Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Uma viagem de sonho!

por Paulina Mata, em 03.06.12

Há alturas em que, por uma razão ou por outra, me digo a mim própria "Isto é verdadeiramente bom! É um luxo poder desfrutar disto!". E o "isto" pode ser um bom pão, um bom livro, uma boa refeição, uma boa discussão... Hoje aconteceu-me isto, quando menos esperava...

 

Tive que ir ao Estoril de comboio e voltar, tinha que esperar 10 minutos pelo comboio, fui dar uma vista de olhos aos jornais e às revistas no Relay do Cais do Sodré.  Olhei para a Wine, a capa é linda (um dos pratos do Bocca no Peixe em Lisboa, por sinal um prato de que gostei bastante). Ali estava um bom entretenimento para as viagens de comboio!

 

 

Passei as páginas, sou incapaz de começar a ler um jornal ou revista sem passar as páginas todas. E ia ficando cada vez mais com a sensação que a viagem ia virar um bom momento de descanso. Adorei o anúncio das facas pretas Virtublack da IVO - irresistíveis! Vou de certeza comprar uma, apesar de não precisar de facas para nada. Fui registando os artigos que queria ler: o do Peixe em Lisboa - gosto sempre de ver as visões de outras pessoas sobre algo que que estive; o artigo sobre Macau, lindas todas as páginas; o artigo sobre o Pão de Ló de Dias Lopes, eu adoro pão de ló e não sabia nada sobre o facto de termos levado o pão de ló para o Brasil; o artigo sobre o The Ledbury. 

 

Comecei pelo fim da revista, normalmente leio do fim para o princípio. The Ledbury, do Miguel Pires. Já tinha falado com o Miguel sobre o jantar, mas ele não deu grandes detalhes.

 

"À minha esquerda estava uma família indiana e ao lado duas senhoras com ar de esposas de jogadores de futebol em fim de carreira. À minha direita, um grupo de homens de negócios orientais e mais à frente um casal de jornalistas brasileiros. Mais homens de negócios, um casal  de idosos bem aprumados e dois gourmets em êxtase com uma tosta de trufas. Volto a centrar-me na mesa para escolher o pão. Um brioche de cebola, um caracol com bacon e cebola e um pão de mistura escuro. Perfeitos. Deliciosos. Só por vergonha não pedi para trazer um cesto.

..."

E quase me senti no Ledbury! E até consegui imaginar alguns dos pratos.

 

"De seguida veio uma coalhada (curd) de leite de búfala com cebola de três formas: em caldo, frita ralada e assada. Definitivamente, Graham gosta de cebola e eu gosto muito deste prato dele. Como se não bastasse, ao lado, numa apresentação "bruta", em cima de um tronco de árvore, uma "brutal" tosta de trufas."

 

Era isto Miguel?

 

 (do site do The Ledbury)

 

Saltei para o artigo sobre Macau, também do Miguel Pires...

 

"Como seria de esperar, todo este fervilhar de culturas faz de Macau um local muito recomendável para qualquer gastrónomo. Quem apreciar a diversidade tem muito por onde escolher, do restaurante de topo, à carripana de rua, da cozinha francesa à cantonesa ou chinesa, passando pela portuguesa, pela macaense e pela de outros países orientais."

 

Nunca fui a Macau, não sei se alguma vez irei... Mas ao ler o artigo consegui quase sentir-me lá, imaginar espaços e sabores. Muito bom!

 

Dois artigos excelentes! Muito bem escritos.  Ainda por cima escritos por alguém que conheço, cujo percurso tenho acompanhado... E de repente disse para mim "Isto é verdadeiramente bom! É um luxo poder desfrutar disto!". 

 

E cheguei ao Estoril... e a chegada, foi quase o que as 12 badaladas foram para a Cinderela... acordar do sonho!

 

Muito bom este número da Wine! Eu sei... eu sei que só falei dos artigos sobre comida... Os "líquidos" ficam para ler noutro dia... o meu negócio são mesmo os "sólidos"!

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 02:10


3 comentários

Sem imagem de perfil

De José Tomaz de Mello Breyner a 04.06.2012 às 13:58

Paulina,

Pensar que quer o Miguel, quer o Rui Falcão, e outros que por aí andam começaram todos a escrever no mesmo sitio, "OS 5 às 8" .

É bom ver a evolução. Muitas vezes vou aos 5 às 8 ver posts antigos e é engraçadissimo comprar com a escrita actual e ver a evolução não só dos autores mas também dos tempos.

Beijos Spice Girl

Imagem de perfil

De Miguel Pires a 08.06.2012 às 12:23

Paulina, desculpa o atraso na resposta. Sim, o prato corresponde a essa foto.

Fico meio sem jeito com este elogio todo, mas na verdade sabe bem. Acho que o artigo sobre Macau saiu-me bem mas há muito mérito, também, do Paulo Barata (fotógrafo) e da Maria Adão (designer e responsável pela paginação).

Imagem de perfil

De Miguel Pires a 08.06.2012 às 12:26

José Tomaz

Os5às8 foi de facto uma 'start up' muito importante para nós.

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Junho 2012

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Comentários recentes

  • Miguel Pires

    Oops, já corrigido. Agradeço o reparo.

  • Martinho Cruz

    Tudo bem. Vega “Cecília” é que me ultrapassa.....

  • Anónimo

    Esta é uma boa notícia para esta altura do Natal.....

  • Duarte Calvão

    Acho, João Faria, que coloca a questão nos termos ...

  • João Faria

    É verdade que, infelizmente, a mudança ocorrida na...