Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Um novo Umai maior e mais bem localizado

por Duarte Calvão, em 08.10.12

 

 

Quando escrevi este post há apenas três meses, não pensava que a coisa fosse tão rápida, mas a verdade é que Anna Lins e Paulo Morais acabam de dar mais um passo na sua lenta mas segura ascensão no mundo da restauração lisboeta. De facto, apesar de praticarem uma óptima cozinha, que tem ainda a vantagem adicional de estar na moda, os restaurantes a que estiveram ligados nos últimos anos, o QB, em Oeiras, e o Umai, na zona de São Bento, pecavam por estarem algo "escondidos" em termos de localização. Na semana passada, com a abertura do novo Umai (na foto, uma das salas), na Rua da Misericórdia, em pleno Chiado, com os seus 80 lugares, tudo indica que encontraram um espaço à altura do seu talento.
O novo Umai está localizado onde antes funcionava o restaurante Mercy e integrado no hotel cinco estrelas de mesmo nome, também recém-inaugurado. A sua abertura não implicou o encerramento do antigo Umai que, segundo Paulo Morais, vai-se manter, agora completamente direccionado para a cozinha japonesa. Quanto ao novo Umai, continuará a abranger não só cozinha japonesa, mas também de outros países asiáticos como Índia, China, Coreia, Indonésia, Tailândia, entre outros. Os preços serão semelhantes e mantêm-se também as “quartas-feiras do mercado”, excelentes ocasiões para se ficar com uma noção da cozinha do Umai num só jantar.
Fui convidado para conhecer a nova casa de Anna Lins e Paulo Morais e, embora fosse uma ocasião especial, fiquei com muito boa impressão do restaurante, com mesas de tampo de madeira escura, nichos acolhedores para casais ou grupos de quatro, iluminação e decoração apropriada. Julgo que o balcão terá os seus oito lugares bastante disputados. Mesmo nessa noite especial, já havia vários turistas estrangeiros entre os clientes, mostrando que a casa tem tudo para os atrair.
Já me enganei muitas vezes com restaurantes que me pareciam ter tudo para dar certo e não deram, enquanto outros, que julgava terem menos argumentos, se tornavam grandes êxitos. Mesmo assim, adivinho bom futuro para este novo Umai. Só temo que este casal de cozinheiros, que tem uma capacidade de trabalho notável, não chegue para as encomendas, já que, além dos actuais dois restaurantes, ainda há consultorias no Gosho, no Porto, no Momo, no Casino Lisboa, aulas de cozinha, actividades várias. Mas como bom senso e empenho são coisas que nunca faltaram a Anna Lins e Paulo Morais, creio que conseguirão, mais uma vez, seguir em frente.
Falta ainda dizer que o novo Umai tem a feliz característica de estar aberto todos os dias, para almoço e jantar. Morada: Rua da Misericórdia, 76, Lisboa. Tel. 213 210 100.

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:00


2 comentários

Imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 09.10.2012 às 11:59

Não tive a sorte de ser convidado para a inauguração, mas espero lá ir em breve, bem como à nova versão do espaço de S. Bento.

Espero sinceramente que o sucesso se mantenha.

Curiosamente, no blog do Umai não há qualquer referência a esta mudança. Estranho, mas imagino que tenha sido falta de tempo.
Sem imagem de perfil

De Senhor Gouveia a 09.10.2012 às 18:30

De facto no blog não tem essa indicação mas já a tinha lido no grupo do Facebook.

Desejo as maiores felicidades a uma dupla que me vem encantando desde o Q.B. e que merece o maior sucesso.

Comentar post



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Outubro 2012

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Comentários recentes

  • Alexandre Silva

    O que está a dar, é o que não está a dar! Fico esp...

  • Jorge Guitian

    Uno más para la agenda de la próxima visita a Lisb...

  • Joao Fernandes

    Eu trabalho com mangalitza na Hungria, neste caso ...

  • João Faria

    Há uns tempos deparei-me com uma imagem do marmore...

  • Bruno

    Interessante - moro em Londres e não conhecia o Ta...