Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Estas férias foi bom descobrir...

por Paulina Mata, em 03.09.12

As férias são uma boa altura para descobrir novos espaços e sabores. Sabia que em meados de Julho tinha aberto um novo restaurante peruano em Lisboa, o Qosqo, nada melhor do que um dia de férias em que estive em Lisboa para o ir experimentar num almoço tardio. Gostei dos pratos, frescos, saborosos e bem apresentados. Gostei tanto, que voltei uns dias mais tarde.

Pisco Sour

 Ceviche

 Causa de Atum

Causa Vegetariana

Empanadas

Lomo Saltado

Helado Guanábana

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 01:04


10 comentários

Sem imagem de perfil

De Gonçalo P. a 04.09.2012 às 12:00

Só por curiosidade, quando foi esta visita? É que estive lá no fim de Julho, e foi das piores experiências que tive nos últimos anos -- a sério, sem exageros. Lembro-me, por exemplo, do ceviche, que não sabia rigorosamente a nada e vinha seco ("pois, desculpem, hoje houve um problema com o peixe") e da causa vegetariana, só umas bolas de puré de batata, que também não sabiam rigorosamente a nada ("só vinha batata? a sério? desculpem, é porque ele se esqueceu"). A nossa mesa de quatro passou o jantar entre risos nervosos e embaraço; quando os empregados (bastante simpáticos) vieram perguntar se estava tudo bem dissemos que não, que estava tudo muito mau (tirando o pisco sour); e depois de o dono vir saber do mesmo (e dar as respostas que citei quase literalmente) acabámos por ganhar dois gelados (que não estavam maus), à laia de compensação. A nossa mesa não foi a única a queixar-se; a outra que tinha fregueses, com sul-americanos, também o fez. Entretanto, soube que teria havido mudanças -- e pelos vistos houve?
Imagem de perfil

De Paulina Mata a 05.09.2012 às 00:05

A primeira visita foi em meados de Agosto e a última já poucos dias, mesmo no final de Agosto. Das duas vezes correu bem, tudo estava bom e muito bem apresentado.
Sem imagem de perfil

De Gonçalo P. a 05.09.2012 às 00:13

Obrigado. Aqui pelas fotos, a única coisa vagamente parecida com o que nos foi servido são as empanadas -- as causas, então, não têm nada a ver. Deve ter mudado mesmo, em poucas semanas. Vou lá experimentar outra vez (contra o que tinha jurado a mim mesmo :)
Imagem de perfil

De Paulina Mata a 05.09.2012 às 00:57

No caso das causas, o molho arroxeado é maionese com azeitonas e no caso da causa de atum a outra maionese era de abacate. Ambas eram bastante agradáveis.
Sem imagem de perfil

De Eduardo Araújo a 11.09.2012 às 01:33

Caro Gonçalo P., infelizmente também estive no QOSQO no dia que descreveu. Contudo, após ler os artigos referentes ao restaurante na revista Sábado e posteriormente na revista Visão, resolvi voltar. Ainda bem que o fiz, estava tudo delicioso, para não falar na variedade, quantidade e apresentação dos pratos que melhorou muito.
Em conversa com um dos empregados soube que na altura em que houve esse descalabro na cozinha não estava o Cheff.
Enfim... Assim como referiu no seu comentário, eu também prometi que não retornaria a lá jantar mas agora, depois desta segunda experiência irei voltar com certeza. Saí extremamente satisfeito com tudo, recomendo.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 21.01.2013 às 13:23

Este comentário do Eduardo Araújo é uma resposta ... como dizer ... "demasiado boa".
Por outro lado, como é que o "Eduardo Araújo" sabe o dia em que esteve lá o Gonçalo P.!?
Concluindo, suspeito da imparcialidade deste comentário.
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 05.09.2012 às 01:09

Almocei lá hoje. Já passava das 14h e por isso pedi o menu de almoço: prato+sobremesa+bebida café:13€ O prato era Aji de gallina uma espécie de guisado tradicional peruano feito com galinha desfiada, malaguetas, queijo e/ou natas. Embora seja um prato de inverno não era nem muito pesado, nem muito picante - estava saboroso e pareceu-me bem feito. Igualmente em relação ao arroz doce com maçã cozida. O serviço revelou alguma inexperiência - o que pode causar alguma espera em dias mais concorridos - mas é cuidado e são simpáticos . Por 13 € pareceu-me honesto. Irei voltar.
Sem imagem de perfil

De Callao a 05.09.2012 às 18:53

Espero bem que, além do preço, sejam honestos nos insumos peruanos" e na fidelidade aos pratos, todos eles muito tradicionais. Nas fotos que vejo das causas, o excesso maionese com que são apresentados seria motivo de grande crítica negativa na mesma Lima, de onde o prato é originário. Do sabor não poso ainda dizer nada, até não visitar, que será em breve...
A comida peruana, bem preparada, é uma descoberta para quem não a conhece. é um pais com grandes escolas e uma paixão pela culinária e a gastronomia que é quase um orgulho nacional. Como negativo, salientar o facto dos pratos tradicionais serem difíceis de apresentar com os parâmetros estéticos da nova cozinha. Habituado a comer em restaurantes de referência no Peru, as apresentações parecem-me ficar muito além do que é normal naqueles lados. Mas por 13 euros também... não podemos exigir excelências
Sem imagem de perfil

De Gabriela Ruiz Gordon a 15.01.2013 às 01:24

Ola, queria saber teu mail para enviar algunas coisas sobre o Qosqo que tenho na cabeza... Obrigada Paulina,
Imagem de perfil

De Paulina Mata a 20.01.2013 às 14:46

Gabriela, pode mandar para:
paulina.mata@netcabo.pt
Também gostava de falar consigo sobre experiências posteriores.

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Setembro 2012

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30

Comentários recentes

  • Paulina Mata

    Tenho pena mas não vou poder ir. O ano passado val...

  • Duarte Calvão

    Julgo que sim. No final do post há um link que rem...

  • João Almeida

    Duarte,E quem pode participar? Porque é que é só p...

  • João Gonçalves

    Muito interessante. Reconheço que me sinto ignoran...

  • Anónimo

    Só para esclarecer que este comentário é meu. Artu...