Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A receita tradicional do Senhor Cândido

por Miguel Pires, em 30.07.13

 Ontem à tarde na charcutaria do El Corte Inglês:

 

- Qual a diferença entre esses dois fiambres (ambos da Nobre)?

- Este é novo, é uma receita tradicional. É cozido a vapor, tem menos sal - que vem das salinas de Rio Maior - e é uma receita deste senhor (aponta para o rótulo), o Sr. Cândido. É ligeiramente mais seco do que este ao lado mas é muito mais saboroso.

- Então dê-me umas 50gr que é só para provar. 

 

Declaração de interesses: o Senhor Cândido é meu pai e, apesar de não me dar mesada há mais de 20 anos, continuo a gostar muito dele.

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:05


11 comentários

Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.07.2013 às 12:53

E que tal é o belo do fiambre? Essa é a questão que fica!
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 30.07.2013 às 16:50

É melhor do mundo, claro! uma coisa é ter deixado de receber mesada, outra coisa é ser deserdado de vez ;)

Não é propriamente o fiambre que fazem na Fortaleza do Guincho, mas tendo em conta que é um fiambre de produção industrial é capaz mesmo de ser o melhor dentro do género. A minha opinião nao andará longe da do funcionário do El Corte Inglés: é menos salgado e mais saboroso do que a maior parte dos seus congéneres. É de facto um bocadinho mais seco mas não tem aquele ar 'plastificado' que alguns têm.
Sem imagem de perfil

De João a 02.08.2013 às 11:03

Após este post e a pergunta que te fiz Miguel decidi ir então em busca do belo do Fiambre do Senhor Cândido, trouxe umas 50 gramitas cá para casa e a minha opinião é idêntica à tua.
Gostei particularmente do aspecto, em nada parece aqueles fiambres industriais com o seu ar plastificado e esse é sem dúvida o seu maior ponto positivo. Quanto à secura, isso para mim foi o único aspecto negativo... precisava de um pouco mais de humidade.
Sem imagem de perfil

De PedroSommer Ribeiro a 30.07.2013 às 13:40

Olá Miguel, viva
Achei curioso ver este post no mesa marcada e ainda para mais saber que o Sr. Cândido é o teu pai, dado que tanto tenho falado sobre ele e sobre o dito fiambre, que é Produto Sabor do Ano e que tenho ajudado a promover.
Seguem dois links sobre o tema:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=rJu_JhY4CIY

http://www.youtube.com/watch?v=vA_Oarxw2O4

Um abraço
Sem imagem de perfil

De Sabor do Ano a 30.07.2013 às 14:40

O Sr. Cândido é mundialmente conhecido, até as crianças o conhecem sabem que ele foi o funcionário nº 1 da nobre!

http://sic.sapo.pt/Programas/Queridajulia/2013/05/30/pudim-de-bimbo-e-fiambre
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 30.07.2013 às 17:01

"querida Júlia " e "pudim de bimbo com fiambre"... Hum... Medo! Ele há coisas que um filho não quer saber (e acho que o pai também não :)
Sem imagem de perfil

De Pedro Sommer Ribeiro a 30.07.2013 às 18:38

Olá Miguel,

Medo?
Não estamos a falar do mesmo fiambre acima mencionado?
Ou será preconceito pelo fiambre estar numa receita de crianças num programa popular a publicitar produtos?
Um abraço
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 30.07.2013 às 19:44

Pedro

Não é preconceito, apenas não tenho um especial apreço pelo estilo da Júlia Pinheiro, nem pelo pão da Bimbo. Seja como for, peço desculpa, não quis ser desrespeitoso com o teu trabalho. Estava na rua e fiz o comentário de impulso, sem ver o vídeo e muito menos sem saber que era uma receita de crianças.

Mas já agora, que vi o vídeo , gostava de ir mais além no comentário:

Muitos dos produtos alimentares industriais não são a minha praia. Contudo, não sou elitista, também os uso e sei fazem parte das nossa vida, criam empregos, etc. Do mesmo modo nada tenho contra as associações tipo a que promove e vende os "O Sabor do Ano" e as marcas eleitas, presumo que de acordo com determinados critérios.

Contudo, espero que estes programas da manhã (ou de outros horários), dirigidos a donas de casa, tenham - com os seus códigos de entertainment - um papel activo na divulgação de uma dieta variada onde entrem este tipo de produtos, mas também outros ditos naturais, os de sempre. É importante que uma criança (e um adulto) continue a saber que uma pêra é sobretudo de roer e não de beber, que a carne vem da vaca e não do supermercado, ou que nem todo o peixe é "douradinho".
Sem imagem de perfil

De Pedro Sommer Ribeiro a 31.07.2013 às 15:39

Olá Miguel,

Não me senti desrespeitado de modo algum, até porque quem se expões tem de estar pronto para as criticas, apenas achei o comentário sem fundamento, daí a questão!

Quanto ao resto creio estarmos de acordo, pois partilho da mesma opinião!
Infelizmente não sou eu quem decide os conteúdos dos programas e dos canais de televisão e o modo como se publicita, mas também acho que há espaço para um pouco de tudo!

Não faço segredo, que se me dessem a escolher, que optaria outro tipo de programa, com conteúdos e produtos semelhante aos que referes e te identificas, que é o que faço como formador na Escola de Hotelaria, pois tenho essa autonomia.

Para terminar, faço uma Declaração de Desinteresse, pois não recebo nem recebi um único cêntimo pelo trabalho que realizo com o Sabor do Ano e os seu produtos, o que me deixa completamente à vontade para falar sobre este tema.

Um abraço
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 30.07.2013 às 23:18

o FIAMBRE DA PERNA EXTRA DA NOBRE ,que era um produto de altissima qualidade não anda mau anda pessimo isto é se calhar piorou para dar entrada ao novo Fiambre da familia
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 31.07.2013 às 10:12

Caro Anónimo

Diz o que diz de uma forma tão peremptória mas nem tem a amabilidade de se identificar.
Já aqui referi várias vezes que, para mim, uma opinião anónima sem qualquer argumentação vale o que vale: muito pouco.


Por questões de comodidade sempre permitimos a existência de respostas não identificadas. No entanto volto a pedir algum bom senso na forma como se expressam os leitores que optem pelo o anonimato.

Quanto à qualidade deste fiambre, que escreve em letras garrafais, nem nunca foi de "altíssima qualidade", nem "anda péssimo". Mas isto é a minha opinião - identificada e com declaração de interesses

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Julho 2013

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Comentários recentes