Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]





Já o tinha feito quando ele a ganhou no Tavares, agora tornei a dar a José Avillez a excelente noticia de que tinha ganho uma estrela Michelin. Ele já estava desconfiado, já lhe tinham telefonado de um jornal, mas preferiu esperar pela confirmação oficial, porque com a Michelin nunca se sabe, há sempre muito rumores. "Quando me telefonou da outra vez, ficou espantado por eu ter ficado tão sereno. Pois agora estou ainda mais. Tinha esperança, mas o restaurante só abriu em Janeiro. Nesta manhã, reuni a minha equipa e disse-lhe que acontecesse o que acontecesse, amanhã teríamos que estar motivados para trabalhar da mesma maneira." Apesar da serenidade, o chefe não esconde que ficou muito contente. "É bom para nós, para o negócio, para a cidade, para todos", considera. Quando eu era jornalista, sentia-me na obrigação de também telefonar para os chefes que perdiam estrela. Agora, dou-me ao luxo de me poupar a isso. Só espero que os grandes chefes que são Aimé Barroyer e Albano Lourenço não esmoreçam.
Novo telefonema para José Avillez. Tinha-me esquecido de lhe perguntar como ia festejar. "Vou celebrar aqui, com a minha equipa e a do Cantinho". E, já agora, diga sinceramente se acha que tem condições de ganhar uma segunda estrela para o Belcanto. "Acho que sim". E sobre a perda da estrela do seu antigo restaurante, o Tavares? "É uma grande perda para a cidade. Mas mando um grande abraço para o Aimé, que é um excelente chefe. As pessoas por vezes atribuem as culpas ao cozinheiro, mas não é assim. Não se fazem omeletes sem ovos..."

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:34


10 comentários

Sem imagem de perfil

De A Cidade na ponta dos dedos a 22.11.2012 às 22:07

pormenor curioso Duarte ;-) http://acidadenapontadosdedos.com/2012/11/22/a-estrela-do-ze-avillez-ser-inteiro-vale-a-pena/
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 22.11.2012 às 22:43

Tinha sensação que o Belcanto reunia as condições para receber a estrela já este ano. Infelizmente tive a mesma sensação em relação à perda do Tavares, mas era apenas baseada numa experiência recente muito fraquinha. Por acaso o Arcadas da Capela era o único dos michelin onde nunca estive. De resto só posso reconfirmar o que já afirmei antes: a cozinha do Leonel Pereira é merecedora de uma estrela e nao vejo razão para o Guincho não ter a segunda (talvez tenham de importar as montanhas de manteiga do Robuchon de Macau, também da família Ho ).
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 23.11.2012 às 09:55

Miguel,

A propósito do Robuchon do novo Hotel Lisboa, deixe apenas referir que se comenta no meio a possibilidade de o restaurante não ser incluído no guia Michelin Hong Kong e Macau 2013, isto derivado da sua mudança de instalações de um dos pisos térreos para o 56.º piso do hotel (e gostos à parte, apesar da grandiosidade atual, achava bem mais "interessante" a sala anterior), o que implicou também a mudança do nome de Robuchon a Galera para Robuchon au Dome. Embora a minha percepção pessoal seja de que isso não vai suceder, pois no bom estilo de planificação asiática, o Robuchon a Galera fechou em finais de 2011 (ainda antes da publicação do guia 2012, que lhe manteve as três estrelas), tendo aberto o Robuchon au Dome, se não estou em erro em março deste ano, de modo a possibilitar a visita dos inspetores.
Em todo o caso, há que atentar no que aconteceu ao Mizai, que por ter mudado de instalações, simplesmente ficou de fora do guia Kyoto 2013 (três estrelas nas edições anteriores).

Quanto ao restaurante da "familia Ho", trata-se sem duvida de um dos melhores restaurantes do famoso chefe francês, diria que praticamente ao mesmo nível do seu château / mansion de Tokyo.

E quanto às montanhas de manteiga, acredite que estão bem longe de ser exclusivas deste restaurante, pois em Hong Kong também se encontram em restaurantes como Caprice, Amber, Spoon (Alain Ducasse) ou Pierre (Gagnaire)...
Imagem de perfil

De Duarte Calvão a 22.11.2012 às 23:20

É sempre uma honra ser referido por si, Sancha. Ainda bem que partilhamos a mesma admiração pelo trabalho do José Avillez. Obrigado e Bjs
Sem imagem de perfil

De Alexandre Silva a 22.11.2012 às 22:59

Queria mandar um abraço de Parabéns ao Zé Avillez! Mereces isso e muito mais.
Abraço
Imagem de perfil

De Paulina Mata a 23.11.2012 às 00:44

Parabéns Zé! Muitos!
Bjs
Sem imagem de perfil

De bitoque a 23.11.2012 às 00:53

parabéns ao Zé e à equipe pela estrela e percurso, nem sempre fácil mas consistentemente ascendente...
Imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 23.11.2012 às 10:24

Parabéns ao Zé Avilez pela merecida estrela.

Quanto ao Panorama e à Fortaleza, já cansa repetir todos os anos a mesma coisa. Mereciam a estrela (2ª no caso da Fortaleza). São critérios.
Sem imagem de perfil

De Carlos Martins a 23.11.2012 às 15:50

Muitos parabéns ao José Avillez por este prémio e a sua brigada
Um grande abraço
Carlos Martins
Chef Hotel Aviz
Sem imagem de perfil

De Antunes Cook a 24.11.2012 às 12:25

O Arcadas agora e o Eleven antes, perderam a estrela em parte devido às politicas de gestão do grupo que as gere, servir grupos a torto e a direito em restaurante gastronómicos com brigadas à conta e cortar nos custos de tudo é incompatível com a estrela michelin..
O Tavares também deve andar pela mesma medida..com aqueles ordenados, só mesmo por fidelidade ao Chef.

Comentar post



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Novembro 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

Comentários recentes

  • Alexandre Silva

    O que está a dar, é o que não está a dar! Fico esp...

  • Jorge Guitian

    Uno más para la agenda de la próxima visita a Lisb...

  • Joao Fernandes

    Eu trabalho com mangalitza na Hungria, neste caso ...

  • João Faria

    Há uns tempos deparei-me com uma imagem do marmore...

  • Bruno

    Interessante - moro em Londres e não conhecia o Ta...