Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Westermann no Guincho para celebrar o Outono

por Miguel Pires, em 01.10.12

Antoine Westermann em 2010 na Fortaleza do Guincho com o seu emblemático 'Le pâté en croute'

 

É sempre um acontecimento a vinda de Antoine Westermann à Fortaleza do Guincho. Não que o Chef Vincent Farges não dê conta do recado (antes pelo contrário) mas porque no plano simbólico a sua presença é sempre relevante. Para todos os efeitos é um digno representante da alta cozinha francesa e o principal responsável por termos na região de Lisboa um restaurante de grande categoria internacional.

 

A presença de Westermann no Guincho prende-se com a apresentação da nova carta definida com Vincent Farges e que entra em vigor a partir de amanhã. Para celebrar o momento o restaurante realiza um jantar nesse dia com algumas das propostas que nela irão constar. Vincent Farges não adiantou os pratos que iam servir mas falou-me em alguns dos produtos que irão ter relevância nesta época e que sua vez farão parte do menu de amanhã. 

 

"Vamos ter cepes (cogumelos), codorniz, corso, rascaço, sapateira - estão cheias de ovas. Um espectáculos! -,  os legumes da Quinta do Poial, claro, e ainda marmelos e maçãs". Vincent referiu-me ainda os citrinos produzidos no Alentejo que o têm fascinado. Desta vez vai utilizar  "o yuzu para a sapateira e o limequat  com o corço".

 

Não é fácil falar destas coisas antes de almoço ainda para mais porque, infelizmente, não poderei estar presente. Deixo no entanto a sugestão. O jantar será amanhã, 3ª feira, como referi, às 20.30h (com cocktail às 20h) e o menu terá 4 pratos  - mas que se conheço a casa, deverá incluir ainda amuse bouche e pre-dessert ao nivel dos oficiais. O preço: 95€ com vinhos. 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:29


4 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.10.2012 às 16:33

Obrigado pela informação, mas porque é que só avisam na véspera ? Não é que eu pudesse ir (a essa hora tenho um compromisso inadiável para os lados da 2ª circular) mas também com os cozinheiros brasileiros no Bel Canto só avisaram em cima do acontecimento. Obrigado e desculpem desabafo
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 01.10.2012 às 16:40

Tem toda a razão (mesmo que não saiba a quem estou a dirigir-me). Por vezes, por indisponibilidade nossa ou por recebermos a informação com pouca antecedência, acabamos por deixar estas sugestões um pouco em cima do acontecimento. Vamos tentar corrigir a situação. Desabafe sempre :)

Sem imagem de perfil

De Jose Vieira a 05.10.2012 às 00:16


Com as devidas desculpas pela precisão, "corso" escreve-se corço e não corso - trata-se do cervideo "capreolus capreolus" , pequeno cervideo também existente em Portugal ( embora pouco frequente - mas em expansão) e que cuja carne é de facto muito boa.
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 13.10.2012 às 03:51

Agradeço o reparo. Situação rectificada no texto.

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Outubro 2012

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Comentários recentes