De Ivo Cardoso a 25.11.2011 às 12:38

Partilho totalmente da opinião do Artur Hermenegildo, já estive no Panorama várias vezes este ano e no Feitoria uma vez, achei claramente o Panorama superior e ainda por cima com preço mais reduzido. Creio que tenho de experimentar novamente o Feitoria para consolidar a minha opinião.
Tenho também de experimentar o The Ocean assim como o Tavares, espero é que os que ganharam a estrela este ano não aumentem significativamente os preços.
Em relação à Fortaleza também tive a oportunidade de ir este ano algumas vezes e acho que poderia ter ganho a segunda estrela, apesar de não ter termo comparativo pois nunca fui a nenhum com 2 estrelas.
Sem imagem de perfil

De António Moura a 26.11.2011 às 19:44

Felicito todos os restaurantes que ganharam ou mantêm estrela. Para o ano há que melhorar.

Temos mais restaurantes que merecem essa visibilidade. Um dia os inspectores do Guia hão-de dar ainda mais algum valor ao que cá temos.

Comentar post


Pág. 1/2



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Novembro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Comentários recentes

  • Alexandre Silva

    O que está a dar, é o que não está a dar! Fico esp...

  • Jorge Guitian

    Uno más para la agenda de la próxima visita a Lisb...

  • Joao Fernandes

    Eu trabalho com mangalitza na Hungria, neste caso ...

  • João Faria

    Há uns tempos deparei-me com uma imagem do marmore...

  • Bruno

    Interessante - moro em Londres e não conhecia o Ta...