Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Um imenso Vesúvio

por Miguel Pires, em 31.05.12

 

"Imaginem, se puderem, uma vinha contendo entre os seus muros sete montes e trinta vales!". Esta frase atribuida ao Visconde de Vila Maior e citada por Manuel Carvalho no seu livro, 'Terras de Xisto' (Editora Pedra da Lua) ilustra a dimensão da Quinta do Vesúvio há mais de 100 anos. Esta quinta, no Douro Superior, é uma das mais emblemáticas da região e fez parte do vasto património da Dona Antónia Ferreira. Desde 1989 que está nas mãos da familia Symington, grupo ligado ao Vinho do Porto (Graham's, Warre's, Dow's... you name it!) que tem vindo a efectuar importantes trabalhos de renovação . Até 2007 as uvas da quinta destinavam-se apenas à produção de Porto Vintage mas a partir de 2007 passaram também a dar origem de dois vinhos de mesa, o topo de gama Quinta do Vesúvio e, num patamar abaixo, o Pombal do Vesúvio.

 

 

O lançamento da colheita de 2009 do Quinta do Vesúvio foi o pretexto para juntar um grupo de jornalistas neste espantoso local que apenas conhecia de imagens do filme Vale Abraão de Manoel de Oliveira. Das três visitas que fiz nos últimos tempos ao Douro Superior (as anteriores foram à Quinta da Ervamoira, da Ramos Pinto e à Quinta da Leda, da Sogrape) deixaram-me sempre boquiaberto com a imensidão de toda aquela paisagem única moldada pelo homem e em perfeita comunhão com o rio. 

 

 

Com este cenário esmagador à frente o vinho até podia ser uma surrapa. Acontece que não é (também era só o que faltava!). Esta colheita, que estagiou 13 meses em barrica e da qual foram produzidas cerca de 24 000 garrafas, deu origem a um vinho elegante, equilibrado e de uma frescura digna de registo, tendo em conta que 2009 foi um ano muito quente e de seca - a empresa explica que tal só é possível devido às uvas que vêm de uma cota mais elevada (300 a 450 metros) e da exposição da vinha norte e noroeste o que a protege do sol inclemente que no Verão assola a região). Menos badalado do que outros troféus da região (incluindo o seu 'primo' Chrysea) este Quinta do Vesúvio está ao nível do que de melhor se produz no Douro. Talvez seja altura de lhe prestarem mais atenção. 

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:47



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Maio 2012

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Comentários recentes

  • Alexandre Silva

    O que está a dar, é o que não está a dar! Fico esp...

  • Jorge Guitian

    Uno más para la agenda de la próxima visita a Lisb...

  • Joao Fernandes

    Eu trabalho com mangalitza na Hungria, neste caso ...

  • João Faria

    Há uns tempos deparei-me com uma imagem do marmore...

  • Bruno

    Interessante - moro em Londres e não conhecia o Ta...