Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Peixe na Nau XXI

por Miguel Pires, em 17.07.13

 O 2º número da Nau XXI, que acaba de sair, dá um grande destaque ao peixe português, começando pela reportagem de Alexandra Prado Coelho (APC), que à boleia do slogan "O Melhor Peixe do Mundo", ouviu profissionais de diversas áreas para nos dar a conhecer um pouco mais sobre as características do peixe português e as razões de tão afamada qualidade.

Alguns destes assuntos já tinham sido abordados em outros trabalhos, nomeadamente no livro "Portugal - O Melhor Peixe do Mundo" de Fátima Moura, que APC também cita no artigo. Contudo APC vai mais longe na recolha de testemunhos e ficamos a saber que ainda há muito trabalho a fazer neste campo: da pesca à distribuição, da confecção à promoção do nosso peixe.  

Um dos testemunhos (e vozes) mais interessantess nesta matéria é o do chef japonês Tomoaki Kanazawa, a quem APC dedica uma página inteira. Definitivamente este é um artigo a não perder. 

Mas há ainda outros assuntos do ponto de vista gastronómico, no segundo número desta revista generalista dedicada ao mar, como o "Regresso aos Mercados", de Miguel Somsen. Neste artigo o jornalista fala sobre os mercados de eleição dos chefes Leonel Pereira, Vítor Claro, Rui Paula, Jaime Perez, José Cordeiro e Rui Rebelo. 

Todos os meses assino uma página sobre um peixe de época da nossa costa e mostro duas confecções (uma mais elaborada e outra mais simples) de um chef - de quem traço seu o perfil e o do restaurante. Este mês o peixe eleito foi o cantaril e a elaboração dos pratos ficou a cargo de Diogo Noronha, do restaurante Pedro e o Lobo (em Lisboa). 


photo 4.JPGHá também utensílios e gadgets para conhecer, neste número. Na verdade há muito por onde escamar na Nau XXI, uma revista que merece ser lida e apoiada. Infelizmente, como acontece com outras revistas lançadas fora dos grandes grupos editoriais, existem alguns problemas relacionados com a distribuição e visibilidade da revista nas bancas. Contudo, dizem-me de fonte segura que, pelo menos, nas livrarias Bertrand a revista é fácil de encontrar. 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 14:29


1 comentário

Imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 22.07.2013 às 12:23

Comprei este fim de semana, está bastante interessante. Vale bem os 4,90 euros.

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Julho 2013

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Comentários recentes

  • Paulo

    Não se aborreça Miguel. As redes sociais são impla...

  • Paulo

    Não conhecendo os motivos do encerramento, se calh...

  • joana

    sardinhanalfabeto!

  • Duartecalf

    Concordo Miguel, e os novos restaurantes do Diogo ...

  • Miguel Pires

    Espero que seja o segundo caso. Seria um desperdíc...