Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Olha o Peixe em Lisboa, freguês!

por Miguel Pires, em 22.03.13

Já falta pouco para o despinhar de mais um Peixe em Lisboa, o evento que sob o pretexto do que de melhor tiramos do mar reúne na capital os amantes da gastronomia. Este ano o espaço de sala cresceu, vai-se falar de frutas, há Sangue na Guelra* e novos restaurantes presentes (Sea Me, Travessa e Alma - a juntar aos repetentes Assinatura, G-Spot , José Avillez , Tasca/Cervejaria da Esquina, Ribamar, Spazio Buondi / Nobre e Umai ).
Nas sempre concorridas apresentações dos chefes não há nenhum verdadeiro cabeça de cartaz, como aconteceu em anos anteriores. No entanto chamo atenção para o peruano Virgilio Martinez, uma das estrelas em ascensão, e um dos chefes mais em destaque nos últimos tempos, pelas suas pesquisas e visão autoral da cozinha peruana. No seu país conseguiu impor-se, no seu restaurante Central, ao mega estrela Gastón Acúrio ( para quem trabalhou) e, em Londres, tem dado nas vistas com o Lima, numa versão mais simples com toque de autor. Além de Martinez irão apresentar-se no auditório, Fausto Airoldi , Bertílio Gomes, Adrien Trouilloud , Nuno Diniz, Nuno Barros, Mauro Uliassi , José Avillez , Alexandre Silva, Miguel Castro Silva, Tomoaki Kanazawa , Bella Masano , Marlene Vieira, Vítor Sobral e Leonel Pereira.
Virgílio Martinez, (com Gennaro Esposito, que passou pelo Peixe em Lisboa há dois anos) mal fotografado por mim, em Junho, no festival Festa a Vico, em Itália

O Peixe em Lisboa é não só restaurantes e apresentações, há os habituais workshops de cozinhas e vinhos e um mercado gourmet onde podemos conhecer e comprar uma série de ingredientes e acessórios que não se encontram facilmente noutros sítios - já para não falar dos expositores de vinhos, em especial os das região de Lisboa, que nos têm mostrado como tem evoluído a produção por estes lados. Ah, claro, já me esquecia que para todos aqueles que gostam de sofrer, poderão novamente assistir à eleição do melhor pastel de nata de Lisboa.

Peixe em Lisboa, de 4 a 14 de Abril, no Pátio da Galé, Terreiro do Paço. (Ver programação em www.peixemlisboa.com )


* mais desenvolvimentos dentro de momentos

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:39



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Março 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Comentários recentes

  • Duarte Calvão

    Acho, João Faria, que coloca a questão nos termos ...

  • João Faria

    É verdade que, infelizmente, a mudança ocorrida na...

  • Anónimo

    isso mostra exatamente como você e quem escreve es...

  • Anónimo

    Nos Açores sempre se comeram algas. As famosas "To...

  • Duarte Calvão

    Acho que não leu o artigo do El País com atenção. ...