Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Pelo 4º ano consecutivo o Mesa Marcada pediu a várias pessoas conhecidas no meio que nos indicassem, por ordem de preferência, aqueles que foram os seus 10 restaurantes e 10 Chefes e 10 vinhos e 10 enólogos preferidos de 2012. Às votações dos convidados que responderam juntámos as nossas listas. O resultado foi um somatório do total das pontuações  (o 1º lugar valia 10 pontos; o 2º lugar,9 pontos; o 3º, 8 pontos, etc) sendo que cada participante não podia votar no seu próprio nome, espaço ou vinho.

 

O Restaurante  Belcanto, o chefe José Avillez, o vinho Barca Velha 2004 e Dirk Niepoort foram os mais votados nas respectivas categorias. O enólogo e produtor duriense repete o primeiro lugar pelo 3º ano consecutivo, enquanto que José Avillez volta a ocupar o lugar cimeiro que foi seu em 2009, na primeira edição destas listas.  

 

Nos restaurantes e enólogos, houve uma disputa renhida até ao fim. No primeiro caso apenas 10 pontos separaram o Belcanto do 2º lugar, o Fortaleza do Guincho, registando-se mesmo um empate no 3º lugar entre Ocean e Vila Joya. De registar ainda a descida de 1º para 4º lugar do Panorama e a entrada no top 10 dos restaurantes Ferrugem e Claro.

 

Nos chefes, José Avillez ganhou com uma confortável distância sendo a disputa maior entre os 3º e 4º lugares, Hans Neuner (que subiu 3 lugares) e Dieter Koschina,  e os 5º e 6º classificados, Leonel Pereira e Vincent Farges, que tinham sido, em 2011, 1º e 2º classificados, respectivamente.

 

 

 

Nos vinhos 2012 foi a ano de Barca Velha pelo que acabou por ser este mítico vinho do Douro a destronar o Soalheiro Primeiras Vinhas que ocupou o primeiro lugar nos dois anos anteriores. De destacar ainda a entrada directa, para o 3º lugar, do topo de gama do Esporão, o tinto alentejano Torre do Esporão 2007.

Nos enólogos os dois primeiros lugares, Dirk Nierpoort e Anselmo Mendes, repetiram a dose do ano anterior, sendo que a maior novidade foi a entrada de Xito Olazabal, do Vele Meão, para 3º lugar, o que representou uma subida de 7 posições em relação a 2011 

 

 

Para finalizar queremos agradecemos a todos os que participaram neste nosso desafio e aproveitamos para felicitar os eleitos

 

As listas completas, bem como o painel do júri que participou na votação podem ser consultados aqui (Chefes), aqui (Restaurantes), aqui (Vinhos), aqui (Enólogos) e aqui (júri) 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:14


16 comentários

Sem imagem de perfil

De Alexandre Silva a 27.12.2012 às 19:08

Boa noite.
Só para dizer que trabalho no Alentejo Marmòris Hotel&Spa, se quiserem colocar isso na lista era porreiro ;)

cumprimentos
Alexandre
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 28.12.2012 às 02:31

Olá Alexandre

Não foi por desconhecimento que não mencionámos o local onde estás agora. Aliás até demos a noticia num post anterior.

Não mencionámos a referência ao Alentejo Marmòris por este ainda não ter aberto e por pensarmos que muitos dos que votaram em ti fizeram-no tendo como referência o teu trabalho no Bocca (entretanto encerrado). No entanto como este argumento é discutível qb , iremos colocar essa referência

um abraço
mp
Imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 28.12.2012 às 12:28

Declaração de Voto:

Quis ser fiel ao princípio enunciado, e por isso só considerei restaurantes aos quais efectivamente fui este ano, ou no máximo em Dezembro do ano passado (um único caso).

Por isso tive com pena de retirar da minha lista restaurantes de que gosto imenso mas aos quais já não vou há algum tempo como a Fortaleza, o The Ocean ou o Villa Joya. Teria sido fácil mantê-los, mas apliquei as regras com todo o rigor, até porque me parece que a lista deve de facto reflectir a nossa experiência pessoal do ano em curso.

Em contrapartida, apostei este ano em conhecer restaurantes no norte onde não tinha ido e que potencialmente poderiam integrar a minha lista. Uns estão lá, outros foram relativas decepções e não estão. Achei que devia fazer essa tentativa, já que a minha tendência natural é sobretudo conhecer bem os restaurantes de Lisboa, onde vivo.
Sem imagem de perfil

De Bruno Salazar a 28.12.2012 às 15:50

Estar no top 10 envolve muitos recursos e principalmente um grande estatuto. Nem sempre é justo mas serve sempre para se ter uma ideia e para aumentar a qualidade do serviço hoteleiro.

Aproveito para publicitar o Restaurante O CESTEIRO em Ortigosa , Leiria que tem vindo a fazer um bom trabalho numa altura em que os restaurantes tradicionais têm passado por um período de muita dificuldade.

Um viva à nossa gastronomia. :)
Sem imagem de perfil

De jms a 02.01.2013 às 11:23

Listas interessantes que demonstram a evolução das notoriedades e gostos.
Tenho a dizer no entanto que acho, na realidade, estranha a lista classificativa resultante dos votos nos enólogos, bem como que me parece haver alguma confusão entre enólogos e produtores.
Sem imagem de perfil

De Ninguem a 02.01.2013 às 12:19

Boa tarde, desde ja nao concordo nem com metade da lista.. É uma votação completamente facciosa, pois desde que o belcanto abriu, logo desde o primeiro dia que é o melhor de Portugal! ( ridículo mesmo!) em primeiro lugar o belcnto ainda nao teve tempo para mostrar o que vale, pois esta aberto a um ano, segundo, dizer que o avillez é melhor Chef que o Hans, que o koshina, mesmo do que o João do feitoria, que muitos que por aqui andam acho que é um verdadeiro insulto, e pior que isto tudo é meter o Rodrigo Menezes a votar, que percebe tanto de cozinha como eu de astronomia.. Mas pronto, esta opinião vale o que vale.. Tal como os vossos posts..
Imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 02.01.2013 às 16:16

Um leitor que assina "ninguém" emite um comentário para dizer... "nada". Faz sentido.
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 02.01.2013 às 14:02

Lamento discordar, mas a opinião de alguém que se apresenta como 'ninguém' e não assina (sabe-se lá porquê) é capaz de ser um bocadinho menos credível do que este post.
Sem imagem de perfil

De António Moura a 02.01.2013 às 15:21

A opinião do amigo “ninguém” é válida e vale tanto como a de qualquer outra pessoa, só é pena ser anónima.
O resultado das votações, mais do que definir quem é melhor ou pior, vale para se poder ter um quadro de vários dos bons nomes e marcas que Portugal tem, neste setor de comidas e vinhos, o que a mim me parece importante, para se separar um pouco, o trigo do joio.
Obrigado ao Mesa Marcada.
Sem imagem de perfil

De Paulo Rodrigues a 02.01.2013 às 22:17

Tanto a forma como o conteúdo do post assinado por ninguém, diz mais de quem o escreve do que daqueles que pretende atingir. Pode ser válido apenas para relembrar que este tipo de pessoas/comportamentos existem. Se quisesse dizer algo de construtivo, certamente que o faria de outra forma, fundamentando o que escreve.
Sem imagem de perfil

De Ninguém! a 02.01.2013 às 21:38

Acho bastante obvio a minha nao assinatura, pois se a fizesse bem que podia procurar outra carreira, sim, porque as pessoas hoje em dia julgam as outras pelo que se lê na internet, e miguel, nao sei porque fica ofendido, apenas demonstrei a minha opinião.. Mas se nao a acha valida, sabendo de como as coisas sao hoje em dia, nao sei o que lhe diga.. Cumps.
Sem imagem de perfil

De José Tomaz de Mello Breyner a 03.01.2013 às 16:08

(...)em primeiro lugar o belcnto ainda nao teve tempo para mostrar o que vale, pois esta aberto a um ano,(...)

Está aberto há (e não à) um ano mas já ganhou uma estrela Michellin. Se para Ninguém is não quer dizer que se fez um bom trabalho, eu vou ali e já venho.

Por outro lado quem escreve assim deve ser mesmo ninguém.

Sem imagem de perfil

De Rodrigo a 06.01.2013 às 14:55

Eu só tenho pena que se continue a lavrar no Bota-abaixo tão típico do Português. E tenho pena de quem se esconde atrás de um nick para mandar postas de pescada. Porque a nossa gastronomia tinha muito mais a ganhar se fossem todos unidos. Felizmente quero acreditar que seja apenas um no meio de uma multidão.

Quanto ao ataque pessoal, sinceramente não merece resposta.

A todos os outros um grande abraço

Rodrigo

Comentar post


Pág. 1/2



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

PUB


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Dezembro 2012

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Comentários recentes

  • Adriano

    Nem portugueses há como inspectores, só inspectore...

  • Anónimo

    Experimentei. Muito salgada. Nada a ver com as ita...

  • Duartecalf

    Também sou fã da manteiga das Flores. É uma mantei...

  • Paulina Mata

    É de facto boa. Mas as manteigas dos Açores comuns...

  • Henrique Ventura

    Tenho que experimentar essa manteiga. Também ainda...