Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Um jantar de 3 estrelas no The Ocean, no Algarve

por Miguel Pires, em 15.03.13
snacks no Ocean: "Carabineiro/maçã granny smith/funcho selvagem"; "Gamba de Moçambique/chá principe/gengibre"; "Frango piri-piri"; "Sardinha de Sagres"
 
Depois de um dia intenso entre a apanha de túberas e o almoço na Malhadinha, com os vinhos e produtos da herdade, o grupo de chefes e jornalistas portugueses e brasileiros regressou ao Algarve. Parte dele saiu directo para jantar no The Ocean, o restaurante com 2 estrelas Michelin, do Vila Vita Parc, próximo de Armação Pêra.
 
O dia foi fantástico mas cansativo e o mais normal seria voltar ao hotel, beber uma tisana e dormir. No entanto, a curiosidade por conhecer ou saber o que o Chef Hans Neuner estaria a fazer de novo, sobrepunha-se ao cansaço. Mesmo nesse estado e, aparentemente sem apetite, o grupo sentou-se à mesa. Porém, bastaram chegar os primeiros snacks para que as papilas gustativas se rendessem e o apetite abrisse.
 
Conhecia a cozinha do Chef austríaco e, inclusive, tinha feito ali, no Verão passado, um jantar de grande nível, mas nem sequer chegáramos a meio da refeição e já estava com a impressão de que este jantar iria ser um daqueles momentos à mesa que vão perdurar no tempo. Hans Neuner mostra estar na sua melhor forma e a sua cozinha ultrapassa todas as expectativas, cumprindo os requisitos com que muitos sonham: serem consistentes, audazes e criativos.
 
Esse estado verificou-se tanto na sequência de 6 snacks, como, depois, nos pratos principais, onde a liberdade criativa é normalmente mais contida. Interessante ainda o facto de Neuner estar cada vez mais ligado a Portugal, quer nos produtos utilizados (a grande maioria, com excepção de lombo de corça, foie gras e pouco mais), quer nas referências, como quando apresenta uma mini cataplana algarvia ou um snack de frango de piri-piri, em homenagem à vizinha localidade da Guia.
 
Ao fim de quase 3 horas e 13 propostas diferentes, ficámos todos impressionados com a leveza e o elevadíssimo nível da refeição. É provavel que que na proxima edição do Guia Michelin o Ocean continue a ter "apenas" duas estrelas. Porém, ontem, ninguém ficou com grandes dúvidas: o nível foi de três. 
 
 
"Tomate algarvio/espuma de azeite/biqueirão"
"cataplana algarvia"
"tagliatelle de calamares/micro camarão/ouriços do mar/café"
"lombo de corça tirolês/fígado de pato/beterraba/chalotas estufadas"
Uma pré-dessert, que foi um dos mais surpreendentes pratos da noite: gelado de azedas, coração de tomate e chocolate branco
"Queijo de azeitão/leite de amêndoa/Iogurte/maçã verde"
 
Texto publicado originalmente no site Portugal dos Sabores (9 Março); fotos: Vasco Célio
 
Posts relacionados:

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:39


1 comentário

Sem imagem de perfil

De SUSANA GOMES a 19.03.2013 às 22:48

OLÁ ESSE JANTAR DEVE SER MUITO BOM]

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Março 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Comentários recentes

  • Miguel Pires

    Oops, já corrigido. Agradeço o reparo.

  • Martinho Cruz

    Tudo bem. Vega “Cecília” é que me ultrapassa.....

  • Anónimo

    Esta é uma boa notícia para esta altura do Natal.....

  • Duarte Calvão

    Acho, João Faria, que coloca a questão nos termos ...

  • João Faria

    É verdade que, infelizmente, a mudança ocorrida na...