Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




No Reservations - Bourdain em Lisboa

por Miguel Pires, em 07.05.12

Anthony bourdain bem que avisou que não vinha a Lisboa fazer um bilhete postal. Ok, mas não precisava de puxar pelo lado mais escuro da cidade e do país (Salazar, ditadura, crise, crise e mais crise). Ainda assim gostei. Não evita um ou outro lugar (ou neste caso imagem) comum mas também há que reconhecer o mérito de mostrar pessoas e lugares que muitos lisboetas desconhecem. 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:34


44 comentários

Imagem de perfil

De Paulina Mata a 07.05.2012 às 15:16

Quanto aos aspectos relacionados com comida, achei bastante razoável. Um pouco estranho alguns pratos referidos como "muito tradicionais" e de que nunca ouvi falar... Claro que haveria coisas que incluiria, outras que não, se tivesse palavra no assunto, mas isso quaisquer que fossem as escolhas e qualquer um de nós. Portanto desse ponto de vista, bastante razoável. Em geral achei muito fraco o input geral dos interlocutores não relacionados com comida. É um programa de entretenimento e uma oportunidade de divulgação de Portugal. O Salazar já lá vai há muito, a crise está por cá, mas não só, mas não é o que nos define, e ainda menos num programa relacionado com comida. Não interessa nada discutir se somos como os gregos ou não, ou melhor, seria muito bom nem o referir. Achei fracas, muito fracas, estas intervenções e até deprimentes. Qual o objectivo deste tipo de conversa? Há oportunidade de mostrar o país, num programa com grande audiência a nível mundial... não seria bom uma pequena preparação prévia? Definir a imagem que seria importante transmitir e ter isso em atenção na conversa?

Sinceramente... mais uma oportunidade pouco aproveitada. Enquanto não se pensar na imagem que queremos passar e houver coerência no que se faz, estamos mal e nunca atingiremos resultados significativos. Isto não eram jantarinhos com o Anthony Bourdain, para encher o ego e dar oportunidade de aparecer num programa de grande audiência, não eram conversas de amigos em que se diz o vai na alma. Isto era um programa sobre Lisboa e a cozinha portuguesa. Sinceramente, à grande maioria dos participante daria nota negativa. Notas mais altas... ao Zé Avillez e ao Henrique Sá Pessoa.

Comentar post



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pub


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Maio 2012

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Comentários recentes

  • Pedro Pinto

    Ao mais alto nivel. Atrevo-me mesmo a dizer que, a...

  • Luís Pontes

    A Cozinha Tradicional Portuguesa não é uma entidad...

  • Teixeira

    Carlos Alexandre primeiro concordo, como de hábito...

  • Antonio Lopes

    LOL

  • Anónimo

    Só é pena a distância e a necessidade de levar-se ...