Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




No Reservations - Bourdain em Lisboa

por Miguel Pires, em 07.05.12

Anthony bourdain bem que avisou que não vinha a Lisboa fazer um bilhete postal. Ok, mas não precisava de puxar pelo lado mais escuro da cidade e do país (Salazar, ditadura, crise, crise e mais crise). Ainda assim gostei. Não evita um ou outro lugar (ou neste caso imagem) comum mas também há que reconhecer o mérito de mostrar pessoas e lugares que muitos lisboetas desconhecem. 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:34


44 comentários

Sem imagem de perfil

De AF a 08.05.2012 às 00:03

Acho que a Paulina Mata não conhece os programas do Bourdain. Não são programas de comida, apesar da mesma ser o tema condutor. Bourdain é um homem de esquerda, e falo à vontade que eu sou de direita, mas pessoalmente adorei o programa. Os programas do Bourdain nunca foram de fine-dinning (há raras excepções, como a que teve direito o Adriá e uns quantos outros). Vejam por exemplo o de Moçambique (nós portugueses, como colonialistas somos arrasados) ou o do Haiti. Para dizer a verdade, eu temia algo ainda mais obscuro, e os chefs lá devem ter conseguido convencer a muito custo a produção a ir a outro tipo de Lisboa (Alma, Cantinho do Avillez, etc).
Eu gostei porque esta é a Lisboa que eu conheço, 99.9% dos lisboetas não fazem ideia do que é um Belcanto por exemplo, onde eu nunca fui apesar de me maravilhar com os vossos relatos desse tipo de restauração, apenas me limito a aspirar um dia ter dinheiro para essas coisas.
A parte do Lobo Antunes, o bar de fado, com a Carminho, não só gostei como achei simplesmente fabuloso, como em 3 ou 4 minutos se consegue transmitir tanto sobre nós, as descobertas, o fado, salazar, a guerra colonial, a saudade. Achei simplesmente estupendo. É mentira o que Lobo Antunes disse ? Que os jovens não tem emprego ? Por outro lado, várias vezes se deu uma luz de esperança, de gostarmos mais de nós próprios e das nossas coisas.
A Paulina Mara, que muito aprecio ler, não gostou e achou que o Bourdain seria algo de panfletário, mas o Bourdain nunca faz isso, só por distração, e neste programa notou-se que entendeu muito bem a alma lisboeta. Bom programa ! E não acho que seja prejudicial para o Turismo, antes pelo contrário.
Imagem de perfil

De Paulina Mata a 08.05.2012 às 23:04

Pedro

Copos são copos e trabalho é trabalho. Aquilo, para todos os intervenientes, do meu ponto de vista, tinha que ser encarado como trabalho. Portanto preparado. Não era dizerem o que não pensam, era irem para além de uns fait-divers, de uma gracinhas e uns lamentos. Analisarem as coisas de uma forma mais profunda, ainda que adaptada ao tipo de programa.

Concordo completamente com o que o António Moura diz em baixo na resposta ao Artur. Está lá tudo.
Sem imagem de perfil

De PedroCG a 09.05.2012 às 03:20

Percebo o seu argumento quando defende que seria - é - obrigação de qualquer um, quando instado a dissertar sobre Portugal o fazer de maneira a que possa valorizar as possibilidades de negócio do país. A questão passará a ser então: o que atrai mais o estrangeiro - uma imagem certinha, bem comportada, atraente, cheia de qualidades (onde é que há isso em Lisboa?) ou um lado rugoso, humano, próprio e inimitável? A Sol e Pesca ou a Versailles? Alfama ou a Avenida de Roma? Repito: o que é mais atraente aos olhos do outro? E relembro: será que a produção e o autor estariam interessados num episódio encomiástico nesses termos?

Comentar post



PUB



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Maio 2012

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Comentários recentes

  • João Faria

    Interessante análise e reflexão. Fiquei curioso em...

  • Adriano

    Miguel não me leves a mal este bocadinho de mau ol...

  • silva

    acho preço bastante caro, a não ser que as garra...

  • Artur Hermenegildo

    Ao que diz o Bloomberg, o Gaggan, nº7, irá fechar ...

  • Duarte Calvão

    É curioso, não tinha noção de que o êxito do Henri...