Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Jantar muito bem no meio do temporal

por Duarte Calvão, em 23.02.13

Jantei ontem sem sol mas muito bem naquela mesa que se vê lá ao fundo, à direita, na fotografia, indiferente ao temporal que se abateu sobre a Quinta da Penha Longa, ou melhor, a gostar de estar bem abrigado em local tão agradável. Foi claramente bem sucedida esta visita de Diogo Noronha, do Pedro e o Lobo, ao restaurante Arola, como todos os pratos a apresentarem um óptimo nível, tendo-me agradado especialmente as molejas e a sobremesa. Mas os temperos fortes e provocadores da sopa inicial, o bombom chocolate com foie gras que tinha a diferença feliz da cobertura estaladiça, o ponto do bacalhau e a sua combinação com os cogumelos ou o "conforto" transmitido pelo prato final da perdiz com foie gras foram também pontos fortes de uma cozinha em que se nota a preocupação dos sabores fortes e nítidos e da conjugação correcta dos ingredientes, mesmo os mais inesperados. São todos pratos que constam da nova carta do Pedro e o Lobo e fiquei com vontade de ir lá experimentá-la como cliente. De destacar ainda os vinhos do Morgadio da Calçada, da responsabilidade da Niepoort, que me agradam sempre muito, com os brancos de vinhas velhas e os tawnies a sobressairem. 

Na noite de ontem, fiquei a saber que o restaurante Arola tem agora como chefe o jovem português Milton Anes, de apenas 25 anos, mas que já integrou as equipas de José Avillez no Tavares e no Belcanto, com estágios no Pestana Palace dos saudosos tempos de Aimé Barroyer e também nos restaurantes de Martín Berasategui e de Quique Dacosta. Espero que faça um bom e duradouro lugar, porque me parece que este belo restaurante só teria a ganhar se tivesse um chefe que desse permanentemente a cara por ele (ninguém está à espera de encontrar lá Sergi Arola com frequência...), como, por exemplo, faz hoje Vincent Farges com a Fortaleza do Guincho, apesar da consultoria de Antoine Westermann. Fazem-nos falta chefes novos e ambiciosos, com percursos profissionais que prometem.

Nota: quem também estava por lá era a Senhora Profª Paulina Mata, com quem acabei por não trocar impressões finais e por cujos comentários anseio.

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:19


3 comentários

Sem imagem de perfil

De Jorge Pinto a 24.02.2013 às 03:32

E o que aconteceu ao Bruno Neves? Estava com curiosidade em conhecer o trabalho dele, mas também já não está lá? O arola em talvez uns 5 anos já teve uns 4 ou 5 chefes.. fui lá logo quando abriu e não gostei muito. Tenho curiosidade em voltar.. agora o Pedro e o Lobo é excelente o unico defeito é quando está composto demorar um pouco a comida.. mas pela dimensão do espaço percebe-se que a cozinha deve ser mesmo muito pequena e a fazer cozinha deste nivel não há milagres.. quem está com pressa mais vale ir ao fast-food. No Pedro o serviço é bom , e o escanção (?!) é um jovem a ter em conta, muito bom a aconselhar!
Sem imagem de perfil

De Rui Sérgio a 26.02.2013 às 19:37

Já trabalhei com o Milton e devo reconhecer que vai ser complicado para alguém com tão pouca experiência ter sucesso. Apesar de já ter passado por alguns bons restaurantes ainda tem muito que aprender, muito verdinho.
Sem imagem de perfil

De David Jesus a 21.04.2013 às 09:56

Isso é tudo dor de cotovelo, o Milton verdinho? ja fui estagiario do Milton e conheço o seu trabalho, é um jovem chef muito aplicado que acima de tudo ama o que faz, o que por vezes é dificil de encontrar. Compreendo essa inveja, com 25 anos ja tem um cv muito bom. Parabens Milton, abraço do crocante.

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Fevereiro 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728

Comentários recentes

  • Miguel Pires

    Oops, já corrigido. Agradeço o reparo.

  • Martinho Cruz

    Tudo bem. Vega “Cecília” é que me ultrapassa.....

  • Anónimo

    Esta é uma boa notícia para esta altura do Natal.....

  • Duarte Calvão

    Acho, João Faria, que coloca a questão nos termos ...

  • João Faria

    É verdade que, infelizmente, a mudança ocorrida na...