Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

 

Nuno Diniz e alunos da EHTL

 

Decorre desde ontem, e prossegue até amanhã, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa - EHTL (Rua Saraiva de Carvalho nº 41), a "Capital de Sabores na EHTL". Trata-se de um projecto organizado pelos alunos do 3º Ano de Técnicas de Cozinha e Pastelaria e tem como objectivo, segundo os próprios "demonstrar o que se faz de melhor na actualidade dos nossos restaurantes". Para estes dias foram programadas demonstrações de cozinhas e palestras por vários chefes e, ainda, 3 jantares especiais realizados nas óptimas instalações da EHTL.

 

Ontem estive presente no primeiro jantar, o de Nuno Diniz, da York House. Hoje será a vez de Alexandre Silva do Bocca e, amanhã, Nuno Bergonse e Diogo Noronha do Pedro e o Lobo (a propósito esta dupla apresentou ontem ao almoço a sua interessante carta de Verão, sobre a qual darei conta num dos próximos posts).

 

 

pormenor da montagem do prato, "Vichyssoise con Bacalao en lâminas", de Arzak,

 

"Ombre et Lumière", de Michel Bras 

 

Gostei muito deste jantar e achei uma óptima e didática ideia (afinal estamos numa escola) que o Nuno Diniz tenha definido um menu com pratos de vários chefes de renome internacional, da "Vichyssoise con Bacalao en lâminas",  de Arzak, a "Ombre et Lumière", de Michel Bras; do "Pot-roast Loin of Pork, Raised Belly, Gratin of Truffled Macaroni" de Heston Blumenthal ao "Ananas à l’Huile d’Olive, Miel et Citron Vert" de Alain Passard.

 

O jantar confeccionado pelos alunos do 3º anos com a orientação de Nuno Diniz, foi muito agradável, com a grande parte das propostas confeccionadas com bom nível. Curiosamente a proposta que correu menos bem foi o do próprio chef da York House  com o seu "Todo o Coelho numa Bolonhesa, Pêra Rocha em Pickle" a sair prejudicado por um arroz um pouco espapaçado e demasiado cítrico. Estão portanto de parabéns a enorme equipa de cozinha da escola.  Ainda de salientar a correcção no serviço, a deixar adivinhar que temos também futuros bons profissionais de mesa a sair da EHTL. 

 

Aos organizadores deixo apenas uma sugestão para futuras edições. Não tenho dúvidas que os chefes convidados cumpriram (ou cumprirão) com os menus que definiram dois dos objectivos que traçados para este evento: "Potenciar novas experiências gastronómicas" e "Exploração de sabores". Contudo têm de puxar mais por eles (chefes) para cumprirem o terceiro: "Levar mais longe a riqueza do nosso património gastronómico". 


Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 18:26


4 comentários

Sem imagem de perfil

De José Tomaz de Mello Breyner a 21.06.2012 às 16:09

"arroz um pouco espapaçado e demasiado cítrico"

Miguel,

O que andaste tu a fumar nesse dia?

Por ter outro compromisso não me foi possivel estar presente neste jantar , mas estiveram pessoas em cujo gosto e experiência gastronómica eu confio bastante e me disseram maravilhas do risotto de lima. Se há coisa em que o Nuno nunca falha é no risotto. Estava certamente distraído e com o paladar avariado nesta noite.
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 21.06.2012 às 16:31

Lucky Strike
Sem imagem de perfil

De José Tomaz de Mello Breyner a 21.06.2012 às 16:40

Ah bem assim já te entendo... Todos conhecemos os efeitos secundários do Lucky Strike
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 21.06.2012 às 18:31

pois, mas eu mantenho o que escrevi. E não entendo como é que alguém experiente neste campo, como tu, não dê, pelo menos, o beneficio da dúvida de num empratamento em série para 30/40 pessoas poder haver excesso de cozedura em alguns pratos. Nos últimos, por exemplo. Ou será que o Chef provou-os todos?!

Mas este é um pormenor que não tem no texto a importância que lhe estás a querer dar. O essencial é que esta foi uma acção muito meritória e que o Nuno Diniz e toda a equipa estão de parabéns pelo que fizeram globalmente.

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Junho 2012

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Comentários recentes

  • Miguel Pires

    Oops, já corrigido. Agradeço o reparo.

  • Martinho Cruz

    Tudo bem. Vega “Cecília” é que me ultrapassa.....

  • Anónimo

    Esta é uma boa notícia para esta altura do Natal.....

  • Duarte Calvão

    Acho, João Faria, que coloca a questão nos termos ...

  • João Faria

    É verdade que, infelizmente, a mudança ocorrida na...