Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Rota das Estrelas começa em grande no Cliff Bay

por Duarte Calvão, em 14.03.12

Por muito mal que se fale delas, a verdade é que as estrelas Michelin continuam a dar muito jeito a quem as conquista. E, sobretudo, a quem sabe tirar partido delas. É o caso do restaurante Il Gallo D’Oro, no hotel Cliff Bay, no Funchal (na foto), onde o chefe francês madeirense Benoît Sinthon tem vindo a receber chefes “estrelados” de Portugal e de outros países para o festival Rota das Estrelas, que se iniciou nesta segunda feira e dura até dia 21 deste mês.

Um pouco a exemplo do que acontece no Vila Joya, com o seu fantástico Tribute to Claudia, também o Cliff Bay está a aproveitar a distinção do “guia vermelho” para pôr em evidência não só a cozinha que ali se pratica, mas também toda a região, com os seus produtos (tão pouco conhecidos no continente), os seus mercados, receitas e técnicas tradicionais, enfim, tudo o que diferencia esta bela ilha.

Neste ano, o programa está extremamente atraente, como se pode ver aqui. Hans Neuner, do The Ocean, Aimé Barroyer, do Tavares, Albano Lourenço, da Quinta das Lágrimas, Vincent Farges, da Fortaleza do Guincho, Ricardo Costa, do The Yeatman, Miguel Vieira, do Costes (Budapeste), Nigel Haworth, do Northcote (Inglaterra), Christian Petz, do Palais Schwartzenberg (Viena), Erlantz, Gorostiz, do M.B. (Tenerife), Diego Guerrero, do Club Allard (Madrid) e o famoso Hans Valimaki, do Chez Dominique (Helsínquia), todos com uma ou duas estrelas Michelin vão estar no Funchal por estes dias a preparar jantares especiais para quem tiver a sorte de lá ir (como é o meu feliz caso, depois eu conto).

Mas também há workshops variados, muitos conduzidos por membros da equipa do Cliff Bay, como o chefe pasteleiro Yves Michoux, visitas ao Mercado dos Lavradores ou à Quinta da Esmeralda, de onde vêm ervas aromáticas e flores comestíveis, provas de vinhos portugueses (conduzida pela escanção Sérgio Marques) ou uma interessante prova de bebidas regionais, como a conhecida poncha, mas também a nikita e o pé-de-cabra (acho que não vou poder ir, mas tenho pena…). Ao longo do ano, os outros restaurantes portugueses com estrelas Michelin darão continuidade a esta Rota das Estrelas, cujo início não poderia ser mais auspicioso.

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:42



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Março 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Comentários recentes

  • João Gonçalves

    Muito interessante. Reconheço que me sinto ignoran...

  • Anónimo

    Só para esclarecer que este comentário é meu. Artu...

  • Marcus

    Esperimente passá-las em farinha de arroz. Elas fi...

  • Miguel Pires

    Pois, eu gosto de comparar e de tirar ilações, sob...

  • Miguel Pires

    Anónimo?