Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Alexandre Silva na Bica do Sapato

por Duarte Calvão, em 12.09.13

Alexandre Silva (na foto) vai assumir em Outubro a chefia do restaurante lisboeta Bica do Sapato, deixando o projecto do Hotel Marmóris, em Vila Viçosa, a que esteve ligado no último ano. Esperemos que tudo lhe corra bem na nova casa, por onde já passaram nomes como Joaquim Figueiredo e Fausto Airoldi, porque Lisboa precisa de restaurantes como a Bica do Sapato e chefes com a criatividade de Alexandre Silva, já bem demonstrada no antigo Bocca, também em Lisboa, e mesmo no concurso Top Chef, transmitido na RTP, que venceu com toda a justiça. Ainda não se sabe quem será o novo responsável pelo restaurante do Marmóris.

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:24


9 comentários

Sem imagem de perfil

De Jorge Costa a 12.09.2013 às 13:11

É bom ver Lisboa a mexer.. mas já? O marmoris era um excelente projecto, com ambição..nem um ano volvido e já se vem embora? não entendo.
Sem imagem de perfil

De José Tomaz de Mello Breyner a 12.09.2013 às 16:19

Ia fazer exactamente a mesma pergunta, mas o Jorge Costa tirou-me as "letras da mão".

O que aconteceu Alexandre? Projecto megalómano e sem massa critica para encher o restaurante do Hotel?
Sem imagem de perfil

De anonimo a 12.09.2013 às 21:36

Pena. É um Chef demasiado focado na cozinha que se faz lá fora e perdeu uma excelente oportunidade de elevar a cozinha portuguesa, nomeadamente a alentejana a outro nivel pois esta tem tudo para ser trabalhada e brilhar, lá fora no estrangeiro.
Caminhando na sombra dos outros Chefs , não há espaço para a sua própria sombra. Resultado:o seu trabalho apresenta pouca alma.

O Marmoris Hotel é um espaço frio e feio. Atrevo-me mesmo a dizer que é um projecto de"novo rico".
No entanto, desejo-lhe felicidades.
Sem imagem de perfil

De Vicente Castro a 12.09.2013 às 22:57

Ora aqui está uma noticia que me deixa feliz e infeliz.

primeiro porque a Bica no Sapato fica a menos algumas (várias) dezenas de quilómetros a menos do que Vila Viçosa - assim mais vezes, ou pelo menos com mais facilidade poderei degustar a comida do Alex;

segundo a tristeza de ver que o interior ainda não está preparado para alguns tipos de cozinha, ou pelo menos para algo mais abstracto, sempre respeitando os produtos locais bem como a sua sazonalidade.

Em tom de reparo, o projecto era um pouco megalómano e para lá de pindérico, e apesar de apostar numa matéria de qualidade da região - o mármore - não apostou no bom gosto! Nem pouco nem mais ou menos - apenas nada!

Acrescento que apenas lá fui uma vez e gostei muito do trabalho que o Master Chefe me apresentou.

Boa sorte ao Alex e à Bica do Sapato.
Sem imagem de perfil

De Hélder Martins a 13.09.2013 às 06:50

Antes de mais quero desejar o maior sucesso ao Alexandre e à equipa, assim como desejo á equipa do Marmoris.
Noto alguns comentários amargos e questionantes desprovidos de conhecimento aprofundado da situação em causa.
O Mármoris era e é um projecto sustentável e como uma estratégia implicita de crescimento pelo que o Alexandre fez a sua parte em criar todo o projecto de cozinha e restauração em que este assenta, formando as equipas e deixando seguimento.
Fico muito feliz em ter no Narcissus uma referência no Alentejo, que bem precisa, mas fico ainda mais feliz em ver o Alexandre voltar a uma matriz mais cosmopolita.
Compreendo as questões mas agrada-me as razões.
Sem imagem de perfil

De Jorge Costa a 13.09.2013 às 11:18

"O Mármoris era e é um projecto sustentável e como uma estratégia implicita de crescimento pelo que o Alexandre fez a sua parte em criar todo o projecto de cozinha e restauração em que este assenta, formando as equipas e deixando seguimento"

Não entendo, então se o sub-chef também veio embora, quem no Alentejo vai pegar na sua cozinha de vanguarda e dar seguimento? O restaurante tem um ano..dar seguimento a quê? Ainda nem as mesas estão pagas, ainda o restaurante não sse afirmou..
Ainda à uns meses promovia o projecto no Peixe em Lisboa, projecto que só faz sentido com o Alexandre Silva, sendo que ele era a cara do restaurante.
Esta saída, é visivelmente um conflito, não vale a pena tapar o sol com a peneira, não é preciso ser amigo dos envolvidos para perceber que um projecto que queria ganhar uma estrela era projecto para 5/6/7 anos no minimo, e acabou precocemente.

É uma pena, mas como Lisboeta fico feliz do ter por cá, espero que devolva à bica o fulgor dos tempos do Fausto Airoldi, que ainda seguiu com Paulo Pinto mas depois desapareceu..
Sem imagem de perfil

De António Moura a 13.09.2013 às 20:51

Uma boa notícia para os clientes da Bica do Sapato.
Parece ser um casamento feliz.
Sem imagem de perfil

De José Luis Diniz a 17.09.2013 às 18:05

Triste notícia!!!
Projectos começados e inacabados....

Sem imagem de perfil

De Francisco Cobb a 20.09.2013 às 00:48

O Hotel Marmóris, em Vila Viçosa, desde inicio é um projecto que não vai em nada, abre em grande, mas depois perde-se e perde-se por muitas razãos, por ser uma vila no meio do Alentejo (atenção que não estou a dizer mal), mas o Alentejo não têm capacidade nem clientes para têm um restaurante de alto nível, eles abrem tudo em grande, mas os projectos ficam a meio.
O utilizador que disse esse projecto é um projecto de novo rico, e é verdade, eles abrem, passado um tempo já se querem afirmar, mas este hotel cheira-me que quer é fazer lucro e não se afirmar muitos menos concorrer a estrela!
O problema esta na base, querem abrir em grande e depois caem por terra, e ''foi''(?) o que aconteceu, mais uma vertente disto é que este hotel onde esta e o cliente que têm, precisa de um pilar financeiramente forte, no Alentejo não é possível isto, pois o Alentejo ainda esta a anos luz de grandes estrelas, começa tudo pelas pessoas que o habitam..
De resto e devido a este problema do financeiramente, o unico que não têm este problema é o Convento do Espinheiro, porque pertence a uma grande cadeia internacional de Hoteis.
A minha aposta é que daqui a uns 6 meses esse de vila viçosa vá a ser mais um hotel na região e o problema de os outros!

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Setembro 2013

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Comentários recentes

  • Paulo

    Não se aborreça Miguel. As redes sociais são impla...

  • Paulo

    Não conhecendo os motivos do encerramento, se calh...

  • joana

    sardinhanalfabeto!

  • Duartecalf

    Concordo Miguel, e os novos restaurantes do Diogo ...

  • Miguel Pires

    Espero que seja o segundo caso. Seria um desperdíc...