Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 Num restaurante do Porto, uma cliente acaba a sua refeição e pede um copo de água para tomar um comprimido. No final, ao verificar a conta, repara que lhe cobraram 1€. Estupefacta, a cliente resolve contar o episódio no Tripadvisor. O seu testemunho até começa de forma muito positiva, com elogios ao restaurante em vários itens. Contudo, estranhamos a pontuação que dá: 3 num máximo de 5. É então que refere o insólito episódio do copo de água e ficamos a saber a razão da pontuação baixa. No entanto, embora raro, o facto não seria noticia se não fosse a resposta do proprietário no mesmo site:

 

"Carissima Cliente,

fiquei agradavelmente contente com a sua avaliação em tão prestigiado site de avaliações como é o tripadvisor.com.

Apesar de tudo, fiquei incrivelmente espantado com o comentário relativo ao copo de água.
No menu executivo que servimos no Artemísia damos a possibilidade de os clientes consumirem qualquer bebida a copo para que a refeição seja mais económica e mais ao encontro do que é o dia a dia em Portugal nestes tempos dificeis de crise.

Esta bebida a copo está já incluída no preço do menu, que varia entre os 7,5€ e os 14,5€ conforme escolha só o prato principal ou todos os pratos: entrada+prato principal+sobremesa.
Nos casos em que nos é solicitada uma bebida extra menu, ou qualquer outro artigo, a politica é cobrar o preço da carta.

Penso que dado o nível do restaurante, como sua excelência muito bem refere, não seria muito ético servir um copo de água da torneira quando algum cliente solicita mais água além do menu. 

Teremos nós que saber qual o fim do copo de água? e mesmo sendo esse o fim, tomar um medicamento, porque teriamos de oferecer o copo de água? Se todos os clientes solicitarem o mesmo quantos copos de água teremos de servir sem cobrar?

Adicionado a todas estas questões, vem uma outra. A colega que serviu o copo de água pareceu-me bastante compreensível ao facto uma vez que não cobrou uma garrafa de água que tem o preço de tabela de 2€, mas fez o favor de cobrar apenas 1€ por um copo. O facto é que ficámos com a garrafa aberta e não sabemos se vamos poder servir mais um copo ou não, dessa mesma garrafa.

Existe uma diferença entre o que é um menu executivo, em que tudo está predefinido, e os pedidos efectuados fora desse menu. Infelizmente, o Artemísia não faz parte de uma instituição de caridade, é uma empresa com fins lucrativos. No caso de solicitar um café extra ao seu menu teria de pagar 1,5€. Será assim tão inaceitável cobrar 1€ por um copo de água com capacidade de 200ml? Ou teriamos também de oferecer o café?

Ainda questiono a sua avaliação escrita relativamente à qualitativa. Avalia que o serviço é excelente, comenta que foi muito bem atendida, mas... de seguida avalia o serviço com apenas 3 pontos! Será assim mesmo?

Em suma, agradeço a sua avaliação para que possamos crescer positivamente, em todos os aspectos, neste mercado tão competitivo e tão exigente como é o serviço de restauração."

 

Fiquei curioso... será que também cobram por um guardanapo extra?

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:31


72 comentários

Sem imagem de perfil

De Rita a 19.08.2013 às 11:15

Acho perfeitamente normal! Ninguém se pode recusar a servir um copo com água, mas podem cobra-lo, e depois desta explicação, parece me perfeitamente legitimo o valor cobrado, à semelhança do que se faz em outros países...

Quem sofre com a crise, não come fora, muito menos menos entre esses valores.
Sem imagem de perfil

De Filipe Santos a 19.08.2013 às 12:14

"à semelhança do que se faz em outros países"??? Só mesmo quem não conhece é que faz este tipo de comentários. Em vários "outros países", quando o cliente se senta à mesa, colocam logo um jarro de água oferecido, na Argentina, por exemplo, com o café, costuma vir sempre um copo de água gaseificada, também gratuito. Só em Portugal é que nos pisam, nos exploram e nos roubam e nós ainda aplaudimos. É ultrajante esta situação. O restaurante é obrigado a trazer tudo tabelado na lista, pelo que obrigatoriamente terá que ter na lista "copo de água - 1€", o que não acredito que tenha. Artemísia, decorem para não colocarem lá os pés. Tantos restaurantes bons e simpáticos a fecharem todos os dias e outros, que não mereciam estar abertos, a tratarem mal os clientes. Espero que este 1€ tenha sabido bem ao proprietário, pois custou-lhe centenas ou milhares de euros em péssima publicidade. Eu, por mim, farei o meu papel de divulgar esta informação e este atendimento. Algo me diz que se irá arrepender. Além do claro cinismo e da hipocrisia da resposta.
Sem imagem de perfil

De pedro a 19.08.2013 às 13:17

Acho a resposta completamente surreal e por certa coisa ser praticada noutros paises não quer dizer que esteja correcta. Se o restaurante tem um nivel tão elevado deveria oferecer a agua e não cobra-la. A imagem com que fico não é de um serviço voltado para a excelência e para o cliente mas sim de um local onde a contabilidade milimetrica é mais importante que a relação com os clientes. No minimo deixavam a cliente escolher - se queria água da torneira ou uma garrafa de àgua. Chama-se a isso cortesia e tem mais valor para um restaurante que €1.
Sem imagem de perfil

De rf a 20.08.2013 às 22:11

bem... a sua opinião a meu ver não é a mais acertada, pois pelo que refere você nunca almoça fora de casa.. correto ??? á, você nao sofre com a crise por isso já pode e tem o direito de poder almoçar fora..... (que lógica tão estúpida)
relativo a outros países , para mim, isso não é para cá chamado pois continuamos a estar em Portugal, e o que este restaurante fez foi uma falta de credibilidade perante o cliente pois se fosse para cobrar esse tal copo de agua, porque então não trouxe a respectiva garrafa de agua para a cliente???? agora se a cliente necessitava de tomar algum medicamento e se pediu apenas um copo de agua levam-lhe 1€????? pela lógica do proprietário ao responder a senhora, qualquer dia se alguém for á casa de banho terá de levar o próprio papel higiénico de casa e um baldinho com agua para despejar na sanita, ááá, e um perfumezinho tipo ambi pur para não deixar cheiros indesejados!!!!!! enfim!!!!!

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Agosto 2013

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Comentários recentes

  • João Gonçalves

    "E, é claro, o Varanda do Ritz Four Seasons, de Li...

  • Duartecalf

    Se no ano passado íamos duplicar e não duplicámos,...

  • Anónimo

    Mero lapso.Fica a assinatura: Carlos Dias.Encantad...

  • João Faria

    Se durante tanto tempo sacrifícios foram feitos na...

  • Miguel Pires

    Seria de bom tom, a alguém que tem uma opinião tão...