Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Reacções dos novos chefes com estrela Michelin

por Duarte Calvão, em 24.11.11

Chefes catalães, entre os quais Joan Roca e os irmãos Torres (ao centro), discutem as novidades do novo guia Michelin, anunciado hoje em Barcelona. Fotografia do Miguel Pires que também anda por cá

 

Desde que acompanho o assunto, não me lembro de ano em que a Michelin tenha sido tão generosa com Portugal. É claro que acho que havia outros restaurantes que eu acho que mereciam mais uma estrela, como o Panorama Sheraton, a Fortaleza do Guincho e o Vila Joya, mas já fico muito contente com termos mais um duas estrelas no país, o Porto (mais precisamente V. N. de Gaia) ter a sua, ao fim de tantos anos (creio que, anteriormente, só o Portucale), Lisboa ter a ganho uma e o histórico Tavares, recompensando esse excelente cozinheiro que é Aimé Barroyer, ter mantido a sua. Quanto ao único que perdeu, o Amadeus, em Almancil, parece que fechou de vez.
Quando o Mesa Marcada deu as boas notícias aos chefes, via telefone a partir de Barcelona, onde o Guia Michelin Espanha & Portugal 2012 foi anunciado esta noite, as reacções foram diferentes. José Cordeiro, do Feitoria (Altis Belém, Lisboa) manteve-se calmo, disse que já não estava à espera e pensou que viria no ano passado. Mas vai festejar, porque “é bom para a cozinha portuguesa e para Lisboa”. Reservado como do costume, Ricardo Costa, do Yeatman (Vila Nova de Gaia), confessou que estava ansioso, mas muito satisfeito, como se percebia pela voz, por ver o seu trabalho reconhecido. Também vai festejar, embora ainda tivesse “muito trabalho” nesta noite, já que ainda eram horas de jantar.
Muito efusivo foi o chefe austríaco Hans Neuner, no Ocean, do Vila Vita Parc (em Armação de Pêra), que depois de perguntar se não estávamos a brincar, deu berros de alegria. juntamente com quem estava com ele, possivelmente numa cozinha. Prometeu uma “grande festa” e continuou aos berros...Quanto a Aimé Barroyer, também pareceu muito satisfeito e disse que já pensava possível manter a estrela (conquistada há dois por José Avillez, que saiu do Tavares no início deste ano.
Quanto a Espanha, os muitos jornalistas e críticos presentes no fabuloso hotel El Palace, em Barcelona, ficaram mais uma vez espantados e zangados por ver que o seu número de restaurantes três estrelas baixou de sete para cinco, sem nenhuma novidade no topo. Uma dessas perdas já era conhecida, já que o El Bulli encerrou. Mas foi também na Catalunha que se deu a pior “queda”, do Can Fabes, de Santi Santamaria (que morreu em Fevereiro deste ano), já há mais de um ano pilotado por Javier Pellicer (que veio do Àbac de Barcelona), que passou de três para duas estrelas. Já no Àbac ganhou a segunda, agora tendo Jordi Cruz à frente, bem como dois em Madrid: o Diverxo, sempre muito na moda, e a Club Allard. A Hacienda Benazuza, perto de Sevilha, que tinha Ferran Adriá como consultor e duas estrelas, fechou. No nível de uma estrela, há 13 novos e 11 que perdem, entre eles o Drolma, de Barcelona, que também fechou, e o La Broche, de Madrid, o antigo de Sergi Arola. Nas novidades, destaque para a Casa Marcelo, em Santiago de Compostela, um óptimo restaurante que perdeu a estrela no ano passado e agora a recuperou. Mais um “mistério” daquele que continua a ser o mais influente guia gastronómico do mundo. Bem, depois do Lisboa à Mesa do Miguel Pires…

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:52


6 comentários

Sem imagem de perfil

De Mário Pedro a 25.11.2011 às 10:00

(sic) Ricardo Costa, do Yeatman (Vila Nova de Gaia),[...]
Também vai festejar, embora ainda tivesse “muito trabalho” nesta noite, já que ainda eram horas de jantar.

Jantar esse com vinhos do Mouchão (1984; 2001(3-4) e 2006 magnum) e com a presença do aniversariante Paulo Laureano e onde o chefe Ricardo Costa preparou um menu à altura, como dizia Paulo Laureano " onde o vinho não comia o prato e o prato não bebia o vinho". Noite inesquecível!
Imagem de perfil

De Duarte Calvão a 25.11.2011 às 19:06

Deve ter sido uma ocasião para lembrar, por todos os motivos. Quem me dera ter estado lá.
Sem imagem de perfil

De Ana Rita Ferreira a 25.11.2011 às 10:10

É gratificante saber que, afinal, não passamos ao lado de muitas instâncias e que em Portugal se fazem coisas realmente boas e de muito valor.

Quanto à Estrela Michelin entregue na zona do Porto, penso que não é a primeira. Se não estou equivocada, o restaurante do Forte de São João, em Vila do Conde, teve uma.
Imagem de perfil

De Duarte Calvão a 25.11.2011 às 19:07

Não sabia do Forte de São João. Na altura do chefe Jerónimo Ferreira, um cozinheiro de que muito gosto, não foi. Infelizmente.
Imagem de perfil

De maloud a 25.11.2011 às 17:06

O Quique Dacosta em Denia há muito merece a 3ª estrela.
Imagem de perfil

De Duarte Calvão a 25.11.2011 às 19:09

Completamente de acordo. Quique Dacosta é um daqueles casos em que se pode falar de genialidade. A única vantagem é que ainda é relativamente fácil marcar mesa lá. Quando vier a terceira estrela, e ela virá se houver alguma justiça nestas coisas, calculo que se tornará muito mais difícil.

Comentar post



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Novembro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930

Comentários recentes

  • Alexandre Silva

    O que está a dar, é o que não está a dar! Fico esp...

  • Jorge Guitian

    Uno más para la agenda de la próxima visita a Lisb...

  • Joao Fernandes

    Eu trabalho com mangalitza na Hungria, neste caso ...

  • João Faria

    Há uns tempos deparei-me com uma imagem do marmore...

  • Bruno

    Interessante - moro em Londres e não conhecia o Ta...