Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 Num restaurante do Porto, uma cliente acaba a sua refeição e pede um copo de água para tomar um comprimido. No final, ao verificar a conta, repara que lhe cobraram 1€. Estupefacta, a cliente resolve contar o episódio no Tripadvisor. O seu testemunho até começa de forma muito positiva, com elogios ao restaurante em vários itens. Contudo, estranhamos a pontuação que dá: 3 num máximo de 5. É então que refere o insólito episódio do copo de água e ficamos a saber a razão da pontuação baixa. No entanto, embora raro, o facto não seria noticia se não fosse a resposta do proprietário no mesmo site:

 

"Carissima Cliente,

fiquei agradavelmente contente com a sua avaliação em tão prestigiado site de avaliações como é o tripadvisor.com.

Apesar de tudo, fiquei incrivelmente espantado com o comentário relativo ao copo de água.
No menu executivo que servimos no Artemísia damos a possibilidade de os clientes consumirem qualquer bebida a copo para que a refeição seja mais económica e mais ao encontro do que é o dia a dia em Portugal nestes tempos dificeis de crise.

Esta bebida a copo está já incluída no preço do menu, que varia entre os 7,5€ e os 14,5€ conforme escolha só o prato principal ou todos os pratos: entrada+prato principal+sobremesa.
Nos casos em que nos é solicitada uma bebida extra menu, ou qualquer outro artigo, a politica é cobrar o preço da carta.

Penso que dado o nível do restaurante, como sua excelência muito bem refere, não seria muito ético servir um copo de água da torneira quando algum cliente solicita mais água além do menu. 

Teremos nós que saber qual o fim do copo de água? e mesmo sendo esse o fim, tomar um medicamento, porque teriamos de oferecer o copo de água? Se todos os clientes solicitarem o mesmo quantos copos de água teremos de servir sem cobrar?

Adicionado a todas estas questões, vem uma outra. A colega que serviu o copo de água pareceu-me bastante compreensível ao facto uma vez que não cobrou uma garrafa de água que tem o preço de tabela de 2€, mas fez o favor de cobrar apenas 1€ por um copo. O facto é que ficámos com a garrafa aberta e não sabemos se vamos poder servir mais um copo ou não, dessa mesma garrafa.

Existe uma diferença entre o que é um menu executivo, em que tudo está predefinido, e os pedidos efectuados fora desse menu. Infelizmente, o Artemísia não faz parte de uma instituição de caridade, é uma empresa com fins lucrativos. No caso de solicitar um café extra ao seu menu teria de pagar 1,5€. Será assim tão inaceitável cobrar 1€ por um copo de água com capacidade de 200ml? Ou teriamos também de oferecer o café?

Ainda questiono a sua avaliação escrita relativamente à qualitativa. Avalia que o serviço é excelente, comenta que foi muito bem atendida, mas... de seguida avalia o serviço com apenas 3 pontos! Será assim mesmo?

Em suma, agradeço a sua avaliação para que possamos crescer positivamente, em todos os aspectos, neste mercado tão competitivo e tão exigente como é o serviço de restauração."

 

Fiquei curioso... será que também cobram por um guardanapo extra?

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:31


71 comentários

Imagem de perfil

De SR FADO de Alfama a 18.07.2014 às 01:02

agua potavel é água própria para consumo e a a agua que corre da torneira também é paga e também paga IVA. As pessoas já pararam para pensar na barbaridade de impostos que sobrecarregam os estabelecimentos? Já pararam para pensar que quando pedem um copo de água com a bica e deixam metade da água no copo para deitar fora, esse copo de água além da água(que o proprietário paga) que contém, esse copo tem que necessáriamente ser lavado o que gasta mais água,electricidade(porque tem que ser escaldado) e detergente, além do trabalho que dá ao funcionário que tem que fazer tudo isso e ainda limpar e puxar o lustro ao copo. acho que o 1€ não paga ,só os impostos que o estabelecimento tem que pagar com o trabalho que o copo de água oferecido lhe dá. Um restaurante neste mmento entrega 1/4 da sua facturação e metade do seu lucro,ao estado SÓ para IVA, da outra metade do lucro que lhe resta, tem que pagar mais impostos, a água do copo e a de lavar o copo, a dos WCs também, a electricidade, o papel hhigiénico etc etc etc..... as pessoas deviam pensar antes de abrir a boca, ou antes,carregar nas teclas para escrever. O restaurante está no seu direito de cobrar o copo de Agua,pois muitas são as pessoas que pedem um copo de água apenas para molhar os lábios e o resto...deita fora, . Já agora!...se a agua nos restaurantes tem que ser de borla, porque as pessoas não exigem que as camaras lhes dêem a água de borla também? a água que corre nas vossas torneiras não é paga? então?..... o dono do restaurante é obrigado a dar de borla aquilo que tem que pagar?
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 18.07.2014 às 11:12

"as pessoas deviam pensar antes de escrever", refere. E eu concordo, porque acho que não deve ter lido todos os argumentos. Não há almoços grátis, diz o ditado. Nem é preciso ler nenhum livro de gestão hoteleira para saber que todo o tipo de custos que não é imputado directamente ao cliente (toalhas, talheres, guardanapos , serviço, rendas, impostos) entram no preço final do que ele consome. E, tradicionalmente é nesse pacote que se insere um copo de água da torneira - que é isso que espera um cliente quando pede um copo de água. O que não é sequer LEGAL é cobrar um copo de água sem o preço do mesmo estar afixado.
Mas felizmente vivemos num país livre e, por isso, no seu estabelecimento pode muito bem cobrar por esse item. E, já agora, pelo guardanapo.

Comentar post



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pub


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Agosto 2013

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Comentários recentes

  • Adriano

    Também acho, a nível de entrevistas o que está a d...

  • João Faria

    Excelente entrevista! Talvez a que mais achei inte...

  • Miguel Pires

    Bem me pareceu que a argumentação era pobrezinha.

  • Adriano

    Isto realmente é irritante. Eu admiro é a paciênci...

  • João Almeida

    Sentiu-se ofendido. Coitadinho..(Não tenho faceboo...