Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




No Douro: dias agitados no Pinhão (1)

por Miguel Pires, em 18.09.13
Hoje ouvi passar duas vezes o comboio que segue até à Régua e que, após transbordo, permite a ligação ao Porto. Mais um pouco e fazia o pleno, dado que só há 3 comboios por dia.

O silêncio é ensurcedor. De tal ordem que só muito a custo identifico um som que vem de longe. Trata-se de uma escavadora que a um quilometro de distância abre caminho entre os socalcos para mais uma fila de vinhas. . Dou uma volta pelo cais onde o movimento é estonteante. A menina do quiosque abana-se com um leque enquanto espera que apareça um turista que lhe compre um passeio de barco. Ela e eu constituímos a multidão que por ali anda.

Um edifício de betão com a inscrição, 'Casa do Douro', chama-me à atenção. Não só o edifício bruto, estilo 'estado novo, mas também os depósitos grandes de cimento. É para ali que o grupo CS Hotéis prevê a construção de um novo hotel com os depósitos a serem reconvertidos em quartos de luxo. . Uma dezena de metros à frente fica o LBV 79, o bar restaurante que o simpático recepcionista do Hotel Vintage House, onde estou instalado, me falou. Parece que é por ali, num edificio antigo recuperado, que passa a movida do Pinhão. Bom, pelo menos a esplanada do andar cimeiro, com vista para o rio, está cheia. Cheia de turistas que em silêncio contemplam o rio.

É hora de almoço e sigo em frente. Passo a ponte perdonal que atravessa a foz onde rio Pinhão encontra o Douro. . Deste lado fica o 'Cais da Foz', onde almoçam alguns estrangeiros e vários grupos de trabalhadores em pausa da jornada nas vinhas. As vindimas estão atrasadas, ouve-se amiúde.

 

Na ementa há 'fêveras', costeletas de porco, costoletas de vitela, filetes de pescada com salada russa e vitela estufada com esparguete e batata frita. Dou uma espreitada pelas mesas, sento-me e peço o que quase todos os outros pediram: vitela estufada. Tem bom aspecto e as 'fritas' são caseiras. Aceno à empregada, uma, duas, três vezes. "Tem de esperar um bocadinho que isto não é logo assim", diz-me a senhora. Tem razão, a calmaria do rio à minha frente é para desfrutar. Rodopios só nas festas das vindimas.

A carne estufada com batata frita era exactamente o que esperava: uma carne de cozedura prolongada, tenra e saborosa. Troco o espargete por meia salada mista. "Quer mesmo uma ou não é melhor meia?", pergunta a minha amiga que não gosta de apressados. Mais 'comfort' só em casa, com a mãe Luz a dizer: "come mais um bocadinho, filho" (para uma mãe mesmo com 10 quilos a mais estamos sempre fraquinhos, não é?).

 

É suposto partir hoje. Ontem disse o mesmo. Portanto, ainda não sei se é desta. São mais de 6 horas de comboio do Pinhão até Lisboa, já contando com as duas mudanças que terei de fazer. É quase como ir a Nova Iorque de avião só que com uma paisagem mais bonita. Bom, se calhar fico mais um bocadinho.

 

Posts Relacionados: 

 


 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:09


8 comentários

Sem imagem de perfil

De Rodrigo Meneses a 18.09.2013 às 17:12

Fica Miguel. Que essa paisagem vale tudo. Faz parte de mim também. E sinto muita falta da calma que o tempo tem por aí.
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 19.09.2013 às 10:31

Há dois dias que ando para regressar a Lisboa mas ainda não consegui :)
Sem imagem de perfil

De João a 19.09.2013 às 11:00

Pelos vistos almoçamos no mesmo sitío, com mais ou menos o mesmo estilo, mas a vista é mesmo para desfrutar.
Sem imagem de perfil

De Maria Lisete Vasconcelos Costa a 20.09.2013 às 11:39

Parabéns pelos posts sobre o Pinhão! Minha terra de nascimento neste Douro fabuloso, a quem Torga no seu Diário XII e do miradouro de S. Leonardo da Galafura chamou "Um poema geológico. A Beleza Absoluta" e que é mais visitada por estrangeiros que nacionais. Recomendo a viagem de barco do Pinhão ou da Régua para cima. Fabulosa!

Parabéns aos bloguistas do Mesa Marcada, que acompanhamos e damos a conhecer aos amigos!

Imagem de perfil

De Miguel Pires a 21.09.2013 às 04:04

Obrigado. Devo-lhe dizer (como se percebe pelo post) que estava-se muito bem pelo Pinhão. O Douro é deslumbrante.
Sem imagem de perfil

De joao roseira a 26.09.2013 às 20:35

Hey Miguel,

O Cais da Foz é o nosso restaurante diário, aqui no Infantário.
Temo dizer, cada vez melhor. O sr. Manuel e a Rosário a comandar a sala, a Gi e a Fátima lá atrás na cozinha.
Ah, e provaste as azeitonas da foto? Depois de uma demolha (não, não é para "molhar", sim, são muito salgadas) são de um sabor fantástico.

(provavelmente, é melhor nem referir o preço...)

saluti desde Douro vindimadeiro,
rosetty
Sem imagem de perfil

De Pinhão a 02.04.2014 às 02:22

A ponte perdonal que atravessa a foz é simplesmente deslumbrante. É uma zona muito bonita de ser visitada e certamente que se esta zona do Pinhão fosse mais divulgada, iria haver mais turismo. No entanto o sossego que se encontra por ali pode e deve ser preservado :)
Imagem de perfil

De Luís Almeida a 10.03.2015 às 21:00

É sempre bom saber que as pessoas se sentem bem na nossa "casa"... terra! Há muitas coisas que é preciso fazer no Pinhão para permitir que os visitantes regressem e possam ter uma experiência diferente da primeira. Só isto garante que eles regressam mais vezes e é isso que todos desejamos.
Só um jeito de "pequena provocação" ainda há 10 comboios por dia (5 em cada sentido) e no verão é um rodopio com os especiais. Mas note, digo ainda, porque essa é outra coisa que está errada... não se melhorar a viagem por comboio e não fomentar a ligação a outros pontos do país para que mais visitem este vale maravilhoso. Hoje já é tecnicamente possível fazer a viagem até Lisboa em 4h30, a partir do Verão, por avião até Vila Real serão perto de 2h.
Volte sempre, cá estaremos para o receber o melhor que conseguirmos.

Comentar post



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Setembro 2013

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Comentários recentes

  • Joao Fernandes

    Eu trabalho com mangalitza na Hungria, neste caso ...

  • João Faria

    Há uns tempos deparei-me com uma imagem do marmore...

  • Bruno

    Interessante - moro em Londres e não conhecia o Ta...

  • Duartecalf

    Mais uma boa notícia. É sinal de que a nossa gastr...

  • André

    Já para não falar no efeito pernicioso que esta "g...